Cotidiano

A monogamia saiu de moda?

Estamos fadados a ter relacionamentos durante a vida. Todo mundo tem uma história de amor, paixão, tesão, ficada na balada, na praia, amor de verão e até aqueles com quem transamos ocasionalmente. Caso você seja como eu, romântico, imagina um príncipe, cavalo branco, casamento na praia e divisão de tarefas pra cuidar dos filhos. Eu estou quase desistindo dos filhos. Ou melhor, filha. Uma e só. No entanto, ainda acredito no relacionamento duradouro, aquela coisa de cumplicidade e, por que não, exclusividade. Para alguns, soa até meio egoísta pensar assim. Um dos meus melhores amigos, virginiano clássico, tem medo de se relacionar. Talvez porque dois de seus primeiros relacionamentos desde que ele saiu do armário tenham sido tão emocionalmente complexos que o coitado ficou com medo de tudo que soa algo mais sério. Tanto quanto complexo, ele deixou de pensar na coisa a dois e quer se divertir no estilo…

Homo/Transfobia

Jovem é agredido por motorista do Uber, em Santos

Era o retorno de mais uma noite de diversão para o jovem Gian Lucas dos Santos, no entanto, acabou virando caso de polícia graças a uma agressão de um motorista do Uber motivada por homofobia. Tudo porque o jovem insistiu em trafegar no veículo sem camiseta. “Nada explica o nervosismo e a atitude que ele teve comigo. Isso deve acontecer sempre, mas eu percebi logo de cara que ele estava incomodado”, contou o jovem ao Baphônico. Tudo ocorreu na manhã do último domingo. Lucas retornava da Ilha Porchat de uma festa gls, quando resolveu, no caminho, passar em uma padaria, que fica no Itararé, em São Vicente. “Já era um percurso conhecido, sempre que vamos pra balada a gente passa lá. Só que eu acabei sujando minha camiseta de ketchup e resolvi ficar sem”, disse. Pra voltar pra casa, ele resolveu não utilizar o aplicativo Uber, já que estava sem…

Cotidiano

Após críticas, YouTube anuncia plano para acabar com censura a conteúdo LGBT

A plataforma de vídeos online YouTube começou a semana sendo alvo de críticas na internet, após usuários perceberem censura a conteúdos voltados ao público LGBT, que, além de canais de youtubers, incluía também clipes musicais famosos como BWU, de Tegan and Sara. Em uma página no blog de criadores da plataforma, Johanna Wright, uma executiva da companhia, admitiu o erro, que colocava vídeos voltados ao público LGBT em modo de restrição, e anunciou um plano para tentar acabar com a censura a este tipo de conteúdo. “Nos últimos meses, e definitivamente nos últimos dias, a partir de membros LGBTQ e de outras comunidades, tivemos muitas questões sobre o que é o Modo de Restrição e como funciona”, escreveu Wright. “O ponto é, que esta ferramenta não está funcionando do jeito que deveria. Nós pedimos desculpas e iremos consertá-la.” “Nosso sistema às vezes comete erros para tentar entender o contexto e…

Cotidiano

Ato cultural em Fortaleza relembra Dandara e pede o fim da transfobia

Música, cinema, dança e performances marcaram a programação do Centro Cultural Bom Jardim na tarde e noite de domingo (18) em homenagem a Dandara dos Santos, travesti que foi torturada e morta no bairro que dá nome ao equipamento, em Fortaleza. Intitulado Dandaras Vivem, o evento chamou atenção para a brutalidade do caso, ocorrido no dia 15 de fevereiro e reivindicou o fim da LGBTfobia. “Existe uma Dandara aqui, outra no bairro Antonio Bezerra, existem Dandaras em todas as partes do mundo e acontecem crimes todos os dias”, disse a apresentadora Lena Oxa. O assassinato de Dandara ganhou repercussão internacional depois que o vídeo com a sequência da tortura a que foi submetida circulou nas redes sociais. Ela foi espancada, colocada em um carrinho de mão e morta com disparos de arma de fogo. Oito pessoas foram detidas acusadas de participar do crime, sendo quatro adultos e quatro adolescentes. “O…

Cultura

Lacra Brasil traz diversidade, música e informação

Um projeto arrojado e inovador, alinhado às novas tendências da economia criativa, com foco na diversidade e repleto de coragem para desafiar o status quo. Isso tudo capitaneado por artistas do primeiro time do atual cenário musical brasileiro. Esse é o Lacra Brasil. O início dessa incrível empreitada será com o evento Lacra São Paulo, que ocorre no dia 24 de março no Tropical Butantã, em São Paulo. O elenco de Lacra São Paulo traz artistas que atualmente conseguem grande sucesso em termos de público e crítica especializada, em encontros especialmente planejados para a ocasião. Teremos As Bahias e a Cozinha Mineira Convidam IZA e #NaoRecomendados Convidam LINIKER, além da DJ Taty Aguiar. Criado pela Muvee Produções, Lacra Brasil traz como objetivo divulgar de forma lúdica e inteligente informações acerca do universo LGBT e de seus temas essenciais, com a finalidade de esclarecer dúvidas e também de reduzir os casos…

Cultura

Lia Clark detona com preconceito e faz sucesso pelo País

O simples fato de ser uma drag queen já seria suficiente para despertar curiosidade de quem quer que fosse. Mas, Lia Clark uniu seu amor à música e à dança com letras despojadas, tudo isso em visual despojado e colorido. O talento logo foi reconhecido. Seu primeiro sucesso, Trava Trava, beira três milhões de visualizações no Youtube. “A Lia faz parte de mim. Não é como uma personagem, é como se fosse um lado meu que eu sempre quis explorar e agora tive essa oportunidade. Eu sempre quis viver de arte”, diz o santista Rhael de Oliveira, de 25 anos, que deu vida à drag. Lia faz parte de um movimento de drags que está saindo só do núcleo de boates LGBT e ganhando a mídia e o grande público. Se antes elas apenas eram reconhecidas por seus shows em baladas fazendo dublagem de divas pop ou “batendo cabelo” (referência…

Moda

Pode usar saia sem medo!

Se por falta de empatia o público do Big Brother Brasil eliminou Pedro Falcão na última terça-feira (14), no quesito vestimenta o paulista conseguiu despertar curiosidade para um movimento que já ganha muitos adeptos: o uso de saias masculinas. O jornalista não só gosta do acessório, até então visto como feminino, como tem diversos vestidos, que fez questão de usar em diversos dias que passou pelo reality show. (veja a galeria com fotos de modelos abaixo) Em seu perfil no Gshow e nas entrevistas que sua namorada, Lelly Costa, deu a portais de notícias, o interesse do rapaz é tido como natural. As pessoas até olham curiosas, mas ele nunca sofreu preconceito. E nem tem motivo pra isso. “Roupa nenhuma tem gênero. As pessoas costumam dizer ‘saia masculina, saia feminina’, mas saia é saia e ponto”, defende o estilista e dono da marca Hole, Ector Caires. “Há três mil anos…

Moda

Todo amor de Ricardo Dias a Bob Marley

Inspirado no cantor jamaicano de reggae Bob Marley, o modelo Ricardo Dias, de Campinas, posou para as lentes do fotógrafo Renato Lemos, no início deste mês de março, homenageando seu ídolo, que se estivesse vivo estaria com 72 anos de idade. O Psicólogo de 29 anos, 1.72 de altura e 75kg também é formado em Arte Cênicas e optou em estrelar o ensaio usando dreads. Atualmente residente em Sumaré, também na grande São Paulo, o modelo aproveitou o dia ensolarado e mostrou seus dotes a beira da piscina, onde aparece em fotos provocantes exibindo um corpo invejável e um barriga trincada, dando evidencia para algumas de suas tatuagens. “Sou bem eclético quando se trata de música, mas minha preferência principalmente quando quero relaxar, gosto de ouvir reggae, sem falar da filosofia de paz e amor que é o que mais precisamos nos dias de hoje”, declara. Outra grande paixão de…

Cotidiano

Igreja evangélica de Praia Grande acolhe a diversidade sexual

Por Gustavo T. de Miranda / Fotos e vídeo: Alexsander Ferraz A cena é comum, mas está causando barulho. A série de desenho animado Star vs. As Forças do Ma, produção da Disney, exibiu um rápido momento em que casais se beijavam, entre eles um formado por dois rapazes. Bastou isso para que um líder evangélico nacional pedisse boicote às atrações da gigante do entretenimento norte-americano. Para cerca de 60 evangélicos que se reúnem às quintas-feiras e aos domingos em Praia Grande, a cena não é nem polêmica, nem repugnante, ao contrário do que pregou o pastor Silas Malafaia. Eles são fieis da Cidade de Refúgio, uma igreja que aplica a teologia inclusiva, praticando o acolhimento e a aceitação de lésbicas, gays, transexuais e bissexuais. É a única que segue tal filosofia na Baixada Santista. (veja o vídeo ao final da reportagem) Aberta meio silenciosamente há um ano e seis…

Cotidiano

CCJ aprova casamento gay… Mas, na Câmara, a batalha será maior

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou na manhã de quarta-feira, a proposta que libera o casamento gay. De autoria da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), o texto foi aprovado na forma de substitutivo do senador Roberto Requião (PMDB-PR). A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) avaliou que a proposta que libera o casamento entre homossexuais enfrentará dificuldades na Câmara. Apesar disso, a parlamentar comemorou a aprovação unânime do projeto, que classificou como um “enorme avanço no processo civilizatório”. Ela defende o texto no Congresso há mais de dez anos. Embora já haja entendimentos favoráveis do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça  (CNJ) sobre o casamento gay, Marta considera a aprovação do projeto de lei no Legislativo extremamente importante pela sua “simbologia”. “Uma coisa é você ter uma aprovação pelo STF, outra é ter um projeto de lei que muda completamente, porque mexe no Código Civil”, disse. O texto…