Sem categoria

Vitaminados

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi o deputado reeleito na Câmara Federal que mais aumentou sua votação na comparação com a eleição de 2014 – passou de 82.224 para 1.843.735 votos (variação de 2142,33%). A lista dos ‘campeões de engorda’ conta, sintomaticamente, com outros parlamentares do partido do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL): Fausto Pinato (PP-SP, 437,10%), Capitão Augusto (PR-SP, 416,63%), Luciano Bivar (PSL-PE, 374,81%) e Marcelo Álvaro Antonio (PSL-MG, 280,91%).  

Sem categoria

Retorno marcado

O vereador licenciado Sadao Nakai (PSDB), atual secretário de Esportes de Santos, retoma o mandato no início de novembro. Enquanto o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) não escolhe seus substituto, já existem nomes interessados. Se o chefe do Executivo quiser manter o perfil parlamentar à frente da pasta, o vereador Augusto Duarte (PSDB) já se manifestou favorável a encarar o desafio.  

Sem categoria

Possível retorno

Ex-diretora do Departamento de Educação no Governo Clermont Silveira Castor, Marcia Terras está cotada para ocupar a Secretaria de Educação de Cubatão. Se o fato for confirmado, a professora assume o lugar do vice-prefeito Pedro de Sá (PTB – na foto), que acumula ainda as pastas de Planejamento e de Cultura. Caso o petebista se afaste da Secretaria de Educação ganhará mais tempo para se dedicar à elaboração do Orçamento Municipal de 2019 – que tem de ser entregue à Câmara Municipal até sexta-feira. Oficialmente, o prefeito Ademário de Oliveira (PSDB) não confirma – nem desmente – a substituição.

Sem categoria

Favas contadas

Na reta final da corrida ao Palácio do Planalto, o vice-líder do Governo Michel Temer (MDB) na Câmara Federal, deputado Beto Mansur (MDB), diz que o quadro parece estar definido com Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Hadadd (PT) no segundo turno. “A não ser que haja algo fora do normal, já está praticamente certo”. Apoiador da candidatura de Henrique Meirelles (MDB), o ex-prefeito santista lamenta a eventual “radicalização dos extremos” na definição do pleito. “A direita votando no Bolsonaro e a esquerda apostando no Haddad”. Se os resultados das pesquisas eleitorais se confirmarem, quem vence? “Difícil fazer um prognóstico. A situação está muito indefinida”.

Sem categoria

Entre tapa e tapas

Em debate realizado hoje na Capital entre Carina Vitral (PC do B) e Kim Kataguiri (DEM), ambos candidatos a deputado estadual, a santista disse ter orgulho de estar do lado certo da história. O democrata atacou: “Se apoiar a Coreia do Norte, Stálin ou Fidel Castro é lado certo, tenho orgulho de estar do lado errado da história”. A ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) não demorou para responder ao ‘colega’ do MBL (Movimento Brasil Livre): “Deve ser o mesmo orgulho que você sente das fotos em que aparece sorridente ao lado do Eduardo Cunha e Michel Temer!”.

Sem categoria

Contestação

O Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu contra o indeferimento do registro de candidatura de José Erivaldo da Silva(PC do B) a deputado estadual. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alega que o candidato, com deficiência visual adquirida, deveria comprovar ser alfabetizado em braile. A Procuradoria Regional Eleitoral alega que a exigência é descabida porque deficientes visuais não estão obrigados a aprender nesse método, já que existem outros. Ainda mais no caso de alguém que tornou-se cego já na idade adulta.

Sem categoria

Presença feminina

Na eleição para a Câmara Federal, pelo menos uma legenda fará jus ao nome: o PMB (Partido da Mulher Brasileira) será a agremiação com a maior proporção de candidatas a deputada – 40%, ao todo. Na sequência vêm <MC1>PSTU (39,5%) e PC do B (37,3%). Na contramão, as siglas com menos proporção de concorrentes do sexo feminino são PP (25,3%), PMN (27,2%) e PCB (27,8%). Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm decidido que os partidos com percentual abaixo do mínimo precisam reduzir as candidaturas de homens para atingir os 30%.