Essa é a típica torta da vovó. A receita é inspirada em uma amiga que já se foi, Cida Cantarino, que a preparava sempre para a família. O recheio de ameixa foge dos mais comuns, de goiabada ou bananada, mas, se preferir, pode utilizar a geleia ou doce em pasta que desejar.Com o que sobrou de massa fiz uns biscoitinhos em formato de coração. Basta corta a massa com o cortador desejado, polvilhar açúcar cristal e assar.

Ingredientes para a massa: 3/4 de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro; 100g de manteiga; 2 ovos; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; farinha de trigo para polvilhar; 1 pitada de sal e gema de ovo para pincelar. Recheio: 500g de ameixas-pretas sem os caroços e picadas e 2/3 de xícara de açúcar.
Preparo massa: misture o açúcar e a manteiga até obter uma pasta. Acrescente os ovos, o sal e mexa. Quando ela ficar homogênea, adicione a farinha de trigo. Trabalhe a massa com as mãos até que se torne lisa e uniforme. Faça uma bola e cubra
a tigela com filme plástico. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora ou até a massa ficar bem dura. Enquanto ela estiver gelando, comece a preparar o recheio. Preaqueça o forno a 150°C (temperatura baixa) com uma assadeira grande dentro (a torta deve assar sobre essa forma para o seu fundo ficar corretamente assado). Tire a massa da geladeira e, em uma superfície de trabalho enfarinhada, abra-a com um rolo. Deixe a massa com cerca de 0,3 cm de espessura. Ela deve ser trabalhada enquanto está gelada e muito rapidamente, para que não se quebre. Numa forma de fundo removível, com 25 cm de diâmetro, coloque a massa. Por cima dela, distribua o recheio. Cubra-o com tiras de massa e pincele uma gema de ovo batida nelas. Leve a torta ao forno preaquecido, sobre a assadeira quente, por cerca de 40 minutos ou até estar dourada. Recheio: coloque as ameixas picadas em uma panela com o açúcar e cozinhe, mexendo de vez em quando, até virar uma geleia. Deixe esfriar.
Rendimento: 8 a 10 porções .