Acessibilidade, Direitos, Educação, Inclusão, Legislação, Noticias em geral

Em Santos, Lei obriga estabelecimentos a terem guichês e caixas adaptados para pessoas com deficiência

1

Já entrou em vigor a lei complementar 954/de 16 de dezembro de 2016, de autoria do vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) que deu o prazo de 90 dias, a partir da sanção e publicação no Diário oficial do Município, que ocorreu em 11 de janeiro deste ano, para as empresas de Santos públicas e privadas terem no mínimo 10% de seus caixas e guichês de atendimento adaptados para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, gestantes e obesos. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à acessibilidade. A medida vale para todos os estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços que atendam ao público em geral. As alterações devem garantir: rampas de acesso, portas que permitam a passagem de cadeirantes, trajeto até o guichê ou caixa sem obstáculos ou desníveis, as dimensões dos caixas ou guichês devem respeitar as normas técnicas de acessibilidade da ABNT. A penalidade para as empresas…

Minha Opiniao

Voltando…

desculpas

Depois de uma série de problemas tecnológicos, retomo as minhas atividades aqui em nosso blog. Gostaria de pedir desculpas a todos que nos acompanham, pelo período sem publicação de novos conteúdos. Infelizmente quando nos tornamos dependentes de algo, ficamos à mercê de situações às vezes complicadas de se resolverem rapidamente, ainda mais quando se trata de “Pessoas” temperamentais como os computadores e seus sistemas operacionais… Novamente peço desculpas pela ausência, e espero que todos possam continuar nos acompanhando! Um grande abraço em todos!

Acessibilidade, Direitos, Equipamentos, Inclusão, Lazer, Minha Opiniao, Mobilidade

Roda SP, barato e Acessível!

rdsp

Depois da minha manifestação aqui em nosso blog sobre o serviço Roda SP, passei a ter contato direto com a coordenadoria operacional do projeto, Ana Célia. A mesma vem me atendendo de forma muito atenciosa, e me garante que existem veículos adaptados para todos os roteiros, bastando a pessoa interessada ANTES de comprar a sua passagem, fazer contato com o serviço pelo telefone 03007770745, por e-mail contato@rodasp.com ou ainda na pagina do facebook www.facebook.com/programarodasp , declarando a necessidade do transporte adequado. Você deixará nome, telefone de contato, a rota (conheça aqui .www.rodaspcom todas as rotas) e o dia desejado, que a equipe operacional entrará em contato para aceitar todos os detalhes da viagem. Lembrando que o projeto visa proporcionar passeios por toda a baixada santista, por um custo popular. Podemos viajar o dia todo por apenas R$10 por pessoa. Como fiz no ano passado, agora até o final das minhas…

Noticias em geral, Saude, Voce Sabia ?

AVC (Acidente Vascular Cerebral) em crianças é possível?

avc infantil

Sim! Embora pareça improvável, é verdade que crianças podem sofrer, sim, isso que muitos chamam de derrame. O AVC se dá pela saída ou interrupção súbita de circulação sanguínea em alguma região do cérebro ou em várias áreas ou em mais áreas específicas da região cerebral. Os efeitos são neurológicos e podem levar a criança a sequelas que vão desde leves às mais profundas. Por isso que toda atenção é necessária, pois tal quadro pode ser confundido com a paralisia cerebral decorrente de outras situações. Às vezes no tratamento, pode-se alterar o quadro da criança pelo resto da vida. Devemos ficar atentos! Vejam o quadro;

Acessibilidade, Denuncias, Inclusão, Lazer, Minha Opiniao, Noticias em geral

Roda SP: e os ônibus/vans adaptados?

rodasp

Bom, já comprei 2 ingresso/2 roteiros… Na página do serviço, e na compra dos ingressos, não tive nenhuma orientação, nenhuma informação, nenhum indício para passageiros com deficiência. Comprei porque no ano passado deu tudo certo,  o serviço funcionou muito bem… Seria muita “jumentisse” retroceder… Mas, começo a me preocupar porque desde terça feira escrevi vários e-mails, perguntando sobre a questão e não recebi nenhum retorno até agora; e no lançamento do projeto pelo vice-governador, também não foi falado nada… Pelo jeito lá vem stress! E ai Secretaria de Turismo de São Paulo/ RodaSP? Materia  com o vice governador -> http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2017/01/roda-sp-e-lancado-com-presenca-do-vice-governador-marcio-franca.html

Acessibilidade, Direitos, Equipamentos, Inclusão, Legislação, Noticias em geral, Sem categoria

Cadeiras de rodas, órteses e próteses grátis

cadeirasus

Nunca cansarei de dizer que conhecimento e informação, são os melhores caminhos para tirar as pessoas do limbo… são luzes nas trevas! Muitos não sabem (e convenientemente, o poder público não divulga como deveria), mas para aqueles que não possuem condições de comprar um equipamento que facilite a sua vida, enquanto pessoa com deficiência, existe um meio de adquirir gratuitamente uma cadeira de rodas (manual ou não), ou uma órtese/ próteses; Através da Portaria Nº 116, de 9 de setembro 1993, publicada no Diário Oficial de setembro de 1993, as Secretarias de Saúde dos Estados, possuem um programa de atenção integral a saúde da pessoa com deficiência, que compreende o acolhimento do usuário em suas necessidades de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. Pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida têm direito (não é doação!) a receber cadeira de rodas motorizada distribuída…

Acessibilidade, Educação, Inclusão, Noticias em geral, Saude

Conheçam a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Praia Grande Semear e Crescer

semear

Com pouco menos de 1 ano de existência, esta associação vem fazendo muito mais, do que já foi feito em muitos anos na cidade! Seu trabalho vem crescendo a cada dia, mas infelizmente não de uma forma saudável, sustentável. A demanda é muito grande, e eles vem atendendo quase 70 crianças com recursos próprios, com muito empenho dos voluntários e doações dos simpatizantes. Em agosto de 2015, a mãe do Eros Estevan, autista, com 6 anos de idade, e Pedagoga/Psicopedagoga Talita Silva, decidiu abrir um consultório multidisciplinar para atender crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, sobretudo diante dos resultados de uma pesquisa situacional, que buscou levantar o número de autistas na Praia Grande, bem como compreender toda a conjuntura que os envolvia nesse contexto. Sobre uma estimativa real referente à (grande) demanda de autistas do munícipio, verificou-se que a prefeitura/secretarias, entre outros órgãos não dispunham…

Acessibilidade, Direitos, Inclusão, Lazer

Praia Acessível (mesmo?) – Esporte para todos

praia-para-todos

A partir do dia 29 de dezembro (quinta-feira) o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPCD), com patrocínio da Sabesp lança o programa Praia Acessível – Esporte Para Todos. A iniciativa será inaugurada em Santos e passará também por Praia Grande, Guarujá e Caraguatatuba. O secretário da SELJ, Paulo Gustavo Maiurino, estará presente à solenidade de abertura, em Santos, no dia 29 (quinta-feira), às 11 horas, na Praia do Gonzaga. Voltado a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, o programa visa proporcionar atividades de esporte, lazer e recreação em uma época de grande visitação às cidades litorâneas do Estado, proporcionando inclusão e entretenimento. Atividades Serão oferecidas as seguintes atividades: vôlei sentado/adaptado; surf adaptado; handbike; frescobol adaptado e piscina infantil. Cadeiras, demais equipamentos e toda infraestrutura necessária para…

Acessibilidade, Equipamentos, Inclusão, Noticias em geral

Cão Inclusão: cães treinados gratuitamente para ajudar cadeirantes

cao1

Cães que auxiliam pessoas com deficiência visual no dia a dia, todo mundo conhece, já viu. Mas e para ajudar quem tem dificuldades com mobilidade, já viram? Pois é, também tem! Essa é a proposta do Cão Inclusão (conheça http://caoinclusao.com.br ), projeto que busca disponibilizar gratuitamente cães treinados para quem usa cadeira de rodas. O Cão Inclusão é um projeto que conta com o apoio de empresas para poder selecionar, treinar e manter esses cães. O processo de preparação de cada animal demora cerca de 2 anos, entre seleção, educação com uma família voluntária, treinamento específico e ambientação com o cadeirante com quem irá viver. Segundo o projeto, cada cão trabalha por cerca de 8 anos e sua “aposentadoria” e bem-estar estão mais que garantidos. Visa proporcionar mais autonomia e segurança, os cães de assistência para cadeirantes, podem ajudar a abrir e fechar portas, chamar o elevador e até mesmo…

Acessibilidade, Direitos, Equipamentos, Inclusão, Noticias em geral

Campanha Roda Gigante: Com R$ 10, ajude alguém a ter uma cadeira de rodas nova

roda-gigante2

Somente quem depende de uma cadeira de rodas, sabe o quanto esse equipamento é vital, como se tornam uma extensão do nosso corpo… felizmente no decorrer da minha vida, nunca passei por uma grande necessidade em ter um equipamento legal, adequado às minhas necessidades, que me atendessem bem. Sempre tive pessoas que me ajudaram em várias situações (recentemente fui muito agraciado com a iniciativa de pessoas muito especiais, que me proporcionaram o que muitos, infelizmente, só terão a possibilidade de sonhar…). Quando não tive esta sorte, de um jeito ou de outro, tive condições de comprar o que me faltava. Infelizmente não é esta a realidade da imensa maioria das pessoas que precisam de algum tipo de equipamento (seja uma cadeira de rodas, ou qualquer outra coisa, como uma almofada, muletas, etc.). É um absurdo saber que tem pessoas que não pode sair de casa, por não ter aquilo que…