Futebol, Futebol francês

Ataque arrasador do Mônaco supera Barcelona, Real Madrid e outros gigantes da Europa

Monaco's Brazilian mildfielder Gabriel Boschilia (L) celebrates with Monaco's French defender Benjamin Mendy after scoring a goal during the French L1 football match between Monaco (ASM) and Lorient (FCL) on January 22, 2017 at the Louis II Stadium in Monaco.   / AFP PHOTO / VALERY HACHE

Se você gosta de ver um jogo de futebol com muitos gols e tá cansado de partidas em que o zero não sai do placar, eu tenho uma sugestão que vem bombando na Europa: assista a 90 minutos do Mônaco e não se arrependerá. O simpático time do principado que disputa o Campeonato Francês por pura falta de opção em seu micropaís é o ataque mais positivo das cinco principais ligas europeias na atual temporada, tá batendo um bolão e emenda uma goleada atrás da outra, dando gosto de ver jogar.

Falcao Garcia tem 12 gols na liga francesa
Falcao Garcia tem 12 gols na liga

Na Liga Francesa, que nos últimos anos arrancava belos cochilos por ter um domínio absoluto do Paris Saint-Germain, o novo ataque arrasador do Mônaco permitiu ao time ocupar a liderança da competição. Até aqui, anotou incríveis 64 gols em 21 jogos, uma média superior a três por partida. Com o campeonato ainda na metade, a equipe já possui uma bela lista de goleadas aplicadas sobre os rivais, tanto em casa quanto fora de seus domínios, mantendo a vocação ofensiva o tempo todo. Veja a lista:

4×1 Lille
7×0 Metz
6×2 Montpellier
6×0 Nancy
4×0 Olympique de Marselha
5×0 Bastia
4×0 Bordeaux
7×0 Rennes
4×1 Olympique de Marselha
4×0 Lorient

Ainda falando de números, outras três estatísticas impressionam. Uma é o saldo de 43 gols da equipe monegasca no Campeonato Francês, igualando o recorde do histórico RC Paris na temporada 59/60. Ainda na liga, já são 15 jogos seguidos anotando gols. Por fim, o poder de fogo do ataque do Mônaco não fica restrito à liga nacional. Na temporada 16/17, o time já balançou as redes rivais 90 vezes em 34 partidas, mais do que fez em 15/16 inteiro, quando marcou 86 gols em 52 jogos. Um fenômeno.

Leonardo Jardim está impressionado
Leonardo Jardim está impressionado

Aí você me pergunta: qual a explicação para tudo isso? Parece incrível, mas nem o treinador do time, o português Leonardo Jardim, tem a resposta. Ele está no Mônaco desde 2014, tentando fazer a equipe ser grande de novo. Passou dois anos arrumando a casa e ganhou fama de retranqueiro, pois o time tinha a melhor defesa da França e marcava poucos gols. Aí, nesta temporada, viu seu ataque explodir com uma improvável combinação entre a experiência do colombiano Falcao Garcia e uma molecada boa.

No mês passado, o técnico abriu o jogo e admitiu seu espanto com o que vem ocorrendo no principado. “É a primeira vez da minha carreira que uma equipe minha faz tanto gol”. Domingo (22), nos 4 a 0 sobre o Lorient, ficou claro o que ocorre. O Mônaco não tem uma presença tão constante na área adversária, mas aproveita as chances que aparecem. E isso tem feito a diferença. Além de Falcao, outros destaques são o brasileiro Boschilla (ex-São Paulo), os franceses Germain e Lemar e o argentino Carrillo.

Além de liderar o Campeonato Francês, vale lembrar que a equipe segue viva na Copa da França, disputa nesta quarta (25) a semifinal da Copa da Liga Francesa contra o Nancy e, em fevereiro, encarará o Manchester City pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Com a fome de gols que o Mônaco demonstra e o ataque mais positivo da Europa, mesmo sem ter CR7, Messi, Neymar e outros nomes badalados, eu não ousaria duvidar desse time.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *