Sanduíches

Hambúrguer artesanal com mostarda e tabasco

Entrando no ritmo do jogo da seleção brasileira amanhã, contra os Estados Unidos, uma receita de burger, mas com toque brasileiro. Esqueça aquele hambúrguer pronto e congelado, cheio de aditivos químicos e de sódio. Faça em casa o seu e coloque no recheio o que desejar. Aqui, na sugestão, optei pelo brasileiro queijo coalho e um molho picante, com alho, mostarda e tabasco. Se preferir mais suave, tire a pimenta e acrescente ervas frescas picadas, por exemplo. Você pode usar a carne de sua preferência. Eu escolhi fraldinha, que tem certa umidade, mas é magra. Fiz um hambúrguer alto, mas se preferir mais fino, é só modelar menos carne. O queijo derretido com um pouco de água fica bem puxa-puxa, como o de lanchonete.

Ingredientes hambúrguer: 600g de carne moída (fraldinha moída uma só vez); 3 colheres (sopa) de água gelada; 3 colheres (sopa) de azeite; sal e pimenta-do- reino a gosto e um fio de azeite para fritar. Molho de mostarda e alho: 4 colheres (sopa) de maionese light; 1 colher (sopa) de mostarda Dijon; 2 colheres (chá) de alho picadinho e 2 colheres (chá) de tabasco (opcional). Montagem: 4 pães de hambúrguer (usei a versão de cenoura); 300g de queijo coalho cortado em cubinhos; 4 minipepinos em conserva cortados em fatias; 2 tomates maduros cortados em fatias; 1/2 maço de alface lisa; azeite, sal e pimenta a gosto.
Preparo: corte os pães ao meio, transfira para três pratos e  reserve. Se preferir, leve ao forno quente desligado para aquecer. Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Não tempere com sal. Divida em 4 bolas (150g cada) e modele formando o hambúrguer (se gostar mais fino, divida em mais porções, se gostar mais alto, divida em três). Coloque a carne sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é deixar o hambúrguer alto. Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, pois a carne deve estar bem fria. Espalhe um pouco de azeite numa frigideira grande e antiaderente. Leve ao fogo alto. Tempere com sal e pimenta moída os dois lados do hambúrguer. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o hambúrguer e tampe. Deixe dourar por 2 minutos e vire. Para um hambúrguer malpassado, deixe no total 4 minutos. Ao ponto, são 6 minutos. Molho: misture tudo. Queijo derretido: em uma panelinha, coloque o queijo e 1/3 de xícara de água quente. Vá mexendo com dois garfos até derreter. Pegue só o queijo e descarte a água.
Montagem: passe o molho nos pães, ponha a alface, o tomate e tempere com sal e azeite. Coloque o hambúrguer, o queijo, o pepino e feche o pão.

One comment

  1. Geane

    hamburguer

Comments are closed.