Sem categoria

Caras conhecidas

Durante a conferência ‘Eleições 2018 – Desafios e Perspectivas’, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), segunda-feira, o ministro do TSE Tarcísio Vieira de Carvalho lembrou que estas serão as primeiras eleições gerais sem a participação de pessoas jurídicas no financiamento de campanhas. Se em 2014 os candidatos gastaram R$ 7 bilhões, o Fundo Partidário e o recém-criado Fundo Especial de Financiamento de Campanha somam, para a corrida eleitoral deste ano, R$ 2,5 bilhões. “Há vantagem competitiva para quem já é conhecido e detentor de mandato”, diz o ministro. “É difícil, em uma disputa curta (45 dias), superar os concorrentes midiáticos”.

Sem categoria

Como se faz

O prefeito guarujaense, Válter Suman (PSB), voltou impressionado da visita que fez na quarta-feira ao Parque Tecnológico de Sorocaba. “Fiquei impactado por toda a estrutura”, diz o socialista, que foi recebido pelo presidente do equipamento, Roberto Freitas. O objetivo foi conhecer a estrutura do empreendimento e seu funcionamento prático. “Queremos levar essa expertise para Guarujá”.

Sem categoria

Pedal nos trilhos

Suplente da vereadora Telma de Souza (PT) – em licença médica – no Legislativo santista, Rafael Ambrósio (PT) questionou a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) se há estudos para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) poder transportar bicicletas. O urbanista cita o exemplo do Metrô e os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na Capital, que permitem as bikes em vagões específicos: “A bicicleta é complementar ao VLT”.

Sem categoria

Do começo ao fim

Em recente evento do PP em Santos, o presidente do partido em solo paulista, deputado Guilherme Mussi, lembrou que iniciou a carreira política ao mesmo tempo que seu colega de Câmara Federal Ricardo Izar (PP), também presente ao evento. “Começamos juntos no PV, depois fomos para o PSD. Então surgiu a oportunidade de virmos para o PP”, relembrou o parlamentar. “Ele, sempre muito inteligente, me ligou e disse: vai indo na frente, que eu chego depois!”.  

Sem categoria

Tropeços

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) julgou não prestadas as contas de 2016 do Partido Republicano da Ordem Social (Pros). A sigla foi condenada à suspensão de repasses de quotas do Fundo Partidário enquanto permanecer a omissão. Já o Partido Novo (Novo) e o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) tiveram as contas eleitorais de seus diretórios estaduais, também referentes a 2016, desaprovadas. Foram identificadas irregularidades na origem dos recursos. Nos três casos, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Sem categoria

Por cima

Os dois candidatos a prefeito da Rede Sustentabilidade na Baixada Santista nas eleições de 2016, Valter Batista (Guarujá) e Kayo Amado (São Vicente), agora integram a instância nacional do partido. Ambos participaram do Congresso Nacional da Rede, na Capital, durante o final de semana. O desempenho de Amado – que conseguiu 48.641 votos na disputa pela Prefeitura de São Vicente – o alçou a referência dentro da sigla “Pessoas de outros estados me abordaram para palestrar, pediram dicas sobre como fazer campanhas baratas”, diz. “Rolaram até selfies!”.