Esse gratinado de batata, que tem bacon, queijo e molho béchamel fica maravilhoso. Impossível não dar certo, já que bacon e batata nasceram um para o outro. Boa dica para preparar como entrada ou acompanhamento. Difícil é parar de comer.

Ingredientes: 1,5 kg de batatas;  350g de bacon; 200g de muçarela; 150g de parmesão ralado; sal e pimenta-do-reino a gosto. Béchamel: 600 ml de leite; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; sal e noz-moscada ralada a gosto.
Preparo: descasque e fatie a batata em rodelas finas (com cerca de meio centímetro cada fatia) e coloque para cozinhar em água com 1 colher (sopa) de sal. Deixe no fogo por cerca de 10 minutos ou até ficarem al dente. Desligue e escorra a água. Reserve. Pique o bacon em cubinhos e refogue em frigideira quente até estar levemente dourado. Reserve. Pique o queijo em cubinhos. Reserve. Béchamel: em uma panela, derreta a manteiga, coloque a farinha e faça uma pastinha. Acrescente o leite e misture com um batedor de arame para não empelotar. Vá mexendo até engrossar como um mingau ralo. Coloque uma pitada de sal e noz-moscada ralada.
Montagem: em uma travessa, disponha uma camada de batatas cozidas e espalhe um pouco do béchamel. Ponha os cubos
de bacon e de muçarela. Repita as camadas, sendo que, na última, em vez de muçarela, coloque parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos ou até gratinar. Sirva quente.