Dicas motivacionais

Realize o seu estudo com prazer

. Devemos concordar que nem todos acreditam que dedicar horas a fio aos livros seja uma tarefa para lá de divertida. Muitos alunos reclamam que tende a ser uma atividade monótona, cansativa e até desestimulante. Mas, independente de não gostarem, é preciso fazer! Afinal, surgem os trabalhos, os seminários, as milhares de avaliações às quais os estudantes são submetidos nos bancos escolares. Então, estudar, apesar de ser algo chato para alguns, passa a ser uma obrigação para todos. Agora me responda: é assim para você também? Se sua resposta for não, ótimo! Estamos no mesmo grupo e hoje posso dizer que o estudo para mim é uma atividade prazerosa. Porém, se a sua resposta foi sim, ok, também! Eu entendo, sério mesmo! Na maior parte da minha vida, fui assim também, só estudava porque tinha provas na escola. Mas, está curioso(a) para saber quando mudou? Ou melhor, quando EU mudei?…

Estratégia de Estudo

Fórmula da Aprovação – Parte 3: Fazer O Que For Preciso

  Voltamos hoje para nossa sequência de posts que fala detalhadamente sobre a Fórmula para Aprovação! Essa fórmula foi desenvolvida de acordo com a ideia da APRENDIZAGEM POSITIVA EFICAZ , e se você ainda não leu o primeiro post clique aqui para se atualizar. Recapitulando: WOW + DO + LOL + FTW = APROVAÇÃO ! Se você ainda não estiver familiarizado com o “internetês” da nova geração, vou traduzir o que tudo isso significa: WOW  = Uau, Demais, Excelente. DO = fazer = fazer o que for preciso. LOL =  Laughing Out Loud = abreviando LOL = dando gargalhadas = divertindo-se ao extremo. FTW = For The Win = abreviando FTW = para a vitória = é utilizada para indicar entusiasmo ou que algo é a melhor opção.  APROVAÇÃO ! = objetivo alcançado = sucesso na sua prova. Agora ficou mais fácil não é verdade? WOW + DO + LOL + FTW = APROVAÇÃO! Fórmula traduzida: UAU! + FAZER + DIVERTINDO-se + PARA A VITÓRIA = APROVAÇÃO! Hoje…

Estratégia de Estudo

Mudança de Hábitos

. Após decidir que você deseja, sim, iniciar seus estudos e focar em determinada prova de concurso público, sua rotina começa a todo vapor! Escolheu o concurso, leu o Edital, separou o material e pronto! Opa… pronto?… quem disse? Ué! Você está pronto(a) para estudar por dias e mais dias e por várias horas, não é assim? Ah tá! Bem que poderia ser! Até parece simples, todavia, na hora de agir, não é assim que acontece realmente… Nos primeiros dias, apesar das dúvidas de como fazer e da falta de hábito de ficar concentrado nos livros, a empolgação inicial permite que o estudo aconteça sem muitos traumas. Porém, conforme o tempo passa as dificuldades crescem, os imprevistos surgem e a motivação despenca. É nessa hora que a maioria dos estudantes volta ao antigo comportamento e a rotina firme de estudos, com sorte acontecerá em poucos dias durante a semana. Chegará o dia em…

Estratégia de Estudo

Por quanto tempo manter o estudo?

Tempo de estudo

Quando queremos atingir algum objetivo começamos com todo o gás a nova empreitada, me diga se não é assim que acontece. Ao iniciar uma dieta, sempre na segunda-feira é claro, ao acordar logo cedo vamos ao supermercado compramos os melhores produtos lights e diets da prateleira e também vários legumes, verduras e frutas. Em seguida nessa animação toda fazemos a matrícula na academia de ginástica. Por sua vez, se decidimos aprender uma nova língua da mesma forma pesquisamos diversas escolas e métodos para enfim dar início as aulas que precisamos tanto. E ainda, quando queremos nos preparar para um concurso público paramos na primeira livraria que encontramos, quando não na primeira banca de jornal, e compramos aquele livro ou apostila (o maior possível, pois temos a falsa sensação que pelo tamanho deve ter melhor conteúdo dos demais) que servirá de material de estudo. Além do que, sempre compramos aquelas canetinhas fluorescentes, essenciais para marcar o texto….