Dicas de estudo

Missão 18 – Projeto 21 dias para criar o hábito de estudar.

 

DIA 18

No início do nosso Projeto de 21 dias para criar o hábito de estudar você teve a missão de identificar qual prova quer se submeter. Foi orientado a encontrar o último edital do seu interesse e segui-lo como parâmetro para saber quais disciplinas estudar.

Muito bem!

Provavelmente, foi isso que você fez.

Nesses 18 dias, você deve estar seguindo a sequência de tópicos de cada matéria e assim evoluindo no conteúdo.

Porém, tem um evento que gera em muitos estudantes um grande conflito interno: o surgimento de um edital novo na praça.

Se não estiver determinado a ser aprovado na carreira que escolheu, o estudante pode ficar inseguro. Em sua cabeça surge a seguinte dúvida: 

Continuo a estudar para o concurso que tinha escolhido?

ou

Paro tudo e começo a me dedicar ao novo certame?

O que fazer

A oferta no momento atual é favorável, novas oportunidades estão surgindo a todo momento. Vemos a divulgação de vários concursos públicos, sem contar com as disputas que já estão abertas.

Um detalhe que não muda é a concorrência, ela continua enorme. Porém, sabemos que realmente alcança a aprovação aquele estudante que conseguiu atingir um nível de conhecimento que o diferencia da grande massa.

Boa parte dos candidatos está se submetendo aos exames na esperança de uma iluminação divina fazê-los aprovados por mera questão de sorte ou quem sabe, o correto alinhamento dos astros dar uma ajudinha.

Entretanto, basta olhar a lista de aprovados e sempre veremos a relação de nomes dos candidatos mais preparados. E não os mais afortunados pela sorte do destino.

Acredito que você faça parte daquele rol de estudantes que querem ter o nome incluído na relação dos aprovados. E para conseguir, você deverá ter consciência que precisa manter o foco e a determinação.

Então, voltando à pergunta do início do post => O que fazer, continuar a estudar seguindo seu planejamento ou dar novo início ao estudo para o edital que acabou de ser lançado?

Essa é uma dúvida não muito fácil de responder e alguns aspectos devem ser levados em consideração.

Primeiramente, saiba que a partir do momento que resolver ser um concurseiro, sempre surgirão editais novos. E se cada vez que publicar um concurso mais recente você parar e reiniciar tudo, isso nunca terá fim.

Mas, por sua vez, se a nova oportunidade for para uma carreira a qual você se identifique mais, aí já é o caso de  pensar melhor.

Alvo certo

Na minha opinião – muito embora, há quem discorde – eu não acho produtivo o candidato ter vários alvos.

Eu explico:

Se o candidato não escolher um alvo certo, isto é, um concurso específico para estudar, acredito que a sua energia estará dissipada.

A exceção ficaria para o candidato que estudasse para atividades afins como, por exemplo, preparar-se para carreiras policiais em vários estados – aí tudo bem – pois os editais são bem próximos.

Todavia, se as opções forem muito distintas como estudar para carreiras fiscais ao mesmo tempo que se prepara para carreiras jurídicas, o leque de disciplinas ficará imenso.

Inclusive, será difícil elaborar um cronograma que cubra todas as matérias a cada semana e, dessa forma, aumentará a chance do candidato se perder durante o caminho. Nesse caso, o infinito pode ajudar em alguma coisa, pois será destinatário do foco, pois, esse sim irá para o espaço!

 

Recapitulando: Você já separou as matérias que tem de estudar, identificou o conteúdo que tem mais conhecimento e o que precisa dar mais atenção. Organizou todo o material que irá utilizar, separou os livros, cadernos e apostilas. Seu planejamento de estudo está montado e está estudando pelo tempo programado as matérias do seu edital. Já teve seu dia de folga, recomeçou na empreitada, deu uma reforçada no seu tempo de estudo de forma positiva e observou se está evoluindo no aprendizado sem deixar vácuos. Teve mais um dia de folga e também dedicou um pouco mais de tempo ao estudo, até porque descobriu brechas para estudar um pouquinho mais.

Se ainda falta alguma dessas atividades, clique nos links abaixo e reveja a missão que você perdeu:

Missão  1     Missão 2    Missão 3     Missão 4    Missão 5   Missão 6    Missão 7   Missão 8  Missão 9  Missão 10

Missão 11   Missão 12   Missão 13   Missão 14  Missão 15   Missão 16  Missão 17

Então, segue a missão de hoje:

MISSÃO 18: Estudar pelo tempo definido em seu planejamento as matérias respectivas para o dia de hoje. Aproveite para reforçar o seu objetivo, avalie se realmente está se preparando para a carreira dos seus sonhos.

Estamos caminhando para a reta final do nosso projeto.

Te espero amanhã.

Bons estudos !!!

 

* ESTÁ CHEGANDO O DIA!!! – Próximo Final de Semana –  Dias: 23 e 24 de maio

Treinamento EU ESTUDO CERTO para Concursos – para mais informações (ainda restam poucas vagas), mande um email com seu nome e telefone para: contato@euestudocerto.com.br

TAMO JUNTO!!! Nós estudamos e você ? facebooktwitteryoutube



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.