Campeonato Brasileiro

Bruno Henrique desequilibra e lidera o Santos em boa vitória no clássico

Considerações sobre o clássico entre Santos e Corinthians neste domingo:

1. É possível contar nos dedos de uma mão quantos jogadores são capazes de transformar os rumos de uma partida no futebol brasileiro atualmente. Busque na memória quantos atletas conseguem aliar dribles desconcertantes, velocidade, gols e assistências. O número certamente não chega a cinco.

A boa notícia para o santista é que Levir Culpi tem à disposição um jogador com tais características e um  poder de decisão muito grande: Bruno Henrique. Perigosíssimo, ele deitou e rolou sobre o Corinthians e foi o melhor em campo na Vila.

Bruno Henrique desmoralizou o lateral corintiano Fagner durante os 90 minutos. Abusou das fintas e levou a melhor em todas as arrancadas. Atuação impecável do camisa 27.

2. Falando em poder de decisão, é notório que Ricardo Oliveira já não é decisivo como em 2015 e 2016. O veterano desperdiça chances que não estava acostumado a perder – como as duas que teve cara a cara com Cássio – e tem limitações claras na hora de se movimentar ou disputar a bola com adversários. O gol nos minutos finais dá alguma tranquilidade ao camisa 9, mas não mascara a atuação fraca do jogador.

3. Nos últimos 50 dias, Alison parece ter reinventado seu próprio futebol. Ele deixou de ser aquele volante brucutu e ganhou recursos surpreendentes. Hoje, consegue arriscar chutes perigosos de fora da área, erra menos passes, ajuda mais na distribuição de jogo e chama a atenção pela velocidade na hora de impedir avanços dos rivais. E faz tudo isso com uma enorme vontade, sua marca registrada desde os tempos de Copa São Paulo.

4. O Santos já não faz questão alguma de ter a bola nos pés e girá-la de um lado para o outro. Deixou de vez para trás a filosofia de Dorival Júnior, que exatamente há um turno se despedia do clube. O Peixe teve somente 45% da posse de bola diante de um time que também está mais acostumado a reagir do que propor o jogo.



17 comments

  1. JOAO MORENO

    Um grande problema do Santos nessa partida foi a facilidade com que o Corinthians conseguia chegar cruzando pelo lado do Zeca, que não conseguia chegar para interceptar os cruzamentos, nem tinha a cobertura adequada do Renato. Do lado direito o Alison compensou a falta de lateral direito ( Ferraz é quase nulo em campo) e é merecedor de muitos elogios pelas ultimas partidas. Contra o Botafogo teremos o Guedes que se fizer boa partida certamente botará uma pulga na orelha de Levir.
    O time também tem que melhorar o combate próximo a meia-lua da grande área, onde as vezes da muito espaço pro adversário criar, dependendo muito de intervenções milagrosas de Veríssimo e VanderDEUS.
    O Santos foi melhor que o Corinthians e mereceu vencer, porém o time ainda não passa segurança e por vários momentos poderiam ter se complicado como já aconteceu tantas vezes….
    Sei que é foda cornetar agora, logo após uma vitória maiúscula como essa, mas o jogo que importa é o de quarta, e em mata-mata de Libertadores esses problemas podem nos derrubar.

  2. Jose Eduardo Barros

    Vai Santos!!!
    Ganhamos com alguns sustos mas foi muito bom vencer a galinhada. Pena perder o Gustavo e agora eh torcer para que nada mais grave tenha ocorrido. Foco na Liberta e quem sabe com o “Wandeus lay” em noite inspirada e uns contra ataques com nosso Bruno Henrique

  3. reginaldo

    O timinho em ritmo de cavalo paraguaio. Perdeu 3 jogos em 4 disputados. O Santos se utilizou da sua principal jogada (senão a única): bola do Lucas Lima para o velocista Bruno Henrique. Se o Levir não tivesse jogado a toalha, precipitadamente, e se acomodado numa série de empates, o Santos estaria efetivamente disputando o título (campeonato fraquinho), mesmo com um time limitado tecnicamente (resultado de várias contratações equivocadas). O Santos conseguiu vencer, mesmo jogando com dois jogadores a menos (Thiago Ribeiro e Donizete, ganham muito, mas pouco contribuem). Não compartilho o entusiasmo com o futebol do Alisson, que, no máximo, serve para compor o banco.

  4. Oscar Macedo de Abreu do Nascimento Campos

    O Alisson continua o mesmo de sempre. Sempre substituído aos 30 minutos do 2º tempo como acontecia em 2015. É sempre uma substituição certa. A única coisa que melhorou é que ele não está levando um cartão amarelo por jogo. Porque era sempre assim, 3 jogos em seguida, o 4º jogo estava suspenso.
    E vamos ter um pouco de justiça com o Copete, pois ele não tem a pena direita. Deixa ele jogar na esquerda e põe o Bruno Henrique na direita, já que ele gosta de sempre dar a parada e cruzar com a direita, ou deixa o Copete de reserva mas na ponta esquerda.
    E Thiago Ribeiro continua deprimido, perdeu um gol certo, o cara não tem confiança em si, pelo amor de Deus. Eu sei que essa doença, depressão, está se tornando um mal generalizado e atingindo muita gente de todas as faixas de idade, mas alguém tem que fazer alguma coisa. Ele não pode joar

  5. Laercio

    No ano passado deram o título de presente aos porcos depois de perderem 15 pontos para times que estavam na zona. Neste ano fizeram o mesmo é esse lixo dos gambás será o campeão. Timinho de merda esse bando de fracassados do Santos atual.

  6. carlos aguiar

    MUSA/REGINALDO/MENEZES/FREIRE: ALISSON É SELEÇÃO BRASILEIRA CALOU OS CRITICOS.

    1. JOEL FREIRE

      Boa noite Carlos Aguiar , Reginaldo : Uma recordação agradável fui na Villa algum tempo atrás ver, Santos x Goias ganhamos por 1 x 0 , E os Volante do SANTOS eram Alan Santos QUE esta no coxa, e o volante ALISSON na tarde eu comentei com meu Filho este kara vai ser um ótimo jogador alem de marcar ele se movimenta muito . ja se passaram alguns tempo e esta se concretizando, o jogo de ontem nos tivemos o Lucas querendo acertar e o Bruno Henrique deitando e rolando kkkkk SE não foce arbitragem teria sido de mais um Pênalti escandaloso no Bruno e UM gol que se foce o contrario era valido. kkkkkk abraço Santistas

  7. musa

    carlão menos,,,,,,,o alisson é um reserva comum…….

    Melhorou um pouquinho com o levir,,,,,,,,e morre de cansaço pois não tem qualidade técnica, é tudo mecânico, e jogador assim se desgasta rápido.

    O ternomen mesmo travado, tem mais técnica,,,,se esconde o jogo todo mas cansa menos…

    Ontem foi legal,,,quem sabe continuam assim; falharam pouco, e jogaram razoável..

    Se tivéssemos um time com sede de vitória, títulos, ontem teriam sido 3, 4 brincando….

    O lixo deu sorte……..só primeiro tempo era pra ser 2,, no segundo tempo depois do gol, se o santos fosse mais OBSTINADO, FARIA 2, 3 4,,,,,FÁCILLL

  8. kiko

    Tres jogadores chamaram a atenção ontem: Copete , Luiz Felipe e Tiago Ribeiro. Se o Levir quer ganhar a Libertadores, pense um pouco nestes tres jogadores. Copete e Tiago Ribeiro, é trocar 6 por meia duzia.Os dois não ajudam em nada. Luiz Felipe, parece que esta morto, lento, e complicou com a sua entrada, sem falar n o quarto, que é o zéca, marca mal, deixa o adversário cruzar bola de 20 cm da lima de fundo, e não faz um cruzamento, pois só tem o pé direito, e o Jean Motta, fica na reserva, pois jamais vão tirar o Zéca.

  9. Marcus Soares

    Alisson melhorou muito, foi útil ao time, marcou bem, sem a truculência que lhe era peculiar, além de demonstrar que está treinando chutes de longa distância, quem critica não tem capacidade de observação, ou jogou futebol no carpete da sala da avó.
    O ponto baixo de ontem, para não perder o padrão foi o Victor Ferraz, não marca, não cruza, não corre, e, só reclama. O Daniel Guedes vem pedindo passagem faz tempo. Foi o melhor jogador do sub-20 , e, deslocou o Zeca para a esquerda na época , de tão bom que é. Acorda Levir.

  10. Manoel

    Tô sentindo falta do kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkiiokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas mudando de assunto, foi um jogo pra virar o cenário e injetar animo no grupo e na torcida. Precisamos do Nilmar no lugar do Copete e do Daniel na direita. Ainda a volta do Vecchio. Vai Santos.

  11. Antonio

    A vitória foi sensacional. Ponto. Agora, se quiser ganhar a Libertadores, e precisa querer mesmo, é necessario alguém ter uma boa conversa com o Levir sobre o Zeca. Esse cara acha que manda no time, vive emburrado e continua virando de bunda nos cruzamentos. O Corinthians só atacou em cima dele, todos os cruzamentos passaram e ele chegou sempre atrasado. Alguém precisa tomar uma providência antes que a Libertadores vá para o brejo! Thiago Ribeiro, piada. Melhor improvisar qualquer outro que corra e auxilie na marcação. O ataque do Barcelona é rápido e vai exigir meio de campo povoado/congestionado.

  12. carlos aguiar

    ANTONIO/FREIRE/MUSA/REGINALDO/DIMAS/MENEZES: O MODESTO ROMA JA ESTA COMPRANDO PASSAGEM DO ELENCO PARA ABU DHABI, SERA QUE DARA ESTA PREVISÃO OTIMISTA DELE???

  13. Renato

    UMA EXCELENTE VITÓRIA, UM TIME MUITO CONCENTRADO E BUSCANDO O RESULTADO FOI O QUE SE VIU DOMINGO NA VILA BELMIRO. NÃO TENHO CERTEZA SE FOI FRUTO DO TRABALHO REALIZADO NESSA FOLGA OU SE FORAM AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE SE APRESENTARAM DURANTE O JOGO, MAS O SANTOS PODE SIM PEGAR ESSE “GANCHO” E ALAVANCAR EM SUAS COMPETIÇÕES.

    ARRISCO-ME ATÉ A DIZER QUE ESSA PARTIDA PODE SER UM DIVISOR DE ÁGUAS NESSE ANO, GANHAR DO RIVAL COM ESSA FIRMEZA FAZ OS TORCEDORES ABRAÇAREM O TIME, E ISSO REALMENTE ACONTECEU DURANTE E APÓS O JOGO.

    UMA PENA QUE ALGUNS JOGADORES CONTINUAM A NÃO APROVEITAR AS SUAS OPORTUNIDADES, CASOS DE ZECA, QUE CONTINUA INCONSTANTE, FERRAZ, NITIDAMENTE PRECISANDO DE UM TRABALHO FÍSICO E PRINCIPALMENTE O T. RIBEIRO, QUE ENTRA EM VÁRIOS JOGOS E NÃO ACONTECE ABSOLUTAMENTE NADA, NÃO CRIA UMA OPORTUNIDADE.

    O SANTOS VAI ENFRENTAR O BARCELONA COM UMA CONFIANÇA REDOBRADA E DIANTE DA QUEDA TÉCNICA DO GRÊMIO, SURGE COMO UM DOS FAVORITOS AO TÍTULO DA LIBERTADORES. UMA PENA QUE MAIS UM ANO VAMOS DEIXAR O CAMPEONATO BRASILEIRO DE LADO.

    ESPERO QUE NÃO SEJAM SOMENTE DEVANEIOS AS PALAVRAS DE QUEM AQUI ESCREVE.

  14. Dimas Couto

    Assisti o jogo na Vila e não observei tantos defeitos no time contra o Corinthians….até gostei do empenho e taticamente foi eficiente, destacando sempre o Bruno Henrique, o Lucas Lima (que mais uma vez levou cartão e não joga próxima partida, como já era previsto…) e o melhor goleiro do Brasil Vanderlei. O ponto negativo foi a entrada do displicente e sonolento Thiago Ribeiro…não tem mais condições de jogar no Santos…o Copete apesar de enrolado, veste a camisa…corre…marca…está entrosado.

  15. FRANCISCO MENEZES

    O UOL CHEGOU A PUBLICAR QUE O SFC JA TINHA RECEBIDO O DINDIN DA VENDA DO NEYMAR. ESTA SEMANA FOI PUBLICADO QUE NAO, E QUE O PRAZO JA VENCEU E NADA. MAS PESSOAL, O NOSSO SANTOSFC E UMA CASA DE” MAE CHICA” QUANTOS DESMANDES, ISTO E UM ABSURDO.

  16. musa

    Carlão, presidente bobão,,,,,,curtindo a vida adoidado no comando do santos….

    Todas essas atitudes só servem pra fomentar o adversário(S), eles não aprendem….

    O santos de pelé ficou a 49 anos atrás…….

    Ganhamos um jogo e bem de um time COMUM que está organizadinho em campo e contando com a ruindade dos demais……
    Quando estão atrás do placar o cu LIXO é fraco como todo mundo…

    Portanto, presidente, menos papagaiada e mais trabalho….

    O santos fc melhor time do século passado merece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *