Futebol

Estreia do Botafogo na Libertadores empolga, mas deixa gosto amargo no final

A vitória do Botafogo sobre o Colo-Colo por 2 a 1, na partida de ida da fase preliminar da Copa Libertadores da América 2017, deixou um gosto amargo na boca de muitos torcedores do Fogão na noite desta quarta-feira (1). Analisando friamente os números, o placar foi positivo. Afinal, jogar no Chile na semana que vem com a chance de garantir vaga à próxima fase com um empate é sempre positivo.

Mas, pelo que o Botafogo mostrou no 1º tempo, em especial, o duelo com os chilenos poderia estar resolvido desde já e isso será difícil de engolir por uns dias. E digo isso porque acompanhei a partida disputada no Estádio Nilton Santos e fiquei impressionado com dois nomes do Fogão: o zagueiro Marcelo e o volante Airton, que jogaram o fino da bola.

O primeiro passou de quinta opção do elenco para o sistema defensivo a uma peça importante do time titular, mostrando uma tranquilidade incomum para um menino de só 21 anos. Já o segundo atuou como um gigante no meio-campo, desarmando jogadas e, de quebra, anotando um lindo gol para abrir o placar. Pena que Airton sofreu uma lesão no braço e deixou o gramado no intervalo. Arruinou o Botafogo.

Na etapa final, falando o Português claro, o clube brasileiro foi engolido pelo Colo-Colo, o meia Camilo virou um segundo volante improvisado, o Fogão sofreu o gol que deixou o confronto aberto e ainda se livrou de levar o empate, por conta de uma mão na bola de Marcelo nos minutos finais do confronto. Rateada inacreditável.

O que ameniza a pisada na bola é o fato de o Botafogo ter entrado em campo com apenas quatro titulares da reta final do Brasileirão de 2016, o que só aumenta o mérito do trabalho de Jair Ventura no banco de reservas. Pode ser que o Fogão seja eliminado na semana que vem, mas a primeira impressão deixada nesta Libertadores foi boa. E se Camilo e Montillo se entenderem, esse time dará muito trabalho em 2017.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *