Processo Seletivo

5 comportamentos que vão te eliminar da entrevista de emprego

comportamentos que te eliminam na entrevista

A entrevista de emprego é a grande oportunidade que qualquer profissional tem para ingressar no emprego que deseja, iniciar a carreira na empresa dos sonhos ou sair do desespero provocado por um longo período de desemprego. Porém, esta oportunidade pode ser jogada no lixo se o profissional insistir em não tomar cuidado e alterar certos comportamentos que possui. Lembre-se que a entrevista é uma oportunidade única, e que do outro lado, existe uma pessoa que estará interpretando suas respostas e cada comportamento que apresentar. Muitos candidatos me dizem que seus comportamentos são analisados de forma equivocada pelos recrutadores. Isto até pode acontecer, mas na grande maioria dos casos, o recrutador faz uma análise coerente. Até porque sua função é essa, analisar e questionar o comportamento dos candidatos. A experiência de conduzir centenas de processos seletivos faz com que a análise do recrutador seja cada vez mais apurada. Já a sua experiência…

Carreira

No trabalho, faça o que é certo, nunca o que é mais fácil

Fazer o que é mais fácil, seja no trabalho, no seu negócio próprio, ou até mesmo em outras atividades rotineiras parece ser uma tentação que nos cerca constantemente. Como nos desenhos animados, é como se tivéssemos de um lado do ombro um anjinho que dissesse: “Faça o que é certo!” e de outro lado do ombro um diabinho dizendo: “Faça o que é mais fácil!”. Fazer o mais fácil VS Fazer o certo Apresentar este conflito interno é comum e faz parte de um funcionamento natural de nossa mente. Sabemos que fazer o certo, mesmo que implique em dedicar mais tempo e energia, é o caminho mais adequado para atingirmos nossos objetivos. Porém, nossa mente pode criar ideias mais simples para fazer algo ou simplesmente gerar comportamentos para fugirmos da situação na busca por te manter na famosa “zona de conforto”. No seu trabalho você já se deparou postergando uma atividade…

Estratégias

Prepare-se para a entrevista de emprego se quiser ser contratado

prepare-se para a entrevista de emprego

A preparação para uma entrevista de emprego é algo que exige tempo e energia. Este tema é tão importante e profundo que possuem até livros inteiros falando a respeito. Porém, resumirei os principais pontos, comentando as ações e estratégias para uma boa preparação. Qual a importância de se preparar para uma entrevista? A entrevista de emprego é uma oportunidade única para o recrutador te conhecer, entender se você atende aos requisitos do cargo e se você realmente deseja construir uma relação de longo prazo com a empresa. Uma entrevista de 30 minutos pode definir completamente o seu futuro profissional, pois pode te permitir entrar na empresa que sempre desejou ou te manter na fila do desemprego por mais alguns meses. A preparação ajuda o profissional a ter mais controle sobre sua comunicação, minimizar a insegurança e a evitar riscos que podem te eliminar instantaneamente do processo seletivo. Qualquer atleta treina por…

Carreira

3 passos para planejar sua transição de carreira

3 passos para transição de carreira

A transição de carreira é um processo complexo e exige a conclusão de alguns passos para que ocorra com sucesso. Infelizmente a grande maioria dos profissionais não segue estes passos. A consequência disso é um processo de transição que não avança, gera muita ansiedade e dúvida na cabeça do profissional e pode até mesmo terminar em frustração e arrependimento. Fazer uma transição de carreira não é como trocar de roupa. Essa mudança pode não ter volta pois afeta drasticamente sua trajetória profissional, impactando em seu currículo e alterando a sua percepção sobre o trabalho. Ter o pensamento: “Vou tentar algo novo e se não der certo eu volto para minha carreira antiga” nem sempre funciona. Sendo assim a clareza na escolha da nova opção profissional é fundamental! Testar novas opções de carreira é perigoso e pode consumir anos preciosos da sua vida e transformar sua carreira em um queijo suíço,…