Na noite de ontem, o Pub Food Festival revelou quem levou o troféu de melhor Fish’n’chips do estado de São Paulo e o prêmio ficou com uma casa da capital. Com notas máximas do júri e altíssimas do público, o Bottled Dog levou o trófeu com  uma versão um pouco modificada do clássico com iscas de peixe empanado em farinha de tempurá e cerveja, servido com molho aioli e geléia de pimenta (R$59,90). A segunda colocação ficou com o The London Pub, em Guarujá, que desbancou casas famosas de São Paulo. O pub, do chef Fabio Sereni, serve o Fish’n’chips  tradicional londrino, já que Fabio morou muitos anos na Inglaterra, onde trabalhou em diversas cozinhas. 

-O London Pub ainda ganhou um desafio feito pela Heineken, cerveja oficial do evento. Quem vendesse mais Heineken ganharia uma viagem para Amsterdam e o prêmio foi para o Guarujá. Quem quiser experimentar o Fish’n’chips  do London Pub, a casa abre de terça a domingo, a partir das 19h e o valor do prato é de R$ 39,50. O endereço é Praça Dr. Walter Beliam 199, Guaiúba, Guarujá. Quem quiser se arriscar e fazer em casa, anote a receita, que está abaixo.

Concurso- Foram vinte pubs participantes, de seis cidades, colocando à prova do público e da crítica, entre os dias 10 e 30 de agosto, suas receitas deste prato-símbolo da gastronomia dos bares ingleses. O festival contou com o apoio da Heineken, cerveja oficial do evento, da Jack Daniel’s e da Easy. O Pub Food Festival foi criado em 2012 para reforçar a qualidade culinária dos pubs de São Paulo, elegendo os melhores pratos nos bares deste estilo na capital paulista. Em suas duas primeiras edições, foram 14 participantes indicando alguns de seus petiscos para votação de júri especializado e do público geral, que escolhiam o vencedor.

RECEITA

Receita Fish and Chips
Ingredientes: 2 filés de pescada sem pele; 230g de batata (Asterix); 30 ml de molho tártaro; 30g de purê de ervilha; óleo para fritura.
Molho de cerveja : 1 lata de cerveja (de preferência escura e não malzebier) , 50 ml de água com gás, 150g de farinha de trigo e sal a gosto.
Purê de ervilha: 30g de ervilha; 10 ml de vinho branco e 10ml de vinagre e sal a gosto.
Preparo Molho de cerveja: misture tudo.
Fritas Rústicas:corte as batatas em palitos de aproximadamente na espessura do dedo mindinho, com casca. Frite em óleo a 90°C até ficarem moles, depois retire e suba a temperatura do óleo a 180 graus e frite até ficarem crocantes.
Filé: empane os dois filés de pescada no molho de cerveja e coloque em uma panela com bastante óleo, frite bem os dois lados até dourar.
Purê de ervilha: coloque tudo no fogo baixo até ficar macio e depois bata no liquidificador ou processador.
Rendimento: 1 porção