Pães e tortas doces

Torta de maçã norte-americana (Apple pie)

Ficou com vontade de Apple Pie depois do MasterChef? Então anote essa receita. Assim como a feijoada aqui no Brasil, a Apple Pie é como um símbolo dos Estados Unidos e, por isso, tem muitas versões. Essa torta é como aquelas de desenho, que a mamãe ou a vovó faz e coloca na janela para esfriar, e cujo aroma atrai toda vizinhança. Recheio úmido e massa quebradiça e crocante fazem dela um sucesso.

Ingredientes Massa
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
200 g de manteiga gelada, cortada em cubinhos
1/2 xícara de água gelada
1/2 xícara de creme de leite sem soro (gelado) ou se quiser coloque 1 xícara de água e não ponha o creme de leite
1 gema para pincelar

Ingredientes Recheio
6 maçãs-verdes médias ou Fuji sem casca e picadas em fatias finas ou cubinhos (coloque  suco de 1/2 limão para não escurecer enquanto pica)
1 e 1/2 colher (chá) de canela em pó
1 e 1/2 colher (chá) de noz-moscada ralada
1 colher (sopa) de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de suco de limão (deixe as maçãs no suco enquanto corta para que elas não escureçam)
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
Preparo: preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
Para a massa: em uma tigela grande, coloque a farinha, o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, vá misturando, até formar uma farofa grossa. Não dissolva completamente a manteiga. Junte o creme de leite e a água e trabalhe a massa até formar uma bola. Corte e reserve na geladeira 1/3 da massa, que será usada para fechar a torta. Com um rolo, numa superfície enfarinhada, abra o pedaço restante da massa até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral da forma. Enrole a massa no rolo de macarrão e desenrole sobre uma forma de torta com fundo removível, pressione a massa contra as laterais (para formar um parede sólida) e retire as sobras. Com um garfinho, faça furos no fundo da massa, para que ela não infle ao assar. Leve ao forno preaquecido por cerca de 12 minutos só para preassar.

Recheio: misture todos os ingredientes do recheio (o amido de milho serve para que a maça picadinha solte menos água).
Montagem: abra a massa restante com o rolo e cubra a torta. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa.  Leve a torta para assar por 1h no forno preaquecido a 180 ºC  (temperatura média). Retire do forno e pincele com uma misturinha de 1 gema com 1 colher (sopa) de água. Polvilhe açúcar granulado. Volte ao forno para terminar de dourar, cerca de 10 a 15  minutos (até dourar).  Sirva quente com sorvete de creme.

One comment

Comments are closed.