Romantismo

Ele é um fofo.

Sempre que tenho oportunidade ,falo da necessidade que temos ,hoje em dia de redefinir os papeis de homens e mulheres,principalmente nos relacionamentos,que historicamente foram divididos em mulheres românticas,frágeis  e puras e homens sexuais,fortes,e ricos.Padrão esperado por todas as mocinhas casadoiras e suas mães,candidatas a sogras de um bom partido. Mas hoje as coisas não andam assim,as mulheres assumem sua sexualidade ,seus desejos e esperam que encontrar um parceiro na mesma pegada. Mas entre o céu e a terra existem diferentes possibilidades de expressões desse encantamento ou desejo e nem sempre elas vem de encontro com o esperado e nessa situação como fazer? Abandonar o relacionamento ou não.Nesse sentido quero transcrever um e mail que recebi que em principio é engraçado pois ,vai na contra mão do  que imaginamos ser coisa de homem ou de mulher,e isso também é possível. Estou apaixonada por um homem super gentil ,isso me encantou, mas na hora…

sexo na terceira idade

Ainda dá tempo

  Nessa semana se comemora os Dia dos Namorados,também dia de Santo Antônio ,o santo casamenteiro e os casais jovens ,enamorados e namorados ficam em polvorosa para demonstrar seu amor, e fica mais ou menos claro que é uma época para jovens comemorarem. Acabamos reforçando sem querer a ideia que amor, sexo, desejo e prazer são vivencias especiais para os jovens, mas  o prazer sexual na terceira idade é legitimo e perfeitamente possível e todos em qualquer idade tem a possibilidade de comemorar e vivenciar esse aspecto da vida. Mesmo  que a performance, potencia ou a libido sexual diminuam, o desejo nunca diminui, permanece latente. A verdade é que em qualquer fase da vida é possível amar e desejar, se a pessoa tem saúde física e mental, poderá viver esse momento sem abrir mão do prazer, para isso é importante que ao invés de ficar lamentando as perdas que naturalmente…

Casamento

Certo e errado

  Desde sempre a educação recebida é baseada no que se pode e o que não se pode fazer,essa dicotomia entre o certo e o errado até que é útil e necessária para a primeira educação da criança,hoje, mais que nunca quando se fala tanto em falta de limites ela acaba sendo necessária também no cuidado com os adolescentes mas na vida adulta nem sempre as coisas são tão simples. Sem levar em conta decisões ou desejos que sejam socialmente reprováveis ,as decisões e escolhas devem ser feitas de acordo com as circunstancias,mas mesmo sabendo disso ,muitas vezes nos sentimos deslocados ou rejeitados quando o que se imaginava ser certo e natural não ocorre e acabamos não vivendo o momento,as alegrias e realizando os desejos,assim como essa leitora que me escreve que esperava ser pedida em casamento e ao não ser não se sente a vontade para viver algo que…

ejaculação retardada

Eles falham ,e daí?

Fala-se tanto de sexo,de educação sexual ,necessária, desde a mais tenra idade,mas pouco se fala de sexualidade masculina na suas necessidades e fragilidades. Desde os anos 50 do século passado quando se exigia que o homem fosse macho para caramba,não chorasse e além disso tinha que gostar de futebol e ser agressivo muita coisa mudou. Mas na psiché masculina por herança ou por cultura ainda tem muito sofrimento quando o seu documento de identidade masculina não funciona bem. Mas a boa noticia é que esse homem novo,atual,emocional do século XXI não precisa sofrer tanto ,basta enfrentar e buscar solução ao invés de se esconder e paralisar diante  de algum problema referente a sua sexualidade. Um dos aspecto que tem tudo a ver com a pressão emocional , de tensão,e muito trabalho é a dificuldade de ejacular,de entrega total,portanto es transcrevo o email recebido de uma leitora do blog sobre essa questão.  …

mães

Dia de quem cuida e ama.

  Não sei se é pertinente falar disso por ocasião do dia das mães, onde a sacralidade desse papel é cantada em verso e prosa, mas para mim torna-se urgente falar de algo com que me deparo sempre na clínica feminina. A dicotomia mãe/mulher e que mesmo as mãezinhas nascidas e criadas em plena revolução sexual ainda teimam em reforçar. Esse talvez seja o maior desafio da mulher; não misturar, ou melhor, saber separar os vários papéis que sagradamente lhes foram ofertados junto com a maravilha de ser mulher e mãe. Realmente a maternidade é uma das experiências mais emocionante e completas para a mulher, assim como a paternidade deveria ser para o pai. Hoje ao contrário de outros tempos o conceito de mãe e filho exige um olhar diferente. Aqui eu me reporto a Elizabeth Batinder que nos anos 80 questionou o instinto materno, mas sem polemizar nem radicalizar…

abuso sexual

Abuso sexual na infância

Campanhas fazem alerta contra o abuso sexual de crianças Materia do Jornal A Tribuna do dia 6/5/18 Excelente matéria  da Jornalista Sheila Almeida no jornal A Tribuna de hoje,alerta,que nos leva a refletir sobre as ferramentas que se deve dar para as crianças também se protegerem e a principal delas é a EDUCAÇÃO SEXUAL ,criança que aprende desde cedo que deve cuidar e valorizar seu corpo ,tem mais defesas do que as que não tem ainda essa noção de educação sexual. Inclusive são crianças com mais recursos para denunciar os predadores  pois o certo e o errado já está dentro delas,isso faz parte da educação. Infelizmente aqui em Santos por causa de uma lei esdrúxula e arcaica,professores e escolas não podem se dedicar a isso e acabam afastando a possibilidade de dar um espaço de aprendizado e de denuncia. Pois a criança que se sente segura para falar ,tirar dúvidas também…