Para a virada, existem vários rituais para prosperidade, saúde e sorte. Aqui, duas receitas com ingredientes e cores que levam esses rituais à mesa. A lentilha, além de rica em vitaminas e minerais, atrai fortuna se consumida logo na chegada do novo ano. Por ter formato de pequenas moedas, muitos acreditam que chama riqueza. Então, por que não inserir uma receita gostosa na ceia? Nesta, incluí frutas secas no preparo e fiz como salada, para combinar mais com nosso clima.

Ingredientes: 200g de lentilhas; 50g de nozes picadas grosseiramente; 50g de damascos picados; 50g de figos secos picados; 40g de uvas-passas;  1 colher (chá) de sal;  1 folha de louro; salsinha picada e azeite a gosto.
Preparo: lave e escolha  a lentilha. Em uma panela, coloque-a junto com o sal e o louro. Cubra com água, ultrapassando dois dedos. Leve ao fogo até ferver, abaixe e deixe cozinhar até ficar macia, mas sem desmanchar (cerca de 15 minutos). Escorra toda a água, retire o louro e reserve. Misture todas as frutas secas e junte a lentilha. Mexa novamente. Coloque a salsa picada. Veja se é preciso corrigir o sal e tempere com azeite. Se quiser, coloque pimenta e suco de limão ou vinagre. Sirva fria.
Rendimento: 4 porções.