Batatas e raízes

Receitas com bacon, ingrediente da moda

Ingrediente de uma moda que parece não parar de crescer, o bacon, ou toucinho no bom e velho português, tem até um dia dele. Trata-se de uma data móvel que este ano cai neste sábado.
Como esse ingrediente tornou-se um dos mais amados também do Brasil, separamos algumas receitas para incrementar o fim de semana. A popularização global do ingrediente foi tema de reportagem, há alguns anos, da tema de reportagem da Revista Businessweek.
Ali, especialistas identificaram que o bacon tornou-se queridinho nos anos 1990 graças a uma eficiente campanha de marketing para reduzir os estoques dos insumos de porco. Os marqueteiros propagaram o bacon como um eficiente saborizador. Sanduíches sem graças das redes de fast food ganharam uma fatia de bacon e com isso, ganharam o irresistível gosto de defumado.
Depois disso, virou moda falar que ama bacon, que bacon é amor e outras frases que estampam camisetas, quadros e bonés.
Bacon é a palavra inglesa para toucinho, e ele é feito com a barriga de porco curada e defumada.
Essa cura e defumação, além da qualidade do animal é que confere muito sabor a esse ingrediente que surgiu da necessidade de se preservar alimentos quando ainda não existia refrigeração.
Apesar de ser extremamente simples, o processo de produção do bacon precisa de bastante tempo e paciência. A primeira etapa começa com a seleção de um bom corte, uma barriga de porco de qualidade com alta quantidade de gordura, carne, e ainda com o couro (pele). Em seguida, a barriga de porco passa por uma cura durante alguns dias, depois é defumada e estará pronta para cozinhar, assar ou fritar.

————————————————-
RECEITAS

Cheddar bacon
Ingredientes: 4 fatias de bacon; 4 hambúrgueres de fraldinha; 1 colher (sopa) de óleo vegetal; sal a gosto; pimenta-do-reino moída a gosto; 200 g de queijo cheddar fresco; 4 pães pretos de hambúrguer; 60 ml de mostarda de Dijon; 200 g de onion rings.
Preparo: em uma assadeira com papel-alumínio, coloque as tiras do bacon e leve ao forno preaquecido a 200 °C. Asse até o bacon perder todo o óleo e ficar crocante. Em uma frigideira, coloque uma colher de óleo e o hambúrguer. Vire com uma espátula quando as bordas estiverem douradas (2 ou 3 minutos). Deixei cozinhar até o ponto (2 ou 3 minutos em fogo médio). Tempere com sal e pimenta-do-reino. Coloque o queijo sobre o hambúrguer no momento final do cozimento, para derrete-lo. Com a ponta dos dedos, borrife um pouco de água em volta do hambúrguer e cubra-o com a tampa de uma panela. Retire do fogo. Corte o pão pela metade e leve-o para tostar levemente sobre a frigideira em que faz os hambúrgueres. Na metade inferior, coloque o hambúrguer com o queijo, as onion rings e o bacon. Passe a mostarda de Dijon na tampa do pão, coloque sobre o lanche e sirva.
Torta de bacon
Ingredientes Massa: 200g de biscoito cream cracker; 3 colheres (sopa) de margarina; ¼ de xícara (chá) de leite ou água. Recheio: 2 colheres (sopa) de margarina; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1/2 litro de leite; 3 ovos inteiros; 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; sal a gosto; 1/2 cebola ralada; 100 g de bacon fatiado cortado em tiras. Para decorar: 100g de azeitonas pretas; · 3 ovos cozidos e 50g de queijo parmesão ralado.
Preparo Massa: moa os biscoitos cream cracker, misture com a margarina derretida e o leite ou água. Forre o fundo e os lados de uma assadeira, comprimindo bem com as mãos. Reserve. Recheio: leve ao fogo a margarina e a farinha de trigo, mexendo sempre até ficar homogênea. Acrescente o leite quente aos poucos, sem parar de mexer, até ganhar consistência de creme. Bata os ovos, acrescentar o queijo parmesão ralado, o sal, a cebola e juntar ao creme. Despeje o recheio sobre a massa de biscoitos e cobrir com bacon em tiras. Leve ao forno.

Batata gratinada com bacon
Ingredientes: 1,5 kg de batatas;  350g de bacon; 200g de muçarela; 150g de parmesão ralado; sal e pimenta-do-reino a gosto. Béchamel: 600 ml de leite; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; sal e noz-moscada ralada a gosto.
Preparo: descasque e fatie a batata em rodelas finas (com cerca de meio centímetro cada fatia) e coloque para cozinhar em água com 1 colher (sopa) de sal. Deixe no fogo por cerca de 10 minutos ou até ficarem al dente. Desligue e escorra a água. Reserve. Pique o bacon em cubinhos e refogue em frigideira quente até estar levemente dourado. Reserve. Pique o queijo em cubinhos. Reserve. Béchamel: em uma panela, derreta a manteiga, coloque a farinha e faça uma pastinha. Acrescente o leite e misture com um batedor de arame para não empelotar. Vá mexendo até engrossar como um mingau ralo. Coloque uma pitada de sal e noz-moscada ralada.
Montagem: em uma travessa, disponha uma camada de batatas cozidas e espalhe um pouco do béchamel. Ponha os cubos de bacon e de muçarela. Repita as camadas, sendo que, na última, em vez de muçarela, coloque parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos ou até gratinar. Sirva quente.