O aroma de canela invade a casa quando preparamos esse clássico: o cinnamon roll, ou enroladinhos de canela em bom português. Macio e muito aromático, ele é perfeito para ser comido assim que sai do forno, bem quentinho.

Ingredientes massa: 3/4 de xícara de leite; 1/4 de xícara de açúcar; 1 envelope de fermento biológico seco; 1 ovo; 1/2 colher de chá de extrato de baunilha; 2 e mais 3/4 de xícara de farinha de trigo (e mais um pouco para abrir a massa); 1 pitada de sal; 1/4 de xícara de água e 1/4 de xícara de manteiga sem sal.
Recheio: 3 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida; 1/2 xícara de açúcar; 2 colheres de sopa de canela em pó e 1/2 xícara de nozes pecã picadas.
Cobertura: 1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro e 1/3 de xícara de leite.
Preparo massa: coloque o leite, a água e uma colher de sopa de açúcar em uma paenla e leve ao fogo médio. Aqueça por 1 minuto, até que a temperatura fique um pouco mais que morna a toque. Transfira a mistura para a tigela da batedeira e junte o fermento. Misture e deixe descansar por 5 minutos sem mexer, até que a mistura pareça uma espuma. Junte a manteiga, o ovo, a baunilha e o açúcar e misture. Junte a farinha e o sal e ajuste a batedeira para velocidade baixa (com gancho para pão). Depois, vá aumentando a velocidade e deixe bater até formar uma massa macia e homogênea. Unte uma tigela com manteiga e transfira a massa para ela. Cubra com filme plástico e deixe descansar por cerca de 1h.
Recheio: misture o açúcar com a canela e as nozes e derreta a manteiga separadamente.
Montagem: com um rolo, abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha até formar um retângulo de cerca de 30 cm por 45 cm. Pincele a massa com manteiga derretida, deixando cerca de 1 cm nas bordas para fechar. Distribua o recheio sobre a massa. Enrole a massa apertada, juntando a massa no final para fechar. Divida o rolo em oito pedaços iguais com cerca de 5 cm de altura cada. Distribua os rolinhos em assadeira untada e cubra com filme plástico. Deixe novamente crescer por mais 1h30. Preaqueça o forno a 180°C e coloque os rolinhos. Asse por cerca de 35 minutos. Enquanto isso, faça a cobertura. Misture tudo e depois espalhe a calda sobre os bolinhos já assado.