Alerta Saúde

Doença de Parkinson, é preciso conhecer!

A doença de Parkinson é uma doença neurológica, progressiva que afeta especialmente o cérebro. A gravidade dos sintomas pode variar de pessoa a pessoa, e devido a seu caráter progressivo, seus sintomas vão se agravando com o tempo até poder atingir um grau de graves limitações e sofrimento. Os sintomas iniciam com tremor em extremidades, que vão se acentuando, os movimentos se tornam mais lentos, há rigidez dos músculos, o doente tem uma postura inclinada para a frente, apresentando passos curtos ao caminhar com redução dos movimentos dos braços.

Atualidades

Casais que trabalham juntos apresentam desafios e oportunidades de crescimento

Na atualidade é comum que casais em um relacionamento afetivo trabalhem juntos e mesmo tenham se conhecido no próprio local de trabalho, já que passam muito tempo juntos, mas isto pode trazer diversos desafios para o relacionamento profissional e afetivo no dia a dia. Os casais da atualidade têm diversos desafios para compartilhar num mundo no qual as uniões e separações parecem tão rápidas e por vezes até banais, e viver um relacionamento afetivo que proporcione crescimento e desenvolvimento a ambos é tarefa que requer atenção, dedicação e cuidado. Trabalhar juntos é uma possibilidade de evoluir a relação do casal, ou então de gerar problemas que se transmitam para a vida familiar, dependendo de como ambos lidem com esta questão.

Alerta Saúde

Autismo, do que se trata esta doença?

O autismo é uma doença neurológica, de causa multifatorial, genética, ambiental que afeta o desenvolvimento psicológico, cognitivo e social da criança em graus variados dependendo de seu nível de acometimento, que podem ir desde o leve até o severo e incapacitante. Dependendo do grau de acometimento as crianças podem apresentar limitações cognitivas, de relacionamento e sócio afetivas. A família tem papel fundamental na compreensão da doença e na maneira como lidar com a criança, o que faz diferença nos resultados conquistados.

Alerta Saúde

Conheça algumas dificuldades que acontecem na rotina de um pronto atendimento

Quem procura um pronto atendimento quando se sente mal quer e necessita ser bem atendido, e não conhece as necessidades e dificuldades por quais passam os profissionais que trabalham e atendem no serviço. Uma delas é a falta de material em serviços de urgência e emergência pode acarretar desde inconvenientes menores até situações de risco à vida dependendo de qual insumo está em falta.

Alerta Saúde

Esquizofrenia é uma doença mental. É preciso diagnosticar e tratar. Parte 2

No primeiro post sobre esquizofrenia, discutimos a origem da doença e os sintomas. Continuaremos agora com outras características e tratamentos. Os pacientes podem levar uma vida normal (ter um emprego, estudar) ou a doença pode incapacitar?  Quanto mais precocemente se faz o diagnóstico, tratamento for iniciado e seguido corretamente, e se houver uma rede de apoio afetivo familiar, o paciente pode conseguir manter uma vida normal e adaptada, trabalhando e estudando, embora possam permanecer sintomas residuais.