Essa torta é famosa em Santos. Ela foi criada por Ademar Felipe, que hoje tem uma lanchonete própria chamada Rei das Tortas, na Rua Cunha Moreira quase esquina da Av. Ana Costa. A torta tem massa quebradiça e que desmancha na boca e recheio com bananas, canela e groselha. Veja receita revelada aqui. a torta foi uma das 10 classificadas no Festival Sabor de SP -etapa Santos. Hoje no Caderno Boa Mesa, em A Tribuna, estão as cinco receitas finalistas. Vou colocando no blog todas as receitas participantes durante a semana. Acompanhem. Tem coisa bem gostosa e famosa como o bolinho de bacalhau do Toninho.

Ingredientes: 250 g (1/2 pct) de gordura vegetal (temperatura ambiente); 1/4 de xícara (chá) de leite (se precisar, coloque um pouco mais); 1 xícara (chá) bem cheia de açúcar, 1 pitada de sal, 500g de farinha de trigo, 15 a 18 bananas nanicas grandes, groselha, açúcar (p/ polvilhar) e canela (p/ polvilhar)

Preparo: misture a farinha de trigo, o açúcar, a gordura vegetal e o leite, formando uma massa. Use as mãos para misturar a massa até que ela ganhe consistência. Corte a banana em duas partes no sentido vertical.
Montagem: em uma assadeira redonda de fundo removível (24 cm de diâmetro), coloque massa no fundo e nas laterais, usando os dedos, inclusive nas laterais. Adicione as bananas. Acrescente groselha e canela a gosto (mas não exagere). Coloque a outra metade da massa por cima da banana. Depois de montada, leve a torta ao forno preaquecido a 200°C até dourar. Depois de esfriar polvilhe açúcar.