Futebol internacional

Ganso em baixa

Paulo Henrique Ganso pintou como gênio, mas, com o decorrer dos anos, a expectativa não se confirmou (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress)

O Sevilla vive grande fase. Está na segunda colocação do Campeonato Espanhol, à frente de ninguém menos que o Barcelona, e atrás apenas do Real Madrid. Na Liga dos Campeões, vai disputar as oitavas de final contra o Leicester, com chances claras de passar para a fase seguinte. Mas nem tudo são flores por lá. Enquanto o técnico argentino Jorge Sampaoli se firma após grande trabalho na seleção chilena, Paulo Henrique Ganso amarga as profundezas do banco de reserva. Justo ele, que até pouco tempo atrás era considerado o brasileiro mais promissor depois de Neymar. Ganso começou com tudo no Santos, a ponto de muita gente considerá-lo melhor que o próprio Neymar. Mas aí vieram os problemas, como a contusão no joelho e o impasse na renovação de contrato, e o futebol dele caiu. O jeito foi ir para o São Paulo, que buscava um armador cerebral para seu meio…

Futebol internacional

Guardiola na marca do pênalti

Pep Guardiola tem encontrado dificuldades para manter o Manchester City entre os líderes do Campeonato Inglês (PAUL ELLIS/AFP)

Passadas 21 rodadas do Campeonato Inglês, o Manchester City, de Pep Guardiola, ocupa a modesta quinta colocação. Com 42 pontos, o time está dez atrás do líder Chelsea, e se a competição terminasse hoje nem a classificação para a Liga dos Campeões viria. A campanha do City surpreende porque, com a contratação de Guardiola, e com os grandes times ingleses vindo de temporadas ruins, era de se esperar que os comandados do badalado treinador espanhol estivessem ao menos entre os três primeiros colocados. O Manchester City até começou a Premiere League como se esperava. Foram seis vitórias nas seis primeiras rodadas, o que reforçou a impressão de que os demais times brigariam pela segunda colocação. Mas aí as primeiras derrotas surgiram, e Guardiola aos poucos foi perdendo os argumentos, a ponto de afirmar que não seguiria na carreira de treinador por muito tempo e pouco depois dizer que foi mal-interpretado….

Futebol nacional

Que venha Drogba

Drogba viveu os melhores momentos de sua carreira no Chelsea, clube pelo qual conquistou a Liga dos Campeões  (AFP PHOTO / PAUL ELLIS)

Por enquanto é especulação, e provavelmente o decorrer dos dias vai acabar mostrando que tudo não passou de sonho ou mesmo balão de ensaio. Mas se Didier Drogba vier para o Corinthians, será algo sensacional. Caso o marfinense seja contratado, não é só o Corinthians que ganha. Todo o futebol brasileiro vai se beneficiar da presença de um dos maiores atacantes do mundo nas últimas duas décadas. Seria um caso semelhante à passagem do holandês Clarence Seedorf, outro gênio da bola, pelo Botafogo. Drogba tem 38 anos, e seus melhores dias já vão longe. Mesmo assim, o talento que lhe resta deve ser suficiente para fazê-lo jogar em alto nível nos campeonatos disputados por aqui – não precisa nem dizer que ele é melhor do que Romero e Jô, independentemente de suas condições físicas. Isso é óbvio. Só será preciso tomar cuidado com a questão física. Não vai dar para…

Futebol nacional

Dilema atleticano

Pratto e Robinho puxam a fila dos jogadores caros e renomados que vestem a camisa do Atlético-MG (Foto: Cristiane Mattos/Futura Press/Folhapress)

O Atlético-MG tem um dos melhores elencos do Brasil, senão o melhor. O ataque conta com Pratto, Robinho, Fred, Cazares e Clayton. No meio de campo estão Maicosuel, Luan e Rafael Carioca. A defesa tem Vitor, Fábio Santos e Leonardo Silva. Um grupo repleto de boas opções, sem dúvida, mas que custa caro demais e que, por isso mesmo, corre o risco de ser desfeito a qualquer momento, antes mesmo de alcançar os objetivos. Até por isso, tem muita gente de olho nos jogadores atleticanos. O Santos, obcecado por Robinho, também quer Clayton e Cazares. O Palmeiras sonha com Pratto para coroar seu elenco ainda mais caro e qualificado. Em comum nas pretensões paulistas, a aposta de que a diretoria mineira não vai aguentar pagar tanta gente cara e vai ser obrigada a se desfazer de alguns deles. O Atlético-MG, assim como todo grande clube, tem por obrigação formar o melhor…

Futebol internacional

Sou mais Messi

Cristiano Ronaldo marcou 42 gols na temporada e chegou ao topo do mundo da bola pela quarta vez AFP PHOTO / GERARD JULIEN

Em 2007, Kaká foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Desde então, Messi e Cristiano Ronaldo se revezam como vencedores do prêmio, estabelecendo uma hegemonia tão justa quanto previsível e alimentando a discussão de quem é o melhor. A recente vitória do português é incontestável. Protagonista na conquista da Liga dos Campeões pelo Real Madrid e da Eurocopa por Portugal, ele chegou ao tetracampeonato da premiação da Fifa. Mas, se for para escolher, eu fico com Messi. Não porque ele tem um título de vantagem sobre Ronaldo, mas porque é mais completo e participa mais do jogo. Cristiano Ronaldo tem na finalização sua maior virtude. Quando ele prepara o chute, o coração do goleiro vem na boca. O atacante do Real Madrid mescla força e precisão em arremates de perto e de longe do gol. Entretanto, sua participação, ainda que fundamental, se resume a isso na maioria das…

Futebol nacional

Os jogadores da moda

Marinho salvou o Vitória do rebaixamento com gols decisivos, e agora deve ir ganhar milhões na China (Foto: Joka Madruga/Futura Press/Folhapress)

Após ótimo Campeonato Brasileiro pelo Vitória, Marinho recusou propostas de alguns dos principais times do Brasil para ganhar muito mais na China; pouco aproveitado na Inter de Milão, Felipe Melo, que acertou com o Palmeiras, foi outro jogador muito disputado entre os grandes brasileiros nesta virada de ano. A movimentação em torno de Marinho e Felipe Melo revela que, se coletivamente o futebol brasileiro tem se esforçado para evoluir, com uma nova geração de técnicos dedicados aos estudos e equipes mais organizadas em campo, individualmente o momento não é bom. Marinho foi o responsável direto pela permanência do Vitória na elite do Brasileiro. A ele cabe o rótulo de salvador que certos jogadores ganham quando conduzem um time apenas razoável a conquistas. Por outro lado, trata-se de um jogador de 26 anos que não conseguiu jogar quando defendeu grandes clubes. Ele passou despercebidamente por Fluminense, Internacional e Cruzeiro, e somente…

Futebol nacional

Copa São Paulo se perdeu

Santos e Floresta, do Ceará, jogam pela rodada inaugural do Grupo 25 da Copa São Paulo, em Barueri (Foto: Ricardo Moreira /Fotoarena/Folhapress) ORG XMIT: 1249799

A Copa São Paulo abre a temporada de futebol no Brasil. Mas não deveria. Inchada – tem 120 times – e descaracterizada por times de aluguel e outros sem a mínima condição técnica, a competição há tempos deveria ter sido extinta. Ou, pelo menos, reformulada. A Copinha, como a competição ficou conhecida, é disputada sob o calor insuportável de janeiro. Muitos dos jogos são realizados às 14 horas, o que, além de prejudicar o já duvidoso futebol apresentado, coloca a integridade física dos atletas em risco. As goleadas costumam ser a tônica na primeira fase. E, por incrível que pareça, isso não é bom. Porque, nesse caso, a questão não é a grande capacidade de quem vence, e sim o completo demérito de quem perde. Em sua estreia, na quarta-feira, o Corinthians já vencia o Pinheiro, do Maranhão, por 4 a 0 aos 20 minutos de jogo, e o jogo…

Futebol nacional

Procurando encrenca

Felipe Melo tem na expulsão contra a Holanda, na Copa de 2010, na África do Sul, o momento mais lembrado da carreira Foto de Celso Pupo/Fotoarena/Folhapres)

É difícil acreditar que o jogador mais disputado pelos clubes brasileiros no momento é Felipe Melo. Prestes a fechar com o Palmeiras, ele esteve nas pretensões de São Paulo, Corinthians e Flamengo, só para citar os principais. “Trata-se de um jogador raçudo, que impõe respeito no meio de campo”, dizem seus defensores, que o indicam como ideal para competições como a Libertadores, que exigem força e experiência. Experiência não falta a Felipe Melo, é verdade. O jogador, de 33 anos, já vestiu dez camisas, entre times do Brasil e do exterior. O problema é que ele nunca foi brilhante em lugar nenhum. Na verdade, o momento que o “consagrou” foi a expulsão na partida contra a Holanda, na Copa do Mundo de 2010. O tresloucado coice desferido em Robben lhe valeu o cartão vermelho e sepultou as chances de o Brasil, que fazia uma Copa regular, ir mais longe na…

Futebol nacional

Santos está a fim de gastar

Presidente Modesto Roma Júnior comanda o Santos na volta à Libertadores da América (Foto: Alexsander Ferraz)

Gabriel, Robinho, Marinho, Bernard, Marquinhos Gabriel… O leque de desejos santistas para o ano que vem é tão amplo quanto caro – e nem vamos falar em Schweinsteiger, que tem mais cara de sonho maluco do que qualquer outra coisa. Em comum, os jogadores pretendidos carregam o status de solução e dependem de um grande investimento para se tornarem realidade. Em tese, nenhum deles viria à Vila Belmiro sob a condição de aposta. E é exatamente isso que chama a atenção em um clube cuja tradição é revelar. Cadê as apostas, principalmente aquelas vindas da base? Tudo bem que o clube vai jogar a Libertadores e, por isso, precisa de mais experiência; tudo bem também que 2016 foi um ano positivo em termos de finanças, graças principalmente às vendas de Geuvânio e Gabriel, e que agora há de onde tirar recursos; mesmo assim, por que não se fala em promover mais ninguém…

Futebol nacional

Palmeiras em crise. Pode?

Palmeirenses sofreram muito nos últimos anos e não querem ver o momento favorável terminar tão cedo (Foto: Ale Frata/Codigo19)

Time campeão, cofre cheio e reforços chegando. O que mais um torcedor pode querer para seu time? Se o torcedor em questão for o do Palmeiras, a resposta é paz. Mesmo com tudo conspirando a favor, uma crise entre dirigentes se desenha fora das quatro linhas. Leila Pereira, proprietária da Crefisa, principal patrocinadora do Palmeiras, é a protagonista de uma novela que tem sua entrada no Conselho Deliberativo palmeirense como ponto principal. A dúvida é se ela tem condições legais para isso. Parte dos conselheiros acredita que sim, mas o ex-presidente Paulo Nobre, em um de seus últimos atos, teria publicado resolução impedindo a empresária de ingressar no legislativo alviverde. O impasse parece impensável para um clube que vive momento tão favorável. Entretanto, analisando a trajetória palmeirense ao longo dos anos, fica fácil constatar que mesmo nos momentos felizes o clube consegue encontrar motivos para sofrer. É celebre uma história que…