Carnes

Mignon com molho de vinho e arroz cremoso de palmito

A dica de hoje é para o jantar do Dia dos Namorados, comemorado nesta terça-feira. Quem preferir ficar em casa e não ir em um dos restaurantes com menus especiais, o prato é fácil. Um arroz de palmito cremoso, acompanhado de um medalhão de mignon ao molho de vinho. Tudo perfumado e fácil para fazer a quatro mãos. De sobremesa, sugiro ao casal comprar fruta em calda, um espumante, sorvete e suspiros. Daí, vocês montam na hora, colocando a fruta, um bola de sorvete, um pouco do espumante e suspiros quebradinhos por cima. Fica ótimo e é bem fácil e romântico. E com essa louça linda do Ateliê Morro do Bambu fica ainda melhor. Se preferirem ir a restaurantes, veja dicas aqui.  Aproveitem a noite!

Ingredientes: 4 medalhões de filé-mignon; sal e pimenta moída a gosto; 1 fio de azeite; pimenta-rosa para enfeitar. Molho: 1/2 xícara de vinho tinto seco (use o que for servir junto com a carne); 1 colher (chá) de açúcar; e 1/4 de xícara de shoyu. Risoto: 1 xícara de arroz agulhinha; 2 xícaras de caldo de legumes; 200g de palmito picado (separe um palmito para enfeitar); 1/2 xícara de ervilhas (prefira as congeladas); 1 colher (sopa) de manteiga; 100 ml de espumante branco brut; 1/2 cebola picadinha; 1 dente de alho picado; 1/2 xícara de queijo parmesão ralado grosso; 1 xícara de creme de leite de caixinha; 1 colher (chá) de sal; e pimenta branca moída a gosto. Crisp de presunto cru: 2 fatias de presunto cru; e duas folhas de papel absorvente.
Preparo arroz: refogue a cebola e o alho na manteiga. Junte o arroz e mexa. Junte o sal (só se o caldo for sem sal, caso contrário não precisa). Adicione o espumante e mexa. Deixe evaporar e junte o caldo quente. Ao final, desligue, junte a ervilha já descongelada, o palmito, o creme  de leite e o parmesão e acerte o sal e pimenta. Medalhões: tempere  os medalhões com pimenta, sal e azeite. Esquente bem uma grelha ou frigideira antiaderente e grelhe dos dois lados no ponto desejado. Tire  os filés e coloque os ingredientes do molho. Misture e deixe reduzir pela metade em fogo médio. Crisp de presunto cru: coloque uma folha de papel absorvente em um prato que possa ir ao micro-ondas. Ponha por cima as fatias de presunto esticadas e separadas uma da outra. Cubra com a outra folha de papel e leve por cerca de 2 minutos em potência alta no micro-ondas (o tempo depende do aparelho). Deixe até ficar crocante. Montagem: em cada prato, coloque metade do arroz, disponha dois filés, enfeite com o palmito reservado cortado ao meio e o crisp de presunto. Sirva o molho separado.
Dica: Vinhos das uvas Malbec  ou Cabernet Sauvignon combinam bem com carne.