Batatas e raízes

Batata gratinada à portuguesa

A minha pizza preferida é a portuguesa. Pois me inspirei nela para criar essa receita com batata. Ela ainda leva molho béchamel e muita muçarela. Uma delícia, que você pode fazer no fim de semana ou em um almoço especial. É um acompanhamento que vai bem com carne, peixe e aves. Para vegetarianos, é só tirar o presunto. Experimente. Aliás, a combinação batata, béchamel e queijo não pode dar errado! Para ver o vídeo dessa e de outras receitas: www.youtube.com.br/atribunajornal.

Ingredientes: Molho béchamel: 1/2 litro de leite; 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo; 1 colher de manteiga; sal, pimenta moída e noz-moscada moída a gosto. Montagem: 6 batatas médias; 200g de presunto cortado em tiras finas; 2 xícaras de ervilhas; 200g de muçarela ralada; sal e pimenta-do-reino moída a gosto; orégano a gosto; 1/2 litro de molho béchamel, 2 ovos cozidos e azeitonas para enfeitar.

Preparo béchamel: em uma panela em fogo baixo, derreta a manteiga e coloque a farinha, mexendo para formar uma pasta (se chama roux). Adicione, então, o leite e mexa com um batedor de claras (fouet) para não empelotar. Assim que estiver liso, passe a mexer com uma colher e aumente o fogo para médio, mexendo sempre até engrossar como um molho. Tempere com sal, pimenta branca moída e noz-moscada. Se quiser, coloque uma folha de louro e um cravo espetados em meia cebola junto com o leite e depois tire. Isso saboriza. Reserve.

Montagem: Descasque e fatie as batatas com espessura de 1 dedo. Cozinhe-as até ficarem macias, mas não desmanchando.Em um refratário, coloque uma camada fina de béchamel, cubra com fatias de batata, tempere com sal e pimenta, acrescente mais béchamel, o presunto picadinho, a ervilha e a muçarela. Repita colocando mais uma camada de batatas, sal, pimenta, béchamel, presunto, ervilhas e muçarela. Finalize com orégano. Leve ao forno preaquecido a 200ºC até gratinar. Tire e enfeite com ovos cozidos e azeitonas. Sirva bem quente.

One comment

  1. Mario Sergio Guimarães leite

    Uma delícia!!! Quero receber outras receitas… obrigado

Comments are closed.