Para o lanche, um bolo, que leva farinha integral, linhaça, aveia e frutas. Fica fofinho e bem saboroso, além de ser nutritivo e cheio de fibras. Tenho preparado ele semanalmente e todos adoram. Mudo as frutas. Às vezes coloco passas, outras vezes só banana com canela ou só maçã. Já fiz até de pera e fica bom.

Ingredientes: 1 xícara de açúcar refinado; 1/2 xícara de açúcar mascavo; 3 gemas; 1 xícara de margarina; 2 xícaras de farinha de trigo integral; 1 xícara de farinha de trigo tradicional; 1 colher (sopa) de linhaça; 2 colheres (sopa) de aveia em flocos; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 xícara de leite desnatado; 3 claras batidas em neve; 1 maçã tipo fuji ralada; 3 bananas do tipo nanica ou branca picadas e canela para enfeitar.
Preparo: peneire as farinhas e o fermento e reserve. Numa batedeira, bata o açúcar mascavo e o refinado com as gemas e a margarina até ficar um creme (cerca de 5 minutos em velocidade alta). Alternadamente, acrescente as farinhas peneiradas e o leite. Coloque a aveia e a linhaça e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e junte as frutas. Depois, acrescente delicadamente as claras usando uma espátula. Unte uma forma de furo no meio com cerca de 23 cm de diâmetro com margarina e farinha. Asse em forno médio (200ºC), preaquecido, por cerca de 35 minutos ou até que, espetando um palito no centro, ele saia limpo. Após ficar morno, desenforme e polvilhe canela e açúcar.