Terça-feira é um ótimo dia para a compra de pescados. Eles geralmente estão mais frescos, depois do descanso dos peixeiros na segunda-feira. Peixes são fonte de proteína e de ômega 3. Esse tipo de gordura é benéfica para o coração, pois auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e do colesterol ruim (LDL). Os de água fria, como o salmão e a truta, têm mais ômega 3. Os peixes também são fonte de vitaminas (A, E, D e niacina) e micronutrientes como ferro, magnésio, cálcio, fósforo e potássio. Na hora da compra, repare se os olhos do peixe estão brilhantes. Manchas vermelhas de sangue são bom sinal (o peixe é tão fresco que a mancha ainda não ficou marrom). As escamas devem ser flexíveis, sem quebrar com facilidade e as barbatanas devem se mover facilmente.
Os preparos de peixes são rápidos e muito variados, rendendo receitas grelhadas, assadas e ensopadas. Aqui duas ideias para você incrementar o seu filezinho.
Uma dica do Restaurante Caiçara é o clássico filé à Fiorentina, com espinafre e molho branco gratinado. No restaurante, este prato para 4 pessoas sai R$ 129.

Caiçara Restaurante
Endereço: Avenida Ana Costa, 352, Gonzaga.
Funcionamento: diariamente, das 8h à 1h.

Filé à Fiorentina

Ingredientes: 700g de filé de pescada; sal e farinha de trigo para empanar; 500 ml de molho branco (bechamel); 4 batatas; 80 g de purê e batas; 300g de camarão sete-barbas limpo; 50g de queijo parmesão ralado; 200g de espinafre. Bechamel: 2 colheres (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 800 ml de leite, sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
Preparo bechamel: derreta a manteiga e coloque a farinha até formar uma pasta. Junte o leite, mexendo sempre para não empelotar. Vá mexendo até engrossar e tempere. Cozinhe e pique espinafre e adicione ao molho. Junte o camarão temperado com sal e cozinhe por mais 2 minutos. Acerte o sal e a pimenta. Reserve. Tempere a pescada com sal e se quiser, suco de limão. Passe pela farinha de trigo. Grelhe a pescada em frigideira quente com um pouco de óleo. Retire e coloque em uma travessa. Adicione o purê ao redor da bandeja onde será servido, cubra a pescada com molho branco, já com espinafre e camarão. Gratine com queijo parmesão, por 45 minutos em fogo alto.