Grãos e cereais

Bolinho de arroz verde e amarelo

Que tal uma dica verde e amarela na Semana da Pátria. E ainda deliciosa e muito nutritiva. A cor e os nutrientes são dados com  ingredientes simples como a cúrcuma e o espinafre. A cúrcuma é chamada também de açafrão-da-terra.  Nos últimos anos estudos têm confirmado suas propriedades nutricionais. Ela é antioxidante, anti-inflamatória e excelente para o bom funcionamento do organismo. Estudo apresentado no 17º Simpósio Internacional de Medicina Funcional, realizado nos Estados Unidos, mostra que existem bons motivos para você consumir essa especiaria todos os dias.  É boa para a pele, protege o fígado, atua contra o câncer, ajuda na digestão das proteínas, reduz risco de doenças cardíacas e regula o metabolismo.

Neste bolinho de arroz, além do amarelo da cúrcuma, coloquei ainda o verde do espinafre, rico em ferro e fibras. Pode substituir por salsinha, que tem também vitamina C.  Então, está esperando o quê? Coloque cor na sua comida.

É também uma boa receita para petiscar torcendo pelo Brasil no feriadão de sexta.

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz branco cozido; 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado; 1 colher (chá) de açafrão-da-terra em pó; 1 xícara (chá) de espinafre ou salsinha picadinha; 1 colher (sopa) de fermento em pó; meia xícara (chá) de farinha de trigo; 3 ovos batidos.  Para fritar: óleo.

Preparo: em uma tigela, coloque o arroz branco cozido, o queijo ralado, o açafrão, o espinafre o fermento, a farinha e os ovo. Misture bem. Em uma panela funda, aqueça o óleo em fogo médio.  Faça os bolinhos com o auxílio de 2 colheres e frite de dois em dois até dourar levemente. Escorra sobre uma grade e sirva em seguida.