Futebol

Jogos históricos – Brasil 2×1 Gana – 1993

Depois do vexame da Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2013, nada melhor do que voltar ao passado e lembrar uma decisão histórica das categorias de base. O Mundial Sub-20 de 1993 foi disputado na Austrália e teve em 20 de junho daquele ano uma emocionante final entre Brasil e Gana. Os brasileiros venceram por 2 a 1, mas tiveram um trabalho danado para segurar os africanos.

Prova disso é que Gana saiu na frente, com um gol de cabeça muito estranho feito por Duah, que encobriu o goleiro Dida no lance e dançou muito para comemorar o feito. Pena que, depois, ele sumiu do mapa e não vingou no futebol. Ao Brasil, restou somente correr o dobro para não ficar atrás e garantir o título. E a virada veio apenas na etapa final, com os gols marcados pelos talentosos Yan e Gian.

brasil-gana-mundial-sub-20-
Gian marcou um gol na decisão do Mundial

Curioso perceber que, daquele time, o atleta que mais ganhou notoriedade foi o goleiro Dida, justamente um dos mais criticados na ocasião. Boa parte da imprensa cornetava o treinador Júlio César Leal e pedia a escalação do goleiro do Flamengo Fábio Noronha, que nunca fez nada de útil depois de 1993. A base era formada por São Paulo e Vasco da Gama. Este último, aliás, foi o que revelou Yan e Gian.

Com os jogos sendo disputados de madrugada, nem todo mundo teve possibilidade ou até paciência para ver a Seleção jogar. Eu era criança e tinha 7 anos. Lembro-me de algumas partidas, em especial da decisão contra Gana, em que acordei cedo demais para ficar emocionado com a atitude dos brasileiros e os berros que Galvão Bueno dava na transmissão. Tempos em que nosso Sub-20 dava orgulho!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=UhCb5GV4YR4]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *