Sexo

Começar de novo

Uma questão recorrente tanto para homens como para mulheres após um divórcio ou viuvez e como e quando ter um novo relacionamento. Quando não é uma questão fácil de resolver,pois não há tempo ,o que deve haver é um um encontro com alguém não por falta ou carência mas  sim para um reencontro consigo mesma(o). Emails como esse que acabei de receber são muito comuns portanto sempre é bom refletir sobre esse assunto que aparentemente pode parecer ser banal ,mas que se não for bem conduzido pode trazer consequências desagradáveis. Oi, estou com uma dúvida e quero que me ajude a pensar. Sou divorciada há 4 anos, tenho 48 anos e nunca mais havia tido ninguém. Agora arranjei um namorado super legal, mas meus filhos de 15 e 19 anos não gostam muito quando o veem lá em casa e ele por sua vez não entende que não tenho liberdade…

Diversidade Sexual

Muito além do banheiro

  Essa semana,um amigo, transexual ,me contou que foi a um bom restaurante aqui em Santos e por necessidade perguntou onde era o banheiro agênero ,percebeu pela surpresa do maître que ele não entendeu nada,mas após a  explicação ,elegantemente o gerente acolheu a critica construtiva, se surpreendeu por nunca ter pensado nisso e que levaria a demanda aos seus patrões. Hoje escuto por uma Rádio de abrangência nacional que o Secretario de Educação do Estado de São Paulo,também já está atuando nesse sentido o que provocou nos comentaristas do programa matinal,uma série de elucubrações ,divagações e críticas de quem não sabe nada do que se passa na realidade e na vida de tantos transgêneros no mundo. Dia 17 de maio,Dia  Internacional  Combate à Homofobia,me obriga a trazer esse assunto para reflexão e mudança de paradigmas,pois o combate a homofobia só tem um caminho ,a desconstrução de certezas e aberturas para…

Casamento

Decisão importante.

Até  pouco tempo atrás decisão de ter ou não ter filhos,nem era uma questão,pois casava-se e engravidar era a consequência natural ,era o que se esperava,mas hoje as coisas mudaram muito e uma leitora me diz que diferente do que ele e o marido haviam combinado,ela hoje deseja filhos,o que não está e nunca esteve nos projetos dele,e o que fazer diante de uma questão séria que envolve muito mais do que querer ou não querer? Ela até sugere “esquecer “de tomar a pilula,mas  está se propondo uma saída individual para um problema que é dos dois. A chegada de uma criança é um momento importante que exige disponibilidade do casal. Por isso a decisão e o projeto devem ser conjunto, não estamos falando de novelas mas sim de vida real. Portanto não pode ser um convencimento,mas resultado de uma decisão madura, além de que um filho é um projeto de…

Comportamento

Sobre intuição-Dúvida de leitora

Oi Marcia, às vezes me sinto um pouco bobinha, e isso me deixa desconfortável. Não desconfio de nada nem de ninguém e muitas vezes as pessoas veem que estou entrando numa enrascada, avisam e eu não acredito e vira e mexe levo tombos homéricos tanto financeiramente como emocionais. Minha mãe fala que tenho que desenvolver mais minha intuição e perceber sempre o que há de oculto ,ou não aparente e eu não vejo, acho que seria uma intuição.     Realmente é possível sim desenvolver mais a intuição, não que você não a tenha, mas pode deixa-la dormindo e isso é confortável e faz com que funcione no piloto automático sem parar para perceber a situação e se perceber diante das situações. Jung definiu a intuição como uma maneira de perceber internamente algumas possibilidades. Isso não tem nada a ver com premonição ou pressentimentos, pois está mais ligada a conhecimento….

Comportamento

Dependência virtual -Dúvida do leitor

Gosto demais de ficar nas salas de bate papo e namorar on line. Minha irmã diz que já estou exagerando, eu não acho, mas há algum risco nisso? Os relacionamentos virtuais são uma das novidades e facilidades que a internet dá hoje em dia, as salas de bate papo estão aí facilitando que se encontre pessoas que estejam a fim das mesmas coisas que nós. Em princípio não havendo complicações, a frequência desse tipo de contato vai se intensificando, pois convenhamos é muito gostoso e confortável e isso pode acabar gerando uma dependência no mesmo nível que o álcool e o cigarro, sem que se perceba. Para se prevenir é melhor ter um controle e uma regra pessoal para acessar esses grupos, dias e horas pré-organizados e sabendo parar na hora definida por você mesmo. Muito mais do que a perda de tempo outro risco é o isolamento social e…

Comportamento

Fazer o que?

                                                              Oi Márcia,  trabalho em uma empresa ligada ao porto ,onde a maioria dos funcionários são homens, até aí tudo bem sou muito respeitada. Acontece que meu chefe está passando por problemas particulares e talvez por ser a única mulher do meu setor, ele anda me fazendo de confidente e isso me deixa desconfortável, essa semana ele até chorou. Como evitar se é que existe uma maneira de fazer isso sem magoar ou colocar meu emprego em risco?     Não existem regras para uma relação perfeita entre funcionários e chefes. Ainda assim realmente é uma situação delicada, em princípio não há nada a temer pois provavelmente ele viu em você o equilíbrio para talvez aconselha-lo,e isso pode acontecer desde…