Sem categoria

É uma honra

É praxe, dentro de qualquer partido, um parlamentar iniciante laurear outro mais experiente com títulos – o novato acaba cavando mais espaço junto ao ‘bambambã’. O vereador de Santos Augusto Duarte (PSDB – na foto) fez a lição de casa e propôs a outorga da Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas para o colega Bruno Covas (PSDB), vice-prefeito da Capital. “Trata-se de uma homenagem do cidadão santista para quem já fez tanto por Santos”, justifica o autor da proposta. Deputado federal licenciado, o neto do ex-governador Mario Covas transferiu o domicílio eleitoral para São Paulo em 2011.

Sem categoria

Certeza incerta

Ainda em recuperação após sofrer um acidente de moto, o ex-deputado estadual Luciano Batista (PTB) não para. Ele está montando uma equipe com pessoas que o apoiaram nas eleições de 2006, 2010 e 2014 com o objetivo de retornar à Assembleia Legislativa. O ex-parlamentar diz que os boatos de que poderia trocar de partido – o PR seria o possível destino – são infundados: “Essa possibilidade ainda não está em meus planos”. Ainda?

Sem categoria

Falando grosso

O deputado federal Marcelo Squassoni (PRB – na foto) usou o caso da promotora de vendas assassinada no final de semana em São Vicente, hoje, para fazer um discurso duro na Câmara. “O que mais vejo aqui são lobistas de todas as corporações virem lutar por interesses próprios, nunca da comunidade”. O parlamentar mirou seu alvo em direção a outro plenário do Congresso Nacional. “Cobraremos o Senado para que vote o projeto da maioridade penal, como já fizemos no ano passado”, disse. “Não é possível que os senadores tenham os olhos vendados para um clamor da sociedade brasileira”.  

Sem categoria

É o que me resta

Dispensada por João Doria (PSDB) do comando da Secretaria de Assistência Social da Capital, Soninha Francine (PPS) gracejou: “Não correspondi ao ritmo do prefeito. E olha que eu ando rápido!”. A repentina ida para a Câmara Municipal, garante, terá seu lado positivo. “Serei uma vereadora muito mais bem informada do que se não tivesse passado por aqui”.

Sem categoria

Exemplos do passado

Durante audiência pública que discutiu o programa Santos Novos Tempos, hoje, na Câmara Municipal, o coordenador do projeto, Márcio Lara, disse que a vereadora Telma de Souza (PT) estava equivocada ao considerar a obra demorada. “É impressão sua”. Ele fez uma analogia histórica para defender o atual cronograma. “Saturnino de Brito entregou o projeto dos canais da Cidade em 1903. As obras iniciaram em 1905 e foram concluídas em 1927. E eles estão aí, em uso, há mais de 100 anos”, disse o engenheiro. “É o mesmo que estamos fazendo agora”.  

Sem categoria

Consumo interno

Líder da bancada do PRB na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Wellington Moura conseguiu aprovar a criação de mais uma comissão permanente na Casa, a dos Direitos do Consumidor. Como já preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Planos de Saúde, o santista passará o comando do novo colegiado para outro representante do partido – o deputado Jorge Wilson, o ‘Xerife do Consumidor’, deve ser o indicado.  

Sem categoria

Visita pré-marcada

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) estará amanhã, às 14h30, na Câmara de Santos. Não será para aparar as arestas em sua base de sustentação na Casa – o objetivo é entregar aos parlamentares o Programa de Metas de seu segundo mandato. A visita não se dá por vontade própria. Um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município do vereador licenciado Sadao Nakai (PSDB) – hoje secretário municipal de Esportes –, aprovado em 2016, estabelece que o chefe do Executivo disponibilize o documento até 90 dias após sua posse. Tem mais: o tucano terá de explicar as medidas em audiência pública dentro de um mês.