Campeonato Brasileiro

Empatite

Unanimidade à frente da seleção brasileira, Tite recebeu alguns rótulos quando dirigia o Corinthians. Um deles – justíssimo, por sinal – era o de montar times mais preocupados em defender, feliz com empates e acostumado a se contentar com placares magros.

Sob o comando de Levir Culpi, o Santos segue o mesmo caminho. A “empatite” chegou à Vila Belmiro e vem marcando o clube nas últimas rodadas. Empatar fora de casa contra o Cruzeiro, time que alcançou a final da Copa do Brasil e tem algumas peças de qualidade, é um bom resultado, mas é inegável que o Peixe pode mais. O passo inicial para apresentar um futebol mais interessante é ganhar recursos para dar as cartas quando tem a bola.

Escrevo isso porque é nítido que o Santos só consegue se dar bem quando se assume com um time reativo. O bom primeiro tempo no Mineirão veio mais uma vez na base dos contra-ataques, com Lucas Lima ditando o ritmo e acertando excelentes passes para os homens de frente.

Quando o Santos se vê na obrigação de mandar no jogo, se atrapalha todo. Pena na saída de bola, tropeça na limitação técnica de alguns atletas e apresenta um futebol previsível, quase sempre sem conseguir furar as defesas adversárias. A escassez de gols, algo raríssimo nos 105 anos de história do clube, está aí para comprovar as dificuldades na hora de se lançar à frente e agredir os rivais.

Após o intervalo no Mineirão, a sensação que ficou é de que o Santos permaneceu no vestiário. O time sumiu na segunda etapa, sofreu um gol e correu perigo até o apito final. É injusto responsabilizar Lucas Veríssimo pelo gol do cruzeirense Rafinha. Prefiro dar os méritos para Lucas Silva, autor de um lançamento primoroso, e para Rafinha, que acreditou na jogada e colocou a bola nas redes.

Os pontos positivos no Santos foram Alison, surpreendentemente mais solto no meio-campo, e Lucas Lima, capaz de decidir uma partida com poucos toques na bola. Bruno Henrique estava bem posicionado no lance do gol alvinegro, porém desperdiçou a chance de matar o jogo após assistência interessante do cada vez mais sumido Ricardo Oliveira.

O longo intervalo até a partida contra o Corinthians deveria servir para que Levir desse mais recursos ao Santos na hora de dar as cartas. A volta de Vecchio, muito mais participativo que Renato, é um trunfo para acreditar que o time pode recuperar sua vocação histórica de fazer gols.



24 comments

  1. R Lucas Bezerra

    SANTISTAS, quando vi a escalação do time do SFC com os deficientes – ALISSON e ZECA -, já sabia… No entanto, quando soube que o adversário estaria sem 4 titulares ( e, em se tratando do futebol brasileiro, hoje), ôpa, pensei: o time pode surpreender em MG. Mas me contive, logo em seguida! Com o ZECA e o ALISSON, em campo, não dá para ter esperança. Jogamos fora: 12 pontos!!! Vejam: Avaí, Coritiba, Fluminense e Cruzeiro. Os três primeiros times nos deram a maior chance de três vitórias seguidas!!! O jogo de ontem, seria para três pontos, mas, novamente o técnico comete o mesmo ERRO: zeca e alisson. A propósito, SANTISTAS, quantos chutes, quantas vezes foi à linha de fundo, quantos escanteios o tal ZECA produziu? Com todas as deficiências, o JEAN MOTA, em apenas um jogo ganharia do ZECAbigode. Este “traste”, em quatro jogos, produziu a perda de, pelo menos, a vice-liderança na tabela do campeonato.

  2. R Lucas Bezerra

    SANTISTAS, voltei apenas para (re)confirmar aquilo que tenho visto e vocês também. Um conjunto rende muito mais quando tem a regularidade dos 11 JOGADORES. Eu não tenho nenhum prazer e acredito que ninguém (entre os SANTISTAS) tem o prazer de criticar por criticar. No entanto, não podemos cair de pau em cima de alguns jogadores que dependem da REGULARIDADE e da efetiva participação em campo de PEÇAS fundamentais em qualquer esquema de jogo. AGRADEÇO a opinião do santista, FRANCISCO MENEZES (27/8/2017), a qual confirma com lucidez o quem venho afirmando: com o ZECA e o ALISSON não temos criação nenhuma e, nem efetividade. Termino com as palavras do F. Menezes, “… QUANDO UM CENTROAVANTE IRA SER ARTILHEIRO COM LATERAIS TIPO ZECA, O CARA NAO CRUZA UMA BOLA, ENTAO COMO FICA, TODO JOGO A MESMA COISA.” Surpreendentemente, você busca as informações sobre o time, e lá está o ZECA: dando entrevista. É brincadeira de mau gosto!!!

  3. Luiz Ferreira

    Caros amigos santistas,eu não consigo entender como o nosso técnico que pode não ser a oitava maravilha do mundo e não é mesmo, mas é sim uma cara experiente, consegue colocar para jogar um jogador do nível do Kaique, esse rapaz é com certeza uma das coisas mais horríveis que já vestiram o manto sagrado, sem medo de errar, tenho certeza que na várzea paulistana tem jogador melhor que esse cara, atleta fantasma, passa o tempo todo que fica em campo totalmente despercebido, ontem entrou em campo faltando uns vinte e poucos minutos e tocou na bola uma vez, quando o nosso técnico que pelo jeito tem miopia, pois não consegue enxergar a ruindade deste jogador o colocou em campo, enterrou qualquer possibilidade de vitória, não é toa que é 16º pior ataque do campeonato, com Kaique e Ricardo Oliveira, não da para esperar mais que isso, ainda bem que a nossa defesa esta bem e o nosso goleiro é espetacular,por isso e apenas por isso é que estamos ainda vivo na libertadores e ainda em 3º no brasileiro.

  4. Dimas Couto

    Ricardo Oliveira e Nilmar totalmente estão fora de forma e são figuras decorativas……e com o Kaique….esse trio não convence ninguém para ter um ataque ofensivo…empate ontem foi lucro e o Santos continua tendo muita sorte, com boas atuações da defesa, principalmente o Vanderlei, o Veríssimo e o lutador David Braz….lidera e tem raça…

  5. musa

    me desculpe o blogueiro, agora fazer comparação entre tite e levir e piada,,,,,,não sou fã do tite, acho ele até arrogante, e principalmente por ser técnico do cu lixo……..mas a capacidade dele hoje e ontem em relação aos demais treinadores do bRasil é absurda……

    Não sei é tática ou se psicológica, mas ele está bem à frente…

    Quanto a ontem,,,,, a sorte é nossa amiga desde 2016,,,,,e tomara que continue, pois dos jogadores e comissão técnica pouco vem de lucidez…

    Esse menino lucas veríssimo logo partirá, e alto, atletico, tem boa velocidade, sobe bem de cabeça, é só pegar o time certo, treinador certo e vupt,,,,,,bom jogador…

    Lucas lima é marrento, mas é o cara mais inteligente é habilidoso do time; jogar futebol com um meio que tenha renato, alisson e copete não é fácil não, os caras se enrolam com a bola…

    Ver o santos jogar com um cara a mais no meio é ilusão, o treineiro não quer e pronto..

    Até o narrador do sportv comentou, o santos tem um buraco no meio, assim como teve contra o flamengo, atletico pr, e tantos outros jogos.

    Pela incapicidade desses times em muitos jogos, o santos não perdeu.

    E o bendito treineiro ali na beira do gramado não enxerga, não vê; PORTANTO, NÃO TEM SOLUÇÃO, é isso mesmo e pronto..

    Quando a casa cair, se a sorte mudar, eles inventam alguma desculpa, dão risadinhas, contam piadas e viada segue..

    TERNOMEN, faça um favor pros torcedores, fica junto do elano na reserva mandando; ´pois dentro de campo você irrita qualquer torcedor LÚCIDO.

    Não marca, não passa na vertical, não rouba uma bola, e se esconde pra sair jogando…………..um zero esquerda que é o segundo capitão….

    Humilhante.

    O alisson é ruim, agora, jogar em meio de campo desses, precisa ter um motor v8 na bunda por que ninguem aguenta…

  6. Paulo Cesar Ferreira

    Olá Nação Santista, eu tenho achado o grupo de jogadores numa tiriça de incomodar o baiano mais malemolento que possa existir.
    O zeca perde a bola e fica olhando como se tivesse tomado lexotan. Muita apatia, tenho medo de infartar assistindo o peixe, sorte que o nível adversário é muito ruim também.
    O Vitor FeRRa desaprendeu, melhor colocar o Daniel.
    O Carpete tá chupando bala, exceto o passe mais nada é muito pouco para um titular do ataque.
    Caique não pode usar o manto, nem reserva, fora.
    Erramos tantos passses e rifamos até lateral. O Vanderlei deve ficar em choque toda hora.
    Precisa acordar peixe o empate esconde o futebol lamentável.
    Precisamos jogar um pouco mais, ontem gostei da vontade do Veríssimo, se metade fizesse igual ele teríamos ganhado o jogo.
    Saudações alvinegras

  7. reginaldo

    A comparacao do Levir com o Tite nao cabe. O Santos, desde os tempos do Dorival, tem jogado mais com a sorte do que com a tecnica. O Dorival adotava a posse de bola sem efetividade, com toques laterais. O Levir abandonou esse conceito, mas, ate o momento, deve sua invencibilidade de “empatite” a otimas atuacoes do Vanderlei. Ontem, foi salvo pelo Veríssimo, que estava esperto (nao culpo o zagueiro pelo gol cruzeirense, pois se o Vitor Ferraz estivesse onde deveria, teria acompanhado a infiltracao do Rafinha). A qualidade das contratacoes, realmente, nao ajuda. Trouxeram o Matheus Jesus, e o volante, de apenas 20 anos, nao tem condicao fisica nem tecnica. Na base nao tem nenhum volante de 20 anos em melhores condicoes? O Nilmar, salario na casa dos R$ 200 mil, veio sem condicao fisica. Quando entrar em forma (se isso ocorrer) , o campeonato acabou. O Levir tem quatro auxiliares, dentre eles, o Elano, o Marcelo Fernandes e o Serginho Chulapa. Comissao tecnica inchada, mas ninguem enxerga o tal buraco no meio de campo, a lentidao do Renato e do R. Oliveira, o jogo torto do Zeca e do Copete. Mais um campeonato com equipes fracas, que dava para brigar pelo titulo, mas que, por contratacoes equivocadas (de comissao tecnica a jogadores) fazem com que o Santos se satisfaca com uma simples vaga na Libertadores (vamos torcer para que o Vanderlei e a sorte continuem nos ajudando).

    1. reginaldo

      Em tempo: o Levir deu folga de tres dias. Nao treina porque o calendario, de jogos sucessivos nao permite. Nao treina porque, quando calendario permite, o time esta cansado. Enfim, nao treina. Mudando de assunto, esse jogo contra o timinho deveria ser no Pacaembu. Essa estoria de alcapao da Vila nao tem funcionado bem neste ano, com esse grupo de jogadores.

  8. Laercio

    Levou Cuspi e Otite, os dois trocados por merda sai caro.

  9. KIKO

    Hernanes do São Paulo, em 3 ou 4 jogos fez mais gols do que todo o meio de campo do Santos durante um ano.
    O Levir só olha no Elano, ele não assume nada, o coitado do jean motta quebrou até que bem o galho na lateral esquerda, aliás bem melhor do que o bigode, pois tem esquerda para cruzar a bola, e o zeca só tem esquerda para pisar em ………..
    O musa , no comentário acima falou bem, de 12 pontos poderiamos ter ganho ao menos 8, e estariamos em situação melhor, porque Palmeiras vem chegando, Flamengo, etc. etc., sorte que Gremio ou Flamengo, ganha a copa Brasil e abre uma vaga.
    Estamos jogando mal, graças a rapidez do Bruno Henrique, estamos empatando, e a sortem e o Vanderlei,
    que ontem deveria sair de encontro a bola e fechar o espaço, aliás fala pro beque do Santos, que lugar de dormir é no Hotel, e não na defesa, pois bola lançada do meio de campo, daquele jeito, no minimo tem que chegar no abafa.

  10. FRANCISCO MENEZES

    OBRIGADO AMIGO BEZERRA PELA MENÇAO. QUANTO AO NOSSO LATERAL ZECA, NAO ACHO PESSIMO JOGADOR, GOSTARIA ATE QUE O MESMO FOSSE AUTENTICO E CHEGASSE PARA O TREINADOR, JA QUE ELE NAO VE, E SOLICITAR UMA OPORTUNIDADE NA LAT DIREITA. IRA RENDER MUITO MAIS. RENATO, COPETE E R OLIVEIRA DEVERIAM SER OPÇOES DE BANCO, TEMOS ATLETAS EM MELHORES CONDIÇOES. QUANTO AO MEIO, PERDEMOS O TITULO PARA O ITUANO E CONTINUAMOS DE LA PRA CA COM MESMO ESQUEMA, QUALQUER ADVERSARIO PEQUENO OU GRANDE, NA VILA OU FORA FAZ O QUE QUER COM O NOSSO MEIO CAMPO.
    TAO COM MEDO DO MATEUS JESUS SE DESTACAR, POIS, NO MEIO O TERNOMEN NAO PODE SAIR. PODEM ACREDITAR.

  11. Antonio

    Tecnico + ou – (mais pra -), time + ou – também! Sem ambição, se contentam com pouco e pouco terão. A torcida que se lasque então! O time sempre volta pior após os
    intervalos. Sinal claro que o técnico NÃO TEM O TIME NAS MÃOS. Fazem o que querem. A velha e conhecida PANELA continua dando as cartas. Só isso explica Vitor Avenida, Ricardo Poste, Zeca furão (vive virando de bunda deixando passar todos os cruzamentos), Renato (sai sempre limpinho e alinhado dos jogos). Continuam dando dando as cartas, juntos com o Elano. Vou deixar o Lucas Mala de fora porque pelo menos está tentando jogar, o que os demais nao conseguem por pura falta de competência mesmo. Com apenas 2 minutos do segundo tempo já dava pra perceber que o time ia perder, o que somente não aconteceu por pura sorte, mais uma vez. O Técnico + ou – (mas mais pra -), em vez de ver o que está acontecendo em campo com o SEU TIME, prefere ficar vendo como os adversários jogam, pra depois justificar os empates enaltecendo a “força ” dos adversários. Ou muda logo tudo isso ou o ano já estará perdido em termos de ser campeão de alguma coisa, se é que realmente se importam com isso. Deveriam! Impressionante a falta de compromisso desse grupo com vitórias e títulos! Muito estranho tudo isso… paradoxal até…

  12. musa

    E o nossos jogadores estão curtindo seus merecidos 3 dias de folga….

    O burro de sorte deve estar em santa felicidade ajeitando o cardápio do mineiros restaurantes..

    Sorte é sorte e ponto final..

    No santos não a competência nem trabalho exaustivo para tal…

  13. Marcus Soares

    Vou repetir uma parte de um comentário anterior, e, acrescentar algumas outras situações:
    Com esse time, temos muita sorte de estar em terceiro lugar, pois, além de ser limitado, a maioria dos jogadores não tem conhecimento do próprio limite.
    A grande realidade é que muitos jogadores são limitados, e, outros são apenas bons, mas, se acham craques.Senão vejamos:
    Victor Ferraz: não tem força física para jogar futebol, seu reserva, Daniel Guedes já provou ser melhor, só os técnicos que não vêem.
    David Braz: É ruim de bola.
    Lucas Veríssimo, vem se salvando, mas, é desajeitado.
    Zeca: Talvez seja bom jogador, mas, não é lateral.
    Renato, é bom jogador, mas, já deu, precisa arrumar um substituto.
    Lucas Lima: é hábil, mas é inútil, é lento, o time procura ele ao invés de procurar quem está melhor colocado.
    Copete: precisa Gardenal, é meio louco.
    Ricardo Oliveira: Dá uma placa, faz uma homenagem,um jogo de despedida, não serve mais para o ritmo do futebol atual.
    Bruno Henrique: bom jogador , mas, precisa aprender a correr menos que a bola.

    Kayke, Hernandez, não servem nem para compor elenco.

    Thiago Ribeiro: Jogador aposentado em atividade.

    Léo Cittadini: Já teve muitas chances, e, provou que não pode jogar no Santos.

    Levir Culpi: Vai fazer Stand up comedy em outro clube, no Santos ele tem que treinar o time, ou pedir para sair.

    A reformulação precisa ser geral.

    Sem esquecer de nosso Presidente, a Vovó Mafalda que só nos causa vergonha, haja visto a falta de provas no episódio Penalty contra o Flamengo.

  14. renato

    CANSEI DE SER DESRESPEITADO COMO SANTISTA, FAZEM O QUE QUEREM E NINGUÉM TOMA NENHUMA ATITUDE.

    JÁ FALEI INÚMERAS VEZES, O CARGO DE TREINADOR É MUITO SÉRIO PRA SER EXCLUSIVO, ESSE LEVIR NÃO TEM CONDIÇÕES TÉCNICAS DE SER TREINADOR DE FUTEBOL, TOTALMENTE DESATUALIZADO E DESCOMPROMETIDO.

    O QUE VEJO DE BOM É QUE TODOS ESTÃO ENXERGANDO ESSES “INSULTOS”, OS COMENTÁRIOS ACIMA EXPRESSAM BEM ISSO.

    A ANÁLISE DO MARCUS SOARES FOI EXCELENTE EM RELAÇÃO AOS JOGADORES.

    REFORMULAÇÃO JÁ!!!!!!!!

  15. FRANCISCO MENEZES

    CBF NO MINIMO ESTRANHO. LEMBRO-ME QUE 2012 DISPUTAVAMOS A LIBERTADORES E CONVOCARAM SE NAO ME ENGANO 3 SANTISTAS, CHEGARAM NA VESPERA DE UM JOGO COM O CURINTIAS, RESULTADO PERDEMOS O JOGO POR 1 X 0. HA MUITO QUE O CAMPEONATO BRASILEIRO NAO PARA POR CAUSA DA SELEÇAO BRASILEIRA, NAO E NO MINIMO ESTRANHO A CONVOCAÇAO DE DOIS CORINTIANOS E A PARADA DO BRASILEIRAO ?? POR COINCIDENCIA SERA CONTRA A GENTE QUE TERA VIAGEM PARA O EQUADOR.SE PENSASSEM NO SFC PODERIAM COLOCAR O JOGO NO SABADO, SERIA O MAIS LOGICO. SFC PRECISA DE UMA DIREÇAO MAIS FORTE, MAIS CONTUDENTE, QUE LUTE PELOS SEUS DIREITOS, MAS, RESPALDADA E COM PROVAS REAIS.

  16. Dimas Couto

    Levir é o técnico que todo jornalista gosta de entrevistar…..não se recusa a falar…é irônico….educado e boa praça…faz piadinhas….mas é desatualizado e cansado de ser técnico em dezenas de clubes…lógico que os jogadores gostam dele e a panelinha continua mandando na escalação, assessorada pelos auxiliares técnicos (três do Santos). O futebol, sem exceção, está como a política….rodeado de ineficientes, aproveitadores e com a impunidade total nos desmandos de gestão e nos malfeitos financeiros…todo mundo está se aproveitando dessa bagunça generalizada no país inteiro, começando lá em cima nas instituições superiores… !!

  17. renato

    SOBRE AS CONVOCAÇÕES, FIZERAM ISSO COM O SANTOS EM 2005, RESULTADO, SAÍMOS PARA O ATLÉTICO/PR,
    2012 FOI A MESMA COISA.

    FUTEBOL BRASILEIRO DE IMPUNIDADES, COMANDADO POR VERDADEIRAS QUADRILHAS.
    NÃO SEI PORQUE INSISTIMOS EM PERDER NOSSO PRECIOSO TEMPO ACOMPANHANDO TANTA SUJEIRA.

  18. celso

    O problema dos Santos é o no meio de campo. Renato cansado limita-se a cercar de longe a ali na cabeça da área, e não desce uma vez em 90 minutos para tentar uma jogada de gol. Alison é grosso, mais para becão do que para meio de campo.Fica Lucas lima, marcado por dois ou tres, correndo com a bola para todos os lados, e raras as vezes que da certo, porque fica Bruno Henriquer na ponta esquerda e não é ponta, copete na direita e não é ponta, ricardo oliveira isolado de centro avante mais cansado que o renato,;
    Aquele meia direita que recua e sabe jogar , não tempos. O meio de campo fica uma cratera, onde o adversário evolui com facilidade.
    Pode por quem quiser na frente que não vai. Só dependemos do Bruno Henrique, se sair este, o ataque morre.
    Poderiamos ter ganho ao menos 8 pontos de 12 disputados, mas pelo andar dos jogos, poderiamos ter perdido todos, pois em todos tomamos sufoco 90 minutos.
    Enquanto não formamos 4, 4, 2, e sabermos equilibrar o meio, vamos sempre dar graças a Deus de ter empatado, sem falar que a defesa tambem preocupa.

  19. FRANCISCO MENEZES

    CADE O DINHEIRO DO NEYMAR.DA MULTA E DO AMISTOSO?????HHHUUMMMMMMMMMMMM!!!!.

  20. Carlos Alberto

    Pessoal, pelos textos acima, sabemos que:
    a) nosso time é meia boca;
    B) o ataque e cardíaco,
    C) Zagueiros esforçamos, mas a cada bola alçada na área é um desespero
    D) os laterais o Vitor é bom no nível dos demais times do brasil
    E) o Zeca tá longe quer ir embora, mas não sabe que tem que trabalhar, na Europa a cobrança é dura
    F) no meio, só Lucas lima o resto ou são corredores, trombadores ou aposentados,
    H) o ataque e cardíaco , nunca tivemos um ataque tão ruim,
    I) o técnico tá aposentado ganhando um troco sem compromisso com resultados,
    J) goleiro – muito bom melhor da década

    O time e pra meio da tabela

  21. renato

    BOM RESUMO CARLOS, BEM COERENTE.

    TIME DE MEIO DE TABELA E INACREDITAVELMENTE ESTAMOS EM TERCEIRO. O BURRO TEM SORTE MESMO.
    PRO QUE ESTÃO FAZENDO. DEIXARIA UNS QUATRO OU CINCO DESSES “CRAQUES” QUE QUEREM MESMO… TIPO VANDERLEI, L. LIMA , VECCHIO, B. HENRIQUE(SEI LÁ SE SÃO ESSES)
    E COLOCO SÓ MOLECADA PRA JOGAR.

  22. musa

    pqp o santos pagou 5 milhões pelo gigante,,,,,,,kkkkk…..tem gente rindo disso até agora e com o bolso cheio……

    E parece que o dindin do neymala já chegou…….o uol tá fazendo as contas …kkkkk

    1. reginaldo

      R$ 5 milhoes pelo Gigante? Chama a policia, o Moro, a Forca Tarefa da Lava Jato, o japones da Federal… Um ataque que tem Lucas Crispim, Thiago Ribeiro, Caiaque, Gigante deveria estar entre os piores do campeonato? No ano que vem trazer o Robinho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.