Bolos

Bolo surpresa

Essa sobremesa ou lanche é uma delícia diferente. é um bolo recheado com creme de confeiteiro. Na verdade, ele parece um bolo simples, mas, ao cortá-lo, revela-se o recheio. Uma deliciosa surpresa!

Ingredientes bolo: 2 xícaras de farinha; 2 xícaras de chocolate em pó; 1 xícara de água quente; 1 xícara de óleo de milho ou de canola; 4 ovos; 2 xícaras de açúcar demerara ou mascavo; 1 colher (sopa) de fermento em pó e 1 pitada de bicarbonato de sódio (para deixar mais pretinho). Recheio: 4 gemas de ovos; 1/2 litro de leite; 1/2 xícara de açúcar demerara; 3 colheres (sopa) de amido de milho e 1 colher (chá) de essência de baunilha. Ganache: 200g de chocolate branco picado e 100 ml de creme de leite.
Preparo bolo: misture tudo e mexa bem. Unte uma forma de 25 cm de diâmetro de furo no meio com margarina e polvilhe chocolate em pó. Coloque a massa e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos ou até o bolo estar assado (enfie um palito e, se ele sair limpo, está pronto para tirar do forno). Retire do forno e deixe amornar. Desenforme e espere esfriar. Recheio Creme de confeiteiro: esquente o leite. Misture as gemas com o açúcar e o amido. Junte uma concha do leite quente a essa mistura e mexa rápido. Leve essa mistura ao resto do leite e vá mexendo em fogo médio até engrossar como um mingau. Coloque a baunilha e deixe esfriar. Ganache: em banho-maria, derreta o chocolate picadinho com o creme de leite e mexa bem para tirar todos os grumos. Espere amornar.
Montagem: corte o topo do bolo e tire a parte de dentro da massa, formando uma cavidade. Preencha essa cavidade com o creme de confeiteiro. Coloque a tampa novamente e cubra com a ganache.
Dica: use a massa de bolo retirada para fazer um pavê ou corte em quadradinhos para acompanhar um café.