Qe tal começar a semana com uma salada que éum prato completo. Tem a maior parte dos grupos alimentares, é refrescante e deliciosa. Isso, além de ser fácil de fazer. Ela tem frango, ricota, frutas, macarrão…E dá para fazer com antecedência e guardar na geladeira ou levar para o trabalho. É superprática.
Ingredientes: 500g de penne (integral, sem glúten ou tradicional) 1 colher (sopa) de sal; 8 colheres (sopa) de azeite; suco de 2 limões; 200g de damasco seco cortado em tiras; 100 g de nozes ou castanhas quebradas grosseiramente; 2 maçãs Fuji com casca, cortadas em palitos; 600g de frango cozido e desfiado; 1 xícara (chá) de folhas de hortelã picadas; 250g de ricota ou queijo de cabra esfarelado
Preparo: em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja al dente, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra e reserve em uma tigela grande. Regue com o azeite e mexa bem. Misture o suco de limão aos palitos de maçã, para evitar que escureçam e, então, junte à massa. Acrescente o damasco, a noz-pec, o frango e a hortelã. Misture bem para que todos os ingredientes fiquem bem distribuídos e, por último acrescente a ricota, misturando delicadamente. Acerte o sal, se necessário e coloque pimenta, se gostar. Cubra com filme-plástico e leve à geladeira por 1 hora ou até o momento de servir.
Rendimento: 6 porções
Dica : aproveite sobras de peru ou frango assado para preparar essa receita.