Bolos

Bolo Indiano

As especiarias certamente estão na lista de alimentos que mudaram o rumo da História e a geopolítica mundial. Canela, noz-moscada, pimenta-do-reino… Hoje tão comuns, esses ingredientes mágicos foram alvo de cobiça e estimularam os europeus às grandes navegações e, consequentemente, à descoberta de novas terras, como o Brasil. Além de dar um sabor extraordinário aos pratos, as especiarias têm funções como a conservação dos alimentos e também terapêuticas.

-Canela, pimenta e gengibre são termogênicos, acelerando o metabolismo.
-Já a cúrcuma tem ação anti-inflamatória. Então, coloque mais vida nos alimentos e lance mão desses ingredientes.

Aqui, uma receita de bolo indiano, bem saboroso e perfeito com um chá.

Ingredientes massa: 6 ovos (claras e gemas separadas); 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente; 1 xícara de açúcar refinado; 1 xícara de farinha de trigo peneirada; 1/2 xícara de farinha de rosca; 1/2 xícara de leite; 1 colher (café) de canela em pó; 1 pitada de noz-moscada ralada na hora; 1 pitada de canela em pó; 1 colher (café) de cravo em pó; 1 colher (sopa) de fermento em pó químico. Recheio e cobertura: 1 lata de leite condensado; 1 colher (sopa) de manteiga e 1 pitada de canela em pó.
Preparo: preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo em uma forma de furo no meio com cerca de 20 cm de diâmetro. Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e as gemas até virar um creme claro e fofo. Junte os secos ( farinha de trigo peneirada, farinha de rosca, canela em pó e fermento) alternando com o leite, em velocidade baixa da batedeira. Misture tudo e, por último, incorpore as claras em neve – primeiro ponha uma colher bem generosa de claras à mistura e mexa vigorosamente. Junte o restante das claras e faça movimentos de fora para dentro delicadamente. Misture somente  até as claras sumirem e transfira para a forma preparada. Asse até dourar por aproximadamente 35 a 40 minutos – não abra o forno antes de 25 minutos para não solar o bolo. Desenforme morno. Enquanto isso, faça o recheio: misture os ingredientes (menos a canela) numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até virar um creme grosso, parecido com brigadeiro mole ou creme de confeiteiro. Por último, misture a pitada de canela. Passe para uma vasilha e cubra com plástico filme aderido à superfície do creme. Utilize frio. Depois do bolo assado, desenforme em um prato grande e coloque o creme por cima.