No sábado, dia 19 de maio, a Escola Itinerante do chef confeiteiro Diego Lozano estará em Santos para um workshop de confeitaria. As aulas serão no laboratório de Gastronomia da Universidade Católica de Santos e as inscrições já estão abertas, com vagas limitadas.
O curso acontece das 8h às 17h e o valor é de R$ 400, sendo que alunos e ex-alunos da UniSantos têm 25% de desconto. Inscrições e informações pelo site: www.escolaitinerante.com.br ou pelo telefone 13 974112133.
Diego é reconhecido como um dos melhores chocolateiros do País. Sua carreira teve início cedo. Aos 13 anos de idade começou a fazer bolos com a mãe e nunca mais parou.
Formou-se técnico em processamento de alimentos e, aos 19 anos, já chefiava uma confeitaria. Participou de vários eventos gastronômicos, até que, em 2007, foi convidado a comandar a confeitaria do restaurante D.O.M, do Alex Atala, considerado o sexto melhor restaurante do mundo. Diego seguiu ganhando prêmios como melhor chocolateiro do Brasil. Com toda sua experiência, o chef dá dicas para quem deseja empreender no ramo (veja no quadro abaixo).
Setor aquecido
O workshop em Santos vem atender a uma demanda crescente. O setor de confeitaria nunca esteve tão forte no Brasil e isso se deve também ao aumento da procura de produtos em linha gourmet. Receitas tradicionais, que recebem uma atenção especial – desde a escolha de ingredientes até a forma com que são apresentadas – e, com isso, são reinventadas e atiçam o lado mais sofisticado do paladar do consumidor. Essa dicas serão dadas por Lozano.
Desde 2007, a arrecadação anual do setor de confeitaria foi de R$ 40 para 76 bilhões, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). Na próxima década, o caminho será de expansão das padarias gourmet, dando ainda mais ênfase para a indústria da confeitaria, ainda segundo a Abip.

SIGA AS DICAS

Apresentação é seu cartão de visita
Investir na forma com que o doce é armazenado é tão importante quanto usar bons ingredientes na hora de prepará-lo. Lembre-se de que os clientes não comerão apenas com o paladar, mas também com os olhos. Separe parte de seu orçamento para investir em embalagens que despertem o interesse de quem consumirá o seu produto, além de caprichar na finalização e confeitaria de seus doces.
Aposte nas redes sociais
As interações na internet mudaram a forma como as pessoas se relacionam com o mundo e, consequentemente, também mudou jeito com que as empresas ou corporações vendem seus produtos. Invista em redes sociais com grande alcance, como o Instagram, que conquista milhares de novos adeptos todos os dias. Faça posts regulares, apresente seus doces em fotos com boa qualidade, elabore postagens de acordo com datas comemorativas. Deixe sua marca 100% conectada.
Fique atento às novidades do mercado
Investir em sua capacitação na hora de confeitar impactará em grandes resultados no seu negócio. A arte de empreender não diz respeito somente ao saber cozinhar, mas também conhecer o mercado do seu negócio.