Pop Punk Academy - Lupa Charleaux

PPA #109 – Alkaline Trio retorna as sombras em “Is This Thing Cursed?”

Desde que o vocalista e guitarrista Matt Skiba passou a ser integrante do blink-182 em 2015, os fãs do Alkaline Trio passaram a questionar sobre o futuro da banda. Será que o trio iria encerrar as atividades? Será que entraria em hiato? Ou será que seria esquecido?

Mas este ano descobrimos que o grupo continua vivo e pelas sombras. Sem avisar a ninguém, em abril, o grupo se reuniu em estúdio para gravar o seu nono disco batizado de Is This Thing Cursed?. O primeiro material em cinco anos chegou às plataformas digitais no dia 31 de agosto e tem sua versão física lançada pela Epitaph Records.

Is This Thing Weird?

Em Is This Thing Cursed?, o Alkaline Trio retoma a parceria com o produtor Cameron Webb (Pennywise, Motorhead) e apresenta 13 faixas inéditas. Assim como boa parte da carreira do grupo, elas trazem influência do punk rock/punk pop com uma pitada de rock alternativo. Mas algumas coisas podem dividir um pouco as opiniões dos fãs e refletem os cinco anos longe dos estúdios.

Nas primeiras ouvidas, desconfiei se eu estava ouvindo a tracklist de forma correta. Na verdade, a impressão que passa é que Skiba e o baixista Dan Andriano parecem estar seguindo caminhos diferentes de composição. E na hora de colocar tudo junto, a ordem não criou uma sintonia entre as faixas. Porém, os fãs se acostumam com as “alterações”.

Is This Thing Nice?

Pessoalmente, sempre considerei Andriano como o compositor mais inspirado da banda. A faixa de abertura que dá nome ao disco parecia confirmar essa tradição. Entretanto, o músico apresentou muitas letras que continuam usando as “muletas sombrias” tradicionais do trio. Só que não colou tão bem quanto antigamente.

As letras até se destacam em alguns momentos, como é o caso de Worn So Thin que fala sobre depressão de uma forma mais intensa. Já em Stay, o músico brinca com referências à discografia da própria banda e de outros artistas. Porém, poderia ser bem melhor.

Do outro lado, Skiba sempre teve uma linha de composição mediana. Mas, aparentemente, os anos ao lado do blink-182 foram ótimos para ele (e para sua voz também). Demon and Division, I Can’t Believe e Throw Me to the Lions apresentam letras inspiradas que casam bem com os excelentes arranjos. E o “golpe final” surge com a balada Kystalline.

Is This Thing Cursed or Cool?

No geral, Is This Thing Cursed? é um disco nostálgico. Ele faz lembrar dos primeiros trabalhos do Alkaline Trio, como Maybe I’ll Catch Fire (2000) e Good Mourning (2003). Traz excelentes arranjos, mas deixou um pouco a desejar nas letras e ficou distante do nível dos anteriores. Acabou se tornando apenas um disco “OK” na discografia.

Infelizmente, a banda perdeu a sonoridade mais “leve” de This Addiction (2011) e My Shame Is True (2018). Traz de volta um clima mais soturno do começo da carreira, mas de forma mais madura. O que já era de esperar por conta do título, não é mesmo?

Comentários

Comentários