Professores estudantes

Entrevista com a Profª Mônica Gamboa que acabou de lançar seu site.

 

É com muito orgulho que apresento a nossa convidada.

Esse rosto de menina sempre alegre, excelente profissional, mãe dedicada, é também uma professora AMADA pelos seus alunos.

Hoje é um dia de festa pois é o lançamento do seu site.

Os estudantes que não são de São Paulo agora tem a chance de acompanhar suas aulas pela internet.

Se você ainda não conhece faça sua visita no site.

Professora Mônica Gamboa

Ela é um exemplo de sucesso, e como perceberemos na entrevista, tudo o que conquistou foi fruto de muita dedicação e estudo, basta dar uma lidinha no resumo de seu currículo e teremos certeza que este é só o começo!

Sua vontade em contribuir com o aprendizado de seus alunos não se limita a sala de aula, basta ver seu outro “filho”: VADE MECUM específico para as carreiras policiais.

Sem mais delongas vamos ao que interessa, as dicas da nossa querida mestra Mônica Resende Gamboa:

Blog_BEE: Conte-nos sempre foi uma menina estudiosa?

Profª. Mônica Gamboa: Sim, sempre fui. No último ano do ensino médio (antiga 8ª série) fui premiada como melhor aluna do colégio, rs.

Blog_BEE: Qual foi o seu método de preparação para o concurso público?

Profª. Mônica Gamboa: Anotava tudo o que era dito em aula e a cada curso que repetia, completava o material antigo. Estudava uma matéria por dia, geralmente aquela que havia tido aula no dia anterior.

Blog_BEE: E material de apoio qual era o seu preferido?

Profª. Mônica Gamboa: Com relação ao material de apoio, gostava muito das sinopses jurídicas de boa qualidade, onde os temas são abordados de forma objetiva e a linguagem é simples. Por se tratar de resumo, conseguia terminar em curto prazo de tempo a leitura e então fazia resumos com muitos quadros sinóticos, desdobrando um determinado tema em chaves contendo tudo o que se referia aquele assunto (é uma excelente técnica de memorização). Gostava também de discutir em grupo assuntos polêmicos e explicar para os colegas a matéria estudada, como se estivesse dando aula.

Blog_BEE: Quanto tempo levou a sua preparação?

Profª. Mônica Gamboa: Fiz cursinho por aproximados 4 anos no aguardo de abertura de edital (2003-2007). Nesse lapso de tempo estudava em média 4 horas por dia nos 2 primeiros anos frequentando as aulas, porém, continuei trabalhando como advogada. Nos dois últimos anos, me dediquei exclusivamente ao concurso chegando a estudar 16h/dia entre a fase escrita e o exame oral.

Blog_BEE: Acredita que tem alguma fórmula mágica para ser aprovado?

Profª. Mônica Gamboa: Acredito que não exista uma fórmula mágica. Cada um tem seu tempo de assimilação da matéria e a metodologia que melhor lhe convém, contudo, a disciplina diária de rotina de estudo é essencial. Assistir as aulas apenas, não é suficiente! A matéria trabalhada pelos professores de cursinho são diretrizes a serem seguidas, as quais necessitam ser complementadas e exploradas pelo aluno.

Blog_BEE: Muitos candidatos tem muitas dúvidas e por vezes não acreditam que podem ser aprovados, como era a sua confiança enquanto se preparava?

Profª. Mônica Gamboa: Fui cursar Direito para ser Delegada de Polícia e tinha certeza que minha aprovação era uma questão de tempo. Sempre me mantive confiante e com pensamento positivo de que iria alcançar meu objetivo. Estava muito focada e determinada!

Blog_BEE: Já se imaginava aprovada enquanto se preparava?

Profª. Mônica Gamboa: Sim, sempre. Meu entusiasmo e perseverança eram nítidos, creio que o fato de prestar o concurso mais velha – após ter feito outra faculdade e colegial técnico – me ajudaram muito.

Blog_BEE: Algum diferencial na sua rotina de estudo que poderia ajudar outros estudantes?

Profª. Mônica Gamboa: Procuro entender o que estou estudando para depois criar uma história com aquilo… como se estivesse narrando um capítulo de um livro de contos, um filme, uma oração. Outra dica são os quadros sinóticos desdobrados em chaves.

Blog_BEE: Você é uma professora muito querida pelos alunos sabe explicar por qual motivo?

Profª. Mônica Gamboa: É extremamente gratificante. No meu caso, sem qualquer pretensão, creio que boa parte do reconhecimento dos meus alunos e colegas se deve ao fato de sempre me transportar para a condição de aluno na busca de identificar seus anseios, expectativas e dificuldades. Nesses anos como professora nunca deixei de pensar como aluna em qualquer aula que ministro.

Blog_BEE: Você acabou de lançar um livro de Criminologia. Conte-nos dessa experiência e como ele poderá ajudar os concurseiros e estudantes de direito?

Profª. Mônica Gamboa: Sempre que publico uma obra, penso na função didática e pedagógica que ela deve levar ao aluno. Procuro adotar linguagem concisa e informal, visando ser proveitosa e compreensível também para o leitor que não é bacharel em Direito, porém, é concurseiro das carreiras da Polícia Civil. Outrossim, zelo pela escrita dinâmica pautada em provas anteriores. No primeiro livro “Criminologia para Concursos” lembro-me que ao término dos capítulos dava para minha irmã ou mãe lerem, caso elas compreendessem me sentia satisfeita… sempre tive preocupação com o leitor leigo em ciências jurídicas. Já no “Questões Comentadas”, fiz levantamento de 1500 perguntas de Criminologia feitas em exames orais da Polícia Civil, após, selecionei as 500 mais perguntadas e montei o livro em ordem cronológica de acordo com o edital e progressão da matéria.

E você estudante ou concurseiro, aproveite as dicas e nos acompanhe.

Nós estudamos e você?

CURRÍCULO DA ENTREVISTADA

Graduada em Direito pela Universidade Paulista (2003). Possui Especialização em Direito Público com ênfase em Direito Penal pela Escola Paulista de Direito (2007). Aprovada em Exame de Ordem (2004). Delegada de Polícia do Estado de São Paulo em exercício na Corregedoria Geral da Polícia Civil (2007). É professora de Criminologia e Direito Constitucional no Complexo Jurídico Damásio de Jesus (2009) e Curso Depol (2008) e Professora de Criminologia, Legislação Especial e Lei Orgânica da Polícia Civil no Colégio Claretiano (2008). Faz parte do corpo docente de preparação para entrevista e exame oral do Complexo Damásio de Jesus e Colégio Claretiano. Autora das obras: Criminologia para Polícia Civil, 5ª edição, editora Degrau Cultural (2008); Questões Comentadas de Criminologia – Série Concursos Públicos, editora Método (2011); Vademecum para Polícia Civil (em coautoria), editora RT com lançamento em agosto/2012. Palestrante de Criminologia e de Técnicas de estudo para concursos.

TAMO JUNTO!!! Nós estudamos e você ? facebooktwitteryoutube



7 comentários

  1. Ricardo Otavio Rodrigues

    Com toda certeza, esta Delegada é uma excelente educadora é amiga dos alunos que da aulas, muito preocupada em saber se estamos entendendo o conteudo programatico, se prontifica em tirar duvidas aos terminos das aulas ministradas, e nos da dicas de como estar estudando, sempre nos motivando a não desistir do objetivo que sonhamos. É sem sombra de duvidas uma pessoa DELEGADA/PROFESSORA NOTA 10. ( aluno claretiano 2012/13 )

    1. Martha Vergine Blogueira

      Obrigada por acompanhar o Blog. Concordamos com você e além das aulas os livros da Prof. Mônica são excelentes! Abs

  2. luiz duarte santana

    oi ,prof.. gostaria de saber se as questoes da ultima prova agepol….53.54.55 e 58 cabem recursos.E se poderia fazer o recurso,assim conseguiria atingir a meta de 50% em criminologia.. Agradeco a atencao. e espero uma rsposta urgente.

    1. Martha Vergine Blogueira

      Prezado Luiz

      Esta foi apenas uma entrevista com a Prof. Monica este blog não é mantido por ela, e também pelo que sabemos a mesma não prepara recursos, apenas leciona a discilplina Crininologi, o qual faz muito bem.

      Desculpa por não podermos ajudar.

      Boa sorte!

  3. Marcelo Cordeiro de Oliveira

    É com muito apreço que quero parabenizar a Profª. Monica Gamboa, por ser uma excelente educadora e com uma didática impar ela consegue nos passar uma parte de todo seu conhecimento, que ajudou muitos alunos a passar no concurso para Policia Civil.
    Drª. Monica sei deu uma coisa, a Senhora nos dá a Joia mais importante que é o conhecimento e posso falar por mim, mas acredito que os outros alunos também tem o mesmo sentimento que é de admiração e gratidão, um sentimento que não tem preço.
    Obrigado por tudo, e ainda mais sucesso em sua carreira exemplar e digna como tem nos ensinado.

  4. Caio Tácito Mendes Cardoso

    Olá. Excelente entrevista e bastante motivadora. Parabéns. Gostaria de saber se a professora Mônica ainda leciona no preparatório para Delegado chamado Curso Depol, em São Paulo?

    1. Martha Vergine Blogueira

      Prezado Caio

      Agora a Prof.Monica tem seu próprio site:http://profmonicagamboa.com.br/

      Neste site há os cursos virtuais e a possibilidade de encaminhar um e-mail diretamente para a professora.

      Espero ter ajudado.

      Abs e bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.