Sem categoria

Objetivo claro

Ao eleger os prefeitos Válter Suman (Guarujá),  Átila Jacomussi (Mauá) e Gustavo Henrique Costa, o Guti (Guarulhos) como vice-presidentes estaduais, o PSB paulista pretende prestigiar três regiões vitais para a pretendida candidatura do vice-governador Márcio França (PSB) em 2018: Baixada Santista, Grande São Paulo e ABC Paulista, respectivamente. Durante o congresso estadual socialista, realizado no sábado passado, ninguém fez questão de esconder o principal objetivo do partido para o ano que vem – o vicentino foi recebido com o coro “São Paulo avança, governador é Márcio França”.

Sem categoria

Alarme falso

A Prefeitura de Santos esclarece à coluna que o boato surgido nesta semana de que uma série de demissões estaria em curso na Cohab Santista (Companhia de Habitação da Baixada Santista ) é falsa. Em nota, a Administração informou que houve apenas um caso confirmado, “por motivo de reestruturação de pessoal de setor”, na segunda-feira. A empresa conta, hoje, com 134 funcionários.  

Sem categoria

Em nome da lei

O vereador Kenny Mendes (PSDB) apresentou na sessão de segunda-feira um projeto de lei que pretende mudar o nome da Guarda Municipal para Polícia Municipal de Santos. O parlamentar alega que o Estatuto Geral das Guardas Municipais, criado pela Lei Federal nº 13.022, de 8 de agosto de 2014, possibilita condições para a alteração. O neotucano diz que as competências das guardas municipais são típicas de polícia, sendo que a nova designação não afetará seu estatuto jurídico e atribuições. “Vai trazer uma melhor identificação por parte da população, aumentará a sensação de segurança e facilitará a integração entre as forças de segurança pública”, aponta. A proposta ainda não tem data definida para ser votada em plenário.  

Sem categoria

Preparando terreno

Ainda não será agora que o vereador licenciado Hugo Duppre (PSD) vai deixar o comando da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes). Hoje ele esteve na Câmara Municipal com a missão de requisitar emendas parlamentares (leia-se, dinheiro) para o órgão em 2018. Consta que o ex-nadador anda descontente com as atividades na Fupes. É provável que ele retorne ao Legislativo no início do ano que vem – para desgosto do parceiro de partido Braz Antunes, seu suplente na Casa.

Sem categoria

Tiro certo

O assassinato do policial militar George Luis de Brito Rangel, na quarta-feira, em São Vicente, repercutiu na Câmara de Santos, ontem. O vereador Sérgio Santana (PR – na foto) pediu um minuto de silêncio em homenagem ao companheiro de corporação. Mas não deixou de fazer barulho. “A PM é sempre é criticada aqui quando ‘senta a borracha’. Mas hoje não vi ninguém se manifestar sobre esse caso”, disse o republicano, na sessão desta quinta-feira.

Sem categoria

Em guarda

Enquanto o prefeito Ademário Oliveira (PSDB) não envia à Câmara o projeto que cria a Guarda Municipal de Cubatão, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania vai se preparando para receber o contingente. Integrantes da pasta estiveram na sede da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, no mês passado, para conhecer o funcionamento da corporação. Segundo o secretário Jefferson Cansou, a experiência será útil para a formatação final da proposta do Executivo. O objetivo é iniciar os trabalhos já em 2018, com cerca de 100 guardas.

Sem categoria

Parte integrante

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS – que, entre outros temas, vai investigar o acordo de delação entre os executivos da empresa de frigoríficos, os irmãos Batista, e o Ministério Público Federal (MPF) – terá um representante da Baixada Santista. O deputado federal Marcelo Squassoni será o membro titular do PRB no colegiado, instalado ontem no Congresso Nacional. O parlamentar guarujaense não é marinheiro de primeira viagem no assunto: já integrou as CPMIs da Petrobras (criada em 2009, mas reconstituída em 2014) e do BNDES (2015).