Se a intenção é fazer dele a estrela da ceia, nada como um lombo alto, com poucos acompanhamentos, como este que tem mandioquinha sauté, cuja doçura contrasta  com o sal do bacalhau. Para completar, alhos, tomatinhos e azeitonas confitados no azeite e uma farofa de pão com bacon.

Ingredientes: 4 lombos de bacalhau dessalgado; 150 ml de azeite; 20 tomatinhos cereja; 20 azeitonas pretas; 20 dentes de alho; 4 mandioquinhas; 4 folhas de louro; 2 ramos de alecrim; 1 colher (sopa) de manteiga; sal e pimenta moída a gosto. Farofa: 150g de bacon picado em cubos; 2 xícaras de farinha de pão (à venda em padarias); 1/2 cebola picada; 1 dente de alho picado; 1 colher (sopa) de manteiga; 4 colheres (sopa) de uvas-passas brancas.
Preparo: ferva 2 litros de água com 2 folhas de louro, 2 dentes de alho e 1 ramo de alecrim. Quando estiver bem fervente, coloque os lombos de bacalhau, desligue o fogo e tampe por 5 minutos. Retire da água e reserve. Nessa mesma água, cozinhe a mandioquinha, sem casca e cortada em toletes de cerca de 5 cm, até ficar macia. Escorra a água e reserve. Derreta a manteiga em uma frigideira e ponha as mandioquinhas. Acrescente sal, pimenta moída a gosto e salsinha picada. Em uma frigideira, coloque o azeite, 2 folhas de louro, 1 ramo de alecrim e os dentes de alho. Deixe em fogo bem baixo (o mais baixo do seu fogão). Depois de cerca de 3 minutos, inclua as azeitonas e os tomates e deixe por mais 2 minutos. Retire o louro e o alecrim. Farofa: frite o bacon, coloque a cebola e o alho e refogue. Junte as uvas-passas e a farinha de pão. Acrescente a manteiga e deixe derreter. Misture e reserve.
Montagem: disponha o bacalhau no centro do prato e regue com o azeite. Coloque os tomatinhos, azeitonas e alhos cozidos no azeite, além de algumas folhas de manjericão. Por cima do bacalhau, um pouco da farofa. Sirva quente.
Rendimento: 4 porções.