Sanduíches

Misto quente triplo e gratinado (croque monsieur)

Meu sanduíche preferido é o clássico croque monsieur, uma espécie de misto quente gratinado. O diferencial dele é receber um molho bechamel entre as camadas e na parte de cima. Aqui uma sugestão de um croque monsieur triplo. Com uma saladinha de tomates e folhas verdes é uma refeição completa. Amo muito. E tem vídeo.

Ingredientes: béchamel: 1/2 litro de leite; 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo; 1 colher de manteiga; sal, pimenta moída e noz-moscada moída a gosto; 12 fatias médias de pão de forma sem casca ou brioche; 12 fatias de queijo gruyère ou queijo-de-minas ralado; 12 fatias de presunto cozido em fatias finas; 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado. Para acompanhar: salada e azeite de oliva.

Preparo: Bechamel: em uma panela em fogo baixo, derreta a manteiga e coloque a farinha, mexendo para formar uma pasta (se chama roux). Adicione, então, o leite e mexa com um batedor de claras (fouet) para não empelotar. Assim que estiver liso, passe a mexer com uma colher e aumente o fogo para médio, mexendo sempre até engrossar como um molho. Tempere com sal, pimenta branca moída e noz-moscada. Se quiser, coloque uma folha de louro e um cravo espetados em meia cebola junto com o leite e depois tire. Isso saboriza. Reserve.

Montagem: arrume 4 fatias de pão em uma assadeira e sobre cada uma delas coloque duas colheres (sopa) de bechamel.  Coloque duas fatias de queijo e duas de presunto. Cubra com mais uma fatia de pão, béchamel, e duas fatias de queijo e presunto. Cubra com mais uma fatia de pão e finalize com bechamel e parmesão. Monte 4 sanduíches. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por 25 minutos ou até dourar a superfície. Retire do forno. Sirva quente com salada e regue com o azeite de oliva.

Dica: se preferir substitua o creme de leite por molho bechamel