assexualidade

Assexual

Assunto muito atual,quase uma infâmia quando se fala em liberdade sexual,a assexualidade tem estado muito presente nos relacionamentos.Muito mais do que se imagina .   Olá, tenho 27 anos e sei que sou bonita, estou casada há 3 anos com um cara muito legal, bonitão que tem 30 anos. Sei que também sou uma pessoa legam me visto bem tenho um bom trabalho, ele também é vaidoso, pratica judô e sei que não me trai. Mas ele nunca me procura sexualmente, alguns amigos com quem desabafei acham que ele é gay,como faze-lo confiar em mim e me dizer o que acontece com a nossa vida sexual? Vamos lá ,você diz que ele não trai você ,mas eu vejo como uma primeira traição essa falta de presença sexual no casamento sem te dar alguma satisfação ou desculpa, portanto falar sobre isso com ele tem tudo a ver com a construção de…

dia do beijo

MAGIA DO BEIJO

  Oba!! Acabo de saber quer hoje é o dia do beijo, então vamos falar disso? Existem vários tipos de beijo, sem dúvida e cada um quer e deve transmitir o melhor de nossos desejos pelo outro ou para o outro. Nos momento de grande paixão o beijo na boca prende, gruda e não quer acabar nunca; o beijo gentil aquele em que demonstramos apreço, admiração e carinho; o beijo furtivo, roubado que sempre deixa o gosto de quero mais e o beijo amoroso de pais em filhos e vice versa que transmite muito além do amor, também aceitação plena e segurança, são vários os tipos e possibilidades do beijo, e nós é que devemos dar cor, cheiro e peso para cada beijo que nos dispusermos a dar, sem economizar. Segundo trabalhos de neurocientistas o toque dos lábios desencadeia a liberação de substâncias químicas ligadas a estimulação sexual e também…

homafetividade

Amor apesar de tudo

Essa semana estive em contato muito próximo de discussões sobre a problemática da diversidade sexual em palestras, depoimentos emocionantes sobre a dolorosa trajetória para autenticar aquilo que o corpo e a mente sabem, mas que os outros não entendem, questões diversas ligadas ao preconceito por aquilo que não se conhece, ate as boas novas anunciadas pela justiça que está a cada dia mais participando para a legalização das sexualidades sentidas e existentes. Apesar disso, o que me move para escrever e transcrever um relato foi entrar em contato, como psicóloga, da tentativa de suicídio, não rara o quando o despertar de uma sexualidade não condiz com a expectativa da família, desenlace que só não foi trágico porque teve socorro imediato. Eu a vi na televisão e  fiquei envergonhado, pois a minha família estava na sala e aqui em casa todo mundo faz de conta que não percebe que sou gay…

perdão

Começar de novo

Nesse  domingo de Páscoa, em que se comemora a ressurreição de Cristo devemos pensar em que podemos aplicar essa possibilidade de renovar, recomeçar em nossas vidas. Trabalhando com casais há anos eu assisti a muitas mudanças nessa dinâmica conjugal ,desde aquela em que se suportava tudo, até aquela mais em que ao primeiro sinal de dificuldades se descartava as possibilidades de entendimento. Então gostaria de aproveitar a reflexão sobre todas as nossas possibilidades refletindo sobre o e-mail de uma leitora, de uma problemática que tenho encontrado no meu dia a dia de terapeuta de casais: perdoar ou não? Recomeçar ou não? Depois de 23 anos de casado meu marido se apaixonou por uma mulher, e não é por dor de cotovelo que digo que é uma biscate, pois fui pesquisar a vida dela e  me disseram que ela só procura homens casados vive um tempo e depois acha outro “melhor” e…

Sexo

Ninho Vazio

    Existem expressões populares para representar momentos de vida que eu detesto usar, pois elas de certa forma reduzem os sentimentos, as necessidades e os medos a uma expressão que acaba se vulgarizando e escondendo todas as possibilidades e dores de um novo momento de vida. Uma dela é “sair do armário” que oportunamente posso comentar, pois o texto de hoje é sobre outra mais ingênua, quase romântica, mas nem por isso libertadora, que é a “Síndrome do Ninho Vazio”.   No filme Mama Mia, uma comédia lírica, e bonita ,tem uma das cenas mais tocantes que assisti no cinema que é a mãe ritualizando a despedida com a filha no dia do seu casamento. Dar significado a essas partidas, perceber que a mudança além de natural é necessária, ajuda e muito nessa transição.   Portanto respondo a uma leitora que me pergunta justamente sobre esse novo momento de…

abuso sexual

STALKER, o que é isso?

O avanço tecnológico veio para nos ajudar e facilitar nossas vidas, é um caminho sem volta, apesar de que, às vezes, esse avanço, essa facilidade de ver e ser visto, procurar e achar acaba comprometendo nossa privacidade. Privacidade, aspecto necessário não só pela violência que nos assusta, mas principalmente para que possamos ter liberdade de ser, apenas ser, certo ou errado, sem julgamentos nem pressões. Uma leitora do blog mandou uma mensagem que fala da parte mais terrível desse estar público e também de qualidade de uma relação que a assusta agora, após o término, mas que na verdade, com certeza já era agressiva ou mesmo cruel antes de que ela se percebesse disso. Namorei durante 3 anos um rapaz que, verdade seja dita, não era do gosto de meus pais, e agora que eu realmente me decepcionei com ele e vi que tem mais defeitos do que qualidades, eu rompi …