Os santistas têm se destacado nos reality shows de culinária. E, a partir do dia 12 de agosto, na estreia da nova temporada do BBQ Brasil– Churrasco na Brasa, mais um santista estará na disputa. O chef churrasqueiro Jefferson Taboada deverá mostrar todo o seu conhecimento e criatividade no programa, que será exibido no SBT, às 18h15. O santista foi um dos 16 participantes selecionados para o reality culinário, que será apresentado pela jornalista Chris Flores e terá como júri a chef Danielle Dahoui e o chef e mestre churrasqueiro Carlos Tossi.

Na última edição do reality, o santista Carlão Carvalho, ficou em terceiro lugar. Tanto Taboada como Carlão participaram do encontro gastrônomico promovido pelo Boa Mesa em dezembro pra falar sobre gastronomia. Eles integraram a mesa-redonda de carnes com o especialista no assunto Istvàn Wessel.

Jefferson Taboada competiu com 12.500 inscritos nessa edição do BBQ Brasil. “Começamos a gravar dia 12 de julho, em São Paulo”, conta o churrasqueiro, que ficou na capital paulista por 45 dias devido às gravações, com folgas somente aos domingos.

“Em maio, fiz uma prova de vídeo e o resultado saiu uma semana depois”, lembra Taboada. “Passei pela primeira etapa e fui selecionado para fazer a prova de churrasqueira”.  Os selecionados tiveram 40 minutos para acender a churrasqueira, fazer uma carne e dois acompanhamentos. “Tinha que dividir a churrasqueira com outro dois candidatos”.

Dos 80 selecionados na prova de vídeo, 40 fizeram a prova de churrasqueira. E 16 foram chamados para participar do programa. Chef e mestre churrasqueiro, Taboada estudou na Escola Argentina de Parrilleros (EAP), especializou-se na arte de assar, defumar e grelhar carnes e fez cursos de especializações gastronômicas.

Sobre o programa

BBQ Brasil – Churrasco na Brasa é um programa com formato internacional. Os especialistas em carne entram em ação com o objetivo de encontrar o melhor churrasqueiro amador do país.  Durante 18 semanas, os competidores têm de colocar todas as suas habilidades com a churrasqueira à prova para não ser o eliminado do dia. Para isso, é necessário fazer criações ousadas na brasa ou com técnicas clássicas do carvão para surpreender os jurados. E nas provas de equipe, os competidores precisam cozinhar para os mais diversos grupos.

Os churrasqueiros amadores enfrentam ao longo de cada episódio três tipos de desafio. Criativo (em que os participantes trabalham individualmente e mostram seu potencial de criar e inovar em cima de um tema definido); Externo (os candidatos trabalham em grupo e devem cozinhar para um grande número de pessoas nos mais diversos e inusitados lugares); e a Prova de Fogo (um duelo entre os participantes com o pior desempenho e que garante a salvação ou a eliminação do episódio).

No final da temporada, o candidato com melhor desempenho e menor número de erros é eleito o melhor churrasqueiro amador do Brasil. Além do sonhado troféu da atração, ele também recebe um vale compras durante um ano em supermercado.