Futebol

Muito prazer, o nome desse zagueiro é Dante

Assim que Felipão divulgou a lista de convocados para o amistoso contra a Inglaterra no dia 6 de fevereiro, ouvi de pelo menos cinco pessoas – em um intervalo de dois minutos – a mesma pergunta: quem é Dante? Pois vamos responder a esta pergunta de forma objetiva: Dante é um zagueiro de 29 anos que joga desde os 20 na Europa e hoje é titular do Bayern de Munique, um dos clubes mais ricos e importantes do planeta.

No Brasil, o até outrora desconhecido Dante defendeu as cores do Juventude, mas ninguém lembra disso muito bem no Rio Grande do Sul. Talvez nem ele, que depois rodou por clubes belgas e franceses até assinar um humilde contrato com o Borussia Mönchengladbach em 2009. Lá, fez parte do projeto de reconstrução da equipe e ajudou a colocar o modesto time na Liga dos Campeões da Europa 2012/2013. Um feito!

Seu bom desempenho nas bolas aéreas e velocidade para cobrir o lado esquerdo do campo chamou atenção do Bayern, que o contratou na metade de 2012 para renovar o envelhecido miolo de zaga, criticado após a perda do título europeu para o Chelsea. Desde então, Dante é titular do clube bávaro. Pensa que é fácil? O colega de posição Breno, por exemplo, nunca conseguiu se firmar na Alemanha, algo que Dante superou facilmente.

O mais bacana de tudo é que o atleta encarou a convocação com a maior naturalidade. “É sério? Não sabia… Notícia muito boa. Eu estava desconfiado, porque meus companheiros estavam aqui brincando comigo, o Luiz Gustavo já tinha falado comigo. Eu estava treinando, acabei de sair do treino. Agora espero trabalhar forte, chegar lá e aproveitar a oportunidade. Que esta seja a primeira de muitas convocações”, disse ao Globoesporte.com.

Antes que me acusem de adorar tudo que vem da Europa, preciso colocar a bola no chão. Dante não é melhor que os zagueirosa titulares da era Mano Menezes: Thiago Silva e David Luiz. Mas tem bola para ficar no banco da Seleção Brasileira ao lado de Dedé com folga. Melhor que Leandro Castán e Durval ele é e ceravo isso com toda a certeza do planeta. Espero que Felipão goste de seu futebol. Pode ser uma boa para a Copa de 2014.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=uaCTJO2eL04]


1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *