Vamos continuar com receitas onde a ricota, esse polivalente subproduto do queijo, reina. Um bolo delicioso com sabor de limão siciliano. Perfeito para tarde chuvosa.
Ingredientes: 8 colheres (sopa) de manteiga sem sal amolecida; 1 e 1/4 xícaras (chá) de açúcar; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 2 colheres (sopa) de raspas de limão; 1 colher (chá) de suco limão, recém-espremido; 4 ovos; 2 xícaras (chá) de farinha de amêndoa; 1 1/2 xícara (chá) de ricota; 3/4 xícara (chá) de amêndoas ou pistaches em lâminas para decorar; açúcar de confeiteiro para decorar.
Preparo: Preaqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de uma forma com fundo removível com papel manteiga e unte as laterais da forma. Bata as claras em neve. Em uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar, a baunilha e as raspas e o suco de limão até que a mistura fique leve e aerada (cerca de 5 minutos). Mexa sempre, delicadamente, adicionar metade das claras em neve sobre a mistura e mexer até que esteja incorporada. Adicione a farinha de amêndoa e misture novamente. Adicione o restante das claras em neve e a ricota e mexer até que a mistura esteja uniforme. Transfira para a forma de fundo removível e asse por 45 a 50 minutos ou até que o centro do bolo esteja assado. Deixe esfriar. Adicione sobre o bolo frio as amêndoas ou pistaches em lâminas e o açúcar de confeiteiro peneirado.