Casamento

Casamento ontem e hoje

Era um horror ouvir ,que no tempo de nossas avós diziam que toda mulher merecia alguns anos de viuvez para ser feliz,pois via-se o casamento como um grande ônus para as mulheres em geral. Mas graças a Deus estamos numa época em que já se concretizou a igualdade de gêneros num relacionamento em que o casamento para ser bom deve satisfazer as necessidades de ambos os parceiros. Achei interessante e resolvi dividir com meus leitores o e mail que eu recebi recentemente de uma neta que ao notar a mudança de sua avó após a viuvez ,ficou surpresa. Oi Marcia, minha avó ficou viúva e era tão seca mal humorada e agora está leve, livre, e risonha, não sai de bailes e até arranjou amigas,será que ela era infeliz e agora esta feliz? Pergunto, por que a família toda esta se surpreendendo e criticando muito.  Não posso dizer que ela…

Comportamento

Quem ama não bate

Apesar de batido o título acima não poderia ser outro,pois via de regra quem bate diz que o faz por amor. Não gosto muito de falar ou escrever sobre esse assunto,mas nãos e pode fechar os olhos para uma realidade que as vezes está pertinho de nós. Amor,posse,doença ou outros tantos motivos mas que não justificam.Na nova novela da Globo tem um casal de personagens que retratam fielmente a dificuldade de quem apanha entender que ninguém nem o outro que se ama,tem o direito de violar,bater,humilhar o seu parceiro (a) em nome do amor. A vítima ,historicamente ,por medo ou vergonha se cala ou mente os motivos de tantos hematomas ou fraturas ,mas a boa noticia é que ao saber do fato e denunciar ,será uma voz ouvida.fato recente foi da mulher de um cantor,que mesmo assumindo a surra,a desmentiu o que fez com que uma juíza tomando ciência dos fatos…

ciumes

Ai eu me mordo..

Sábado assistindo a um show de música,aliás delicioso, onde todos compartilhavam cantando e dançando,percebi que quando se cantava aquela música antiga ,”Eu me mordo de ciumes “,do Grupo Titãs,talvez dos anos 90 do século passado,a platéia toda se acendeu ,cantou e vibrou. Pois é o ciúme que até então era prova de amor,bem querer e cuidado se transformou num sentimento fora de moda ,cruel  e principalmente que  traduz posse muito mais do que amor. Resolvi trazer esse tema para reflexão a partir de tantos e mails que recebo ,de pessoas que sofrem apesar de terem relações boas e felizes mas que  estragam pela dificuldade de não enxergar o outro com suas necessidades e valores. Tais e mails refletem bem essa falta de motivo concreto para que na maioria das manifestações de ciúmes ,muito mais do que um bom motivo ,vemos crenças que não são atualizadas em respeito ao outro e acaba-se…

Relacionamentos

O tempo do outro

Na nossa educação ocidental e mesmo em nossas crenças pessoais devemos respeitar o outro. Verdade absoluta,exceto quando o respeito é pelo tempo de decisão ou amadurecimento desse outro,mormente em questões afetivas. Na clinica psicológica vemos muitas vezes pessoas tanto homens e mulheres ,deixarem de viver suas necessidades existenciais por causa da dificuldade do outro e acabam perdendo o trem de sua própria vida. Eu vejo isso nas questões sexuais,nas questões profissionais e até na possibilidade de diversão no dia a dia. Exemplo disso retrato nesse e mail recebido de uma leitora.     Tenho 50 anos e reencontrei um ex que agora vive em outra cidade. Trocamos mensagens e quando nos encontramos foi mágico. Mas ele logo me avisou que tem dificuldades em manter vínculos que se sente sufocado e sempre depois de um encontro dá uma sumida, fica frio.Mas fala para eu ser paciente porque ele vai tentar resolver…

Casamento

Erros e erros

Por tantos aspectos envolvidos, sabemos que viver a dois não é fácil, aliás, nunca foi, mas por questões culturais até se permitia um pouco de sofrimento no paraíso para segurar uma relação. Hoje as coisas estão bem diferentes. O grande desafio ao se amar alguém e decidir juntar as “ escovas de dente”  é fazer com que o cotidiano seja um aprendizado de respeito, às diferenças. Sempre digo por aqui que o casamento ou a decisão de morar juntos não é a senha para que os dois se tornem um, como se ouvia nas cerimônias de casamento,  e que de tanto se repetir as pessoas acabam acreditando. Ser o amor de uma vida não é o mesmo que ser dono de uma vida, a velha aritmética do um mais um é igual  a três, está cada vez mais coerente e necessária entre os casais. Eu +tu+nós, são instâncias que devem…

resgatar a autoestima

Por que é primavera

    Assim como a primavera eu aprendi a me deixar cortar. E a voltar sempre inteira. “diz lindamente Clarice Lispector. Passado o inverno, cinza, de árvores desbotadas e desfolhadas, emoções bastante complexas, que evocam tempo perdido, sonhos não realizados e dificuldades não ultrapassadas nos atingem a alma, vale a pena pensar em novas possibilidades e novas soluções. Ato de amor por nós e pelo outro, a tentativa de reconstrução é parte integrante de nossa estrutura psíquica, senão a nossa vida seria construída apenas por um monte de destroços. Porque é primavera… Eu diria que esse momento é precioso e não deve ser perdido nem desperdiçado ao exemplo da natureza que lindamente se reconstrói, em cada época do ano com sua magnitude e singeleza. Seria uma nova chance de recasar, mudando padrões de funcionamento, não só nas promessas, ou fantasia de um par perfeito, mas principalmente mudanças baseadas no desejo…