Futebol

Balanço da 3ª rodada da Copa da África: a coisa bombou!

Que maravilha! A Copa da África pegou no tranco e os jogos que definiram os oito classificados para as quartas de final foram mais legais que os duelos da 1ª e da 2ª rodadas da competição. A campeã Zâmbia rodou na 1ª fase, a zebraça Cabo Verde garantiu um posto entre os melhores e Gana e Costa do Marfim caminham de novo para fazer bonito e quem sabe se enfrentarem no que deveria ter sido a decisão do torneio do ano passado.

Grupo A
Se a África do Sul tivesse caído em uma chave um pouco mais forte, teria rodado na 1ª fase. Os donos da casa são muito inconstantes e não conseguem transmitir a seus torcedores a menor confiança. Classificaram-se no sufoco contra Marrocos. Até aí, algo normal, vai. Duro é explicar a aberração chamada Cabo Verde. Time cheio de vontade. E só. Mesmo assim, eliminou Angola. Coisas inexplicáveis do futebol.

Grupo B
O goleiro Kidiaba e sua engraçada coreografia na hora dos gols não seguirão na Copa da África 2013. A República Democrática do Congo deixa a competição sem perder um jogo. Mas também não ganhou partida alguma. Empatou as três e teve como brinde a eliminação. Chato, né? Gana e Mali agradecem. Estão nas quartas de final com méritos. E uma boa dose de falta de emoção. O que é uma baita pena.

Grupo C
Aqui o bicho pegou. Zâmbia era a atual campeã. Fez tudo certo de 2012 para 2013. Só que planejamento em excesso costuma não dar em nada na África. Algo sem explicação. Os campeões rodaram. Nigéria e Burkina Faso passaram de fase. Vale destacar que os burkinenses jogaram o futebol mais bonito da disputa até aqui. O que não deve levá-los ao título, mas pelo menos divertem o público nas partidas.

Grupo D
Costa do Marfim sobrou na chave. Sete pontos obtidos em nove possíveis. Togo e Tunísia duelaram até o fim da partida de quarta-feira (30) pela 2ª vaga. Deu Togo por conta do talento do atacante Adebayor e da incompetência dos tunisianos, que jogaram no lixo várias chances de gol no jogo e ainda erraram um pênalti no fim da partida. O elenco de Costa do Marfim é disparado o mais completo do torneio.

Conclusões
O desenho da Copa da África está definido. O vencedor de África do Sul x Mali (promessa de coisa amarrada) enfrentará o que ganhar o jogo Costa do Marfim x Nigéria (aqui vai dar jogo bom) nas semifinais. Quem vencer Gana x Cabo Verde terá pela frente o ganhador de Burkina Faso x Togo. Fico curioso para ver até onde vai a aventura dos cabo-verdenses. E que Burkina Faso possa ir longe!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *