Dicas de estudo

Missão 14 – Projeto 21 dias para criar o hábito de estudar.

DIA 14

Uma das milhares de dúvidas que permeiam a cabeça dos mais dedicados trata da quantidade de material que deve ser destinado ao estudo.

É muito comum o estudante perguntar: Quantos livros tenho de ler para cada matéria?

Os editais exigem o conhecimento de diversas disciplinas e elas, por sua vez, contêm um número relativamente alto de tópicos. Da mesma forma, como dois e dois são quatro, fica fácil chegar à conclusão que a quantidade final de material a ser estudada será grande.

Entretanto, no intuito de aprofundar e dominar o assunto, muitos estudantes equivocadamente escolhem mais de um livro para o aprendizado de cada matéria.

Dessa forma, a intenção que era boa acaba se transformando em mais um foco de tensão.

Muitos livros para ler

Faça as contas:

Se destinássemos um exemplar para cada disciplina do edital a quantidade total de livros ou apostilas já seria considerável. Agora, imagine escolher estudar dois ou três autores por disciplina, o volume total de material poderia duplicar ou quem sabe triplicar.

Por mais que avançasse no estudo, o fim pareceria nunca estar próximo.

É claro que todos temos um grande objetivo – > ser aprovado em uma provaMas até alcançar esse resultado, precisamos ter objetivos menores.

Vou te dar um exemplo:

Divida cada disciplina em 3 blocos e cada bloco estudado será um objetivo pequeno alcançado.

Dessa forma, a cada etapa vencida você terá a sensação de vitória. A cada pequeno objetivo conquistado saboreie em sua totalidade.

Só porque são objetivos menores, não tenha a errada impressão de serem menos importantes. Ao contrário disso, a evolução nos objetivos menores é o que te levará ao alcance do maior.

E tem mais um detalhe:

O estudante precisa ter a consciência de que para ser aprovado em uma prova, seja ela qual for, não é preciso ser um especialista em cada disciplina.

Atualmente, os concursos e vestibulares exigem do candidato um conhecimento razoável de um maior números de assuntos. A demanda é por um conhecimento mais amplo do que profundo.

Uma tendência que podemos encontrar em alguns tipos de prova é a elaboração de perguntas que requeiram um raciocínio maior, ou seja, não apenas questionamentos que aferem o poder de “decoreba” de quem responde.

A intenção é conferir se o candidato sabe pensar, isto é, refletir com os diversos conceitos estudados.

Escolha os melhores livros para o estudo

A nossa proposta é que você escolha um bom e confiável material de estudo para cada disciplina e  programe-se de acordo com o seu cronograma a estudá-lo por completo.

Fazendo isso, com cada disciplina do seu edital, ao final terá estudado todos os assuntos que poderão ser cobrados na sua prova.

Lembre-se de comemorar cada avanço.

Como sempre digo: estudar para a prova que você escolheu será uma fase na sua vida que poderá durar de médio a longo prazo. Sendo assim, devemos viver bem e felizes ao mesmo tempo em que estudamos.

Então fuja de metas absurdas. Ousar sempre é válido. Porém, use o bom senso.

Recapitulando: Você já separou as matérias que tem de estudar, identificou o conteúdo que tem mais conhecimento e o que precisa dar mais atenção. Organizou todo o material que irá utilizar, separou os livros, cadernos e apostilas. Seu planejamento de estudo está montado e está estudando pelo tempo programado as matérias do seu edital. Já teve seu dia de folga, recomeçou na empreitada, deu uma reforçada no seu tempo de estudo de forma positiva e na tarefa de ontem observou se está evoluindo no aprendizado sem deixar vácuos.

Se ainda falta alguma dessas atividades, clique nos links abaixo e reveja a missão que você perdeu:

Missão  1       Missão 2       Missão 3     Missão 4    Missão 5   Missão 6    Missão 7   Missão 8  Missão 9  Missão 10

Missão 11     Missão 12     Missão 13

Então, segue a missão de hoje:

MISSÃO 14: Se você está com diversos materiais para cada disciplina, isto é, vários livros, apostilas, videoaulas, resumos e mais um monte de opções, verifique cada um. Avalie o mais completo e com a melhor linguagem para você. Depois dessa análise, escolha qual é o melhor para o seu propósito. Material definido, corre já para o seu lugar de estudo para cumprir a sua meta de hoje.

Que seu estudo seja produtivo!

Até amanhã.

 

* SUPER NOVIDADE: Faltam poucas vagas – Próxima Turma: 23 e 24 de maio – Treinamento EU ESTUDO CERTO para Concursos – para mais informações, mande um email com seu nome e telefone para: contato@euestudocerto.com.br

TAMO JUNTO!!! Nós estudamos e você ? facebooktwitteryoutube



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.