Por ter um sabor neutro, a ricota é muito versátil na culinária. Fica ótima em pratos salgados e também em sobremesas. Basta misturar algumas ervas ou azeitonas e temos um delicioso patê. Se adicionarmos a ela uma geleia de frutas, já temos um docinho.
Nascida na Itália, a ricota é subproduto da fabricação de queijos. Alimento nutritivo e de poucas calorias, é feito do soro do leite. A porção recomendada diária é de 30 g (o que equivale a dois pedaços pequenos), o que tem 52 kcal aproximadamente. É fonte de proteínas e tem menos gordura do que os queijos: sua composição é de 50% de gordura, e a versão light tem apenas 10%.
É ótima para quem está em busca de uma dieta equilibrada. Tem uma quantidade reduzida de sódio, mineral que em excesso causa inchaço por retenção líquida e aumenta a pressão arterial. Um de seus maiores benefícios é a grande quantidade de cálcio, que fortalece dentes e ossos prevenindo a osteoporose, além de ajudar a acelerar o processo de ganho de massa muscular magra.
Além do cálcio, a ricota também é fonte de vitaminas A, B, D e E, e outros minerais como zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo, todos importantes para que o corpo execute suas funções com equilíbrio e eficiência.
Torta de ricota com espinafre
Ingredientes Massa: 1 embalagem de Biscoito Cream Cracker (400g); 1 e 1/2 xícara (chá) de margarina em temperatura ambiente. Recheio: 2 colheres (sopa) de azeite; 1 cebola, picada; 2 dentes de alho, picados; 1 maço grande de espinafre, somente as folhas, aferventado e picado; 300g de ricota, esfarelada; sal a gosto
Cobertura: 2 ovos; ½ xícara (chá) de creme de leite e 4 colheres (sopa) de queijo parmesão.
Preparo: comece preparando a massa. Leve ao processador o biscoito Cream Cracker e bata até obter uma farofa. Despeje numa tigela funda, junte a margarina e amasse bem com os dedos para ligar tudo. Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável (27 cm de diâmetro) e leve ao forno médio (180°C) por cerca de 10 minutos ou até que as beiradas comecem a dourar e reserve. Prepare o recheio de espinafre. Numa panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Junte o maço de espinafre e deixe refogar por 5 minutos. Acrescente a ricota, acerte o sal, mexa delicadamente e reserve. Prepare a cobertura. Numa tigela pequena, junte os ovos, o creme de leite, o queijo parmesão, bata até envolver bem e reserve. Despeje o recheio de espinafre com ricota sobre a massa, espalhe por cima a cobertura e leve ao forno médio preaquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe amornar, desinforme e sirva a seguir.