Não tem programa para este fim de semana? Então  dou um conselho: vá comer uma pizza ou uma das tradicionais massas da Piccola Forneria, no Canal 5, em Santos. A casa, infelizmente para nós clientes, vai encerrar suas atividades dia 29 deste mês. Então nos resta pouco tempo para matar a vontade de pratos como seu delicioso e levíssimo nhoque ou sua pizza de abobrinha– para mim, uma das melhores que já comi.

Os proprietários, Gugu Barbosa e Cristina Ventura Barbosa, conhecidíssimos na cena gastronômica da Cidade, decidiram se aposentar. Uma pena para nós, afinal eles sempre se esmeraram em apresentar boas novidades. Amantes e entendedores de vinho montaram a primeira adega climatizada em restaurante de Santos, implementaram os pratos individuais (empratados como chamamos no meio), instalaram um moderno braseiro na cozinha para assar cortes de carnes nobres e sempre serviram uma autêntica massa italiana. Isso, para elencar só algumas das novidades que vimos primeiro lá .

Aliás, Cristina fez diversos cursos na Itália e o casal costumeiramente está por lá. Agora, poderão ir mais. “Vamos viajar no Carnaval e eu vou poder até assistir novela”, brinca Gugu, ao lembrar que não tinha tempo para essas coisas banais por conta do restaurante.

Nhoque da Fortuna

A Piccola Forneria tem 15 anos e servirá seu último nhoque da fortuna, no dia 29, como manda a tradição. “Fecharemos em alta. A casa continua um sucesso e queremos parar assim, já que minha filha não quer mesmo seguir com o negócio”. Nesse dia haverá ainda uma festa de despedida para os 30 funcionários, que já foram avisados e serão devidamente indenizados, segundo Gugu.

O ponto, conta Gugu, já foi vendido. Mas ele não pode revelar o que será no local. O nome Piccola permanecerá na família. Voltará a ser o nome do restaurante que hoje se chama Hula Hula, na Rua Minas Gerais. “Eu sou sócio da minha sobrinha lá e darei consultoria”. As reuniões da Associação Brasileira dos Sommelieres (ABS-Litoral) passarão a ser lá, assim como a ACAUSA-Wine, evento beneficente, que reúne produtores e importadores de vinho.

Essa semana irei lá para ficar com gostinho de saudade bem presente. Recomendo a quem gosta que faça o mesmo. E, se o ócio é produtivo, que Gugu e Cristina tenham muitas boas ideias para nossa gastronomia durante a aposentadoria.