Pães e tortas doces

Torta de banana, Ademar Felipe Neri Jr. (Rei das Tortas)

Essa torta é famosa em Santos. Ela foi criada por Ademar Felipe, que hoje tem uma lanchonete própria chamada Rei das Tortas, na Rua Cunha Moreira quase esquina da Av. Ana Costa. A torta tem massa quebradiça e que desmancha na boca e recheio com bananas, canela e groselha. Veja receita revelada aqui. a torta foi uma das 10 classificadas no Festival Sabor de SP -etapa Santos. Hoje no Caderno Boa Mesa, em A Tribuna, estão as cinco receitas finalistas. Vou colocando no blog todas as receitas participantes durante a semana. Acompanhem. Tem coisa bem gostosa e famosa como o bolinho de bacalhau do Toninho.

Ingredientes: 250 g (1/2 pct) de gordura vegetal (temperatura ambiente); 1/4 de xícara (chá) de leite (se precisar, coloque um pouco mais); 1 xícara (chá) bem cheia de açúcar, 1 pitada de sal, 500g de farinha de trigo, 15 a 18 bananas nanicas grandes, groselha, açúcar (p/ polvilhar) e canela (p/ polvilhar)

Preparo: misture a farinha de trigo, o açúcar, a gordura vegetal e o leite, formando uma massa. Use as mãos para misturar a massa até que ela ganhe consistência. Corte a banana em duas partes no sentido vertical.

Montagem: em uma assadeira redonda de fundo removível (24 cm de diâmetro), coloque massa no fundo e nas laterais, usando os dedos, inclusive nas laterais. Adicione as bananas. Acrescente groselha e canela a gosto (mas não exagere). Coloque a outra metade da massa por cima da banana. Depois de montada, leve a torta ao forno preaquecido a 200°C até dourar. Depois de esfriar polvilhe açúcar.

12 comments

  1. Bernardo Rouxinol

    Realmente essa torta é maravilhosa, digo que em Santos estamos bem de Tortas, a do Sevilha também é ótima, mas confesso que tenho saudades da torta que era ou ainda é servido nas cantinas portuárias., não tinha o mesmo glamour que essas porém me levam aos anos 80 e 90..

    abraços

  2. Ana

    Prefiro o bolinho de bacalhau do Lanches da Praia, na Conselheiro,

  3. helio

    Que delicia

  4. lucia

    torta de banana

  5. Helvio

    Esta torta é deliciosa, era comum após curtir uma balada em Santos finalizar com um sanduba e esta torta maravilhosa.

  6. Helvio

    Esta torta é deliciosa, era comum após curtir uma balada em Santos finalizar com um sanduba e esta torta maravilhosa.

  7. Maria del carmen

    Fiz a receita mas a massa nao ficou igual acho que tem Um Pulo do gato que nao foi revelado
    Na receita gostaria de saber se a recita punlicada foi o proprio Neri que passou

    1. Fernanda Lopes Post author

      Eu fiz e ficou igual. Você usou a gordura vegetal mesmo? Não é margarina. É gordura vegetal. Aquela branca. Sim, a receita foi passada pelo próprio Neri para ser inscrita no concurso Sabor SP.

  8. Rosangela fernandes

    Gostaria de saber se os ingredientes para torta de banana do Neri estão corretos, pois fiz exatamente como manda a receita e a massa ficou dura e não ficou na textura de massa podre. A quantidade de 250g de gordura vegetal pois na receita fala que e meio pacote(500G) E 1 quilo de farinha de trigo, meio quilo de açúcar e 200ml de copo de leite…..sinceramente acho impossível que essa quantidade de gordura vegetal (que é muito pouca) a massa ficar podre. Tive dificuldade para deixar a massa no ponto de ficar desgrudada, pois ficou pesada demais. Preciso de ajuda….houve algum erro ai. Abraços aguardo resposta.

    1. Fernanda Lopes Post author

      Eta foi a receita passada pelo sr. Neri. Muitas vezes a umidade do dia ou a falta dela muda a massa. Coloque mais gordura vegetal, cerca de 400g para ver se fica melhor. Eu fiz e deu certo, mas usei uma farinha especial, importada, que tem melhor textura. Vou fazer com a farinha comum agora. Mas use mais gordura que deve dar certo.

  9. Janaildo

    Bom dia,

    Fiz a torta e não ficou igual, a massa ficou dura.

    Gostaria de saber se tem algum outro ingrediente para acrescentar. A receita não pede farinha importada, ou, ingredientes diferenciados. Seria interessante antes de publicar a matéria fazer um teste para saber se a receita vai ficar idêntica.

    1. Fernanda Lopes Post author

      Coloque mais gordura vegetal, cerca de 400g, fiz o teste e deu certo. Tudo depende da umidade do dia e da farinha utilizada. Experimente com mais gordura vegetal.

Comments are closed.