Estratégia de Estudo

Diário de Estudo – Dia 21: Devo estudar somente as matérias de que gosto?

Olá estudante!

Meu recadinho de hoje é para responder a um leitor que me confidenciou sua dificuldade para estudar “determinadas” matérias. Sim, aquelas disciplinas beeeeem chatinhas …

Todos nós sabemos que os editais são formados por diversas disciplinas, algumas delas temos maior facilidade e em outras, nem tanto. Há ainda aquelas que desconhecemos totalmente, nunca tivemos contato com seu conteúdo. Só de bater os olhos no conteúdo programático dá até arrepio.

Entretanto, não tem solução mágica. Impossível fugir.

Não existe a opção de somente responder na prova as questões de que gostamos. Bem que poderia, né?! 😉

Então, o que fazer?

É óbvio: estudar todas!

Claro que logo de cara, no início do processo, não se deve dedicar a maior parte do estudo para as disciplinas de que não gostamos ou temos mais dificuldade. Comece seu planejamento com os tópicos fáceis e na sequência amplie o grau de dificuldade.

Com relação ao planejamento do estudo, faremos um post específico, mas para evitar que as matérias menos simpáticas fiquem de fora, faça a divisão justa das disciplinas.

Alguns dizem que as matérias que você tem maior dificuldade devem ser estudadas com maior tempo e afinco para assim nivelar o seu grau de conhecimento com as demais.

Na maioria dos concursos, exige-se do candidato um conhecimento amplo dos assuntos e não necessariamente  profundidade no domínio. Discussões filosóficas e divergentes devem ficar para outras empreitadas, como aulas em cursos de pós-graduação, por exemplo.

Uma vez li uma frase que desconheço a autoria, mas faz muito sentido nesse contexto:

“Se não tem o que gosta, deve-se gostar do que tem”.

Um dos significados para palavra gostar é “ter satisfação com” e esse deve ser o pensamento. Cada disciplina, amada ou não, será um passo no caminho da sua preparação.

Lembre-se disso a cada sessão de estudo, crie essa satisfação em estudar cada disciplina, pois ela será essencial para o seu sucesso na prova.

Imagine-se já aprovado e consciente de que cada pergunta respondida e acertada foi fruto do seu estudo diário.

Para finalizar, resgatei um vídeo que gravei falando um pouquinho sobre como divertir-se durante o estudo. Espero que goste!

Te espero no próximo post.

Bons estudos !!! 

 

* SUPER NOVIDADE: Treinamento Presencial EU ESTUDO CERTO para Concursos – para mais informações acesse o link: http://www.euestudocerto.com.br/curso-presencial

Conheça o nosso site EU ESTUDO CERTO – nele você encontrará vários vídeos com dicas motivacionais e de estudo. Ou se preferir, assine o canal do Blog EuEstudo no Youtube.

Se você ainda não curtiu, te convido a curtir a nossa página do Facebook.

TAMO JUNTO!!! Nós estudamos e você ? facebooktwitteryoutube



6 comentários

  1. Renata Irineu

    Dra. obrigada pelo post! Posso sugerir um assunto a ser abordado?Gostaria que a Dra. falasse sobre inteligência emocional. Reprovei na prova oral de Ep2010 e sei que foi por causa de um emocional prejudicado,muito nervoso. Quanto mais próximos de alcançar nossos sonhos/objetivos mais nervosos ficamos. Eu não soube domar isso em mim.

    Um beijo!

    1. Martha Vergine Blogueira

      Querida Renata,

      Adorei a sugestão de pauta!!! Inclusive meu novo parceiro o super psicológo e Coach Emocional Gerson Ramos irá fazer parte da equipe EU ESTUDO CERTO.

      Com certeza iremos em breve falar muuuuuito sobre o preparo emocional no estudo para concursos.

      Obrigada pela dica!

      Super bjux

      1. Milly Nogueira

        Excelente post, como sempre!
        Ah, se não for incomodar muito, além de preparo emocional, queria dicas de inteligência emocional no âmbito pessoal e profissional, pois pessoalmente tenho muita dificuldade com relacionamentos de qualquer espécie.

        E uma coisa meio fora do assunto, mas que também acho pertinente (não é digno de um post porque é off, mas se puderes mandar-me um e-mail com a resposta, eu agradeço!): Martha, vi um vídeo seu, não me lembro qual, mas nele você dizia sobre atividades físicas e que depois de alguns sucessos profissionais você achou que ficar em boa forma seria interessante, e tudo o mais. Queria saber o que você fez, te conheci na época que aqui era o BEE – Blog Eu Estudo, com a abelinha e tudo, e você era bem diferente. Estou com esse objetivo e gostaria de falar com alguém mais “real”, não tão fitness, já que o pessoal que emagrece na net parece que não trabalha, só vive pra isso, hehe
        Enfim, sei que é um pouco pessoal, mas se você puder falar algo, eu ficaria extremamente grata! (Ainda mais)
        Abraços <3

        1. Martha Vergine Blogueira

          Oieee

          Já anotei sobre as dicas de inteligência emocional, prometo preparar algo sobre esse assunto.

          E sobre a parte “fit” kkkk adorei a indicação! Já tive até uma ideia, e me dê apenas uns dias para eu me programar, e já já te respondo. Mas, se vc autorizar vou dividir aqui no Blog, quem sabe pode ser a dúvida de outras superestudantes. 😉

          Obrigada pela companhia por aqui.

          Grande bjuxxx

          1. Milly Nogueira

            Muito obrigada!
            E quanto ao “fit”, sim, seria uma honra se você postasse algo sobre isso, eu perguntei meio sem jeito porque achei um pouco pessoal, mas se você topa, demorou! Vou amar saber como foi a sua jornada, com certeza vai ser de grande ajuda para mim e para mais estudantes.

            Ah, sei que toda vez que você posta menos aqui e no YT é porque está na correria, mas não esquece da gente aqui não, hehe <3

          2. Martha Vergine Blogueira

            Aeeee Milly!!!

            Acertou em cheio… minha semana está com aqueles imprevistos que nos tiram do eixo, mas papai do céu vai ajudar em em alguns poucos dias tudo volta ao normal. Aí, prometo voltar com mais novidades nos vídeos! 😉

            Grande bjux para ti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *