Alerta Saúde, Alimentação Saudável, Dicas de Saúde e Qualidade de Vida

Como queima! Azia, o que é e como tratar?

maxresdefault

A azia ou pirose é uma sensação de queimação na região do estômago e do peito, causada pelo refluxo de ácido digestivo do estômago, que volta em direção ao esôfago. O ácido do estômago não deveria refluir para cima em direção ao esôfago. Isso ocorre devido à um mau funcionamento do esfíncter esofágico, uma válvula que normalmente tem a função de se abrir para que o alimento desça e entre no estômago. Essa válvula deveria permanecer fechada para que o alimento e o ácido estomacal não voltem para cima. Quando ocorre essa disfunção do esfíncter, que não se fecha adequadamente, o alimento em processo de digestão, junto com o ácido do estômago retornam ao esôfago, cuja mucosa se irrita e inflama, causando os sintomas de queimação, dor e ardência. Se a pessoa tem uma hérnia de hiato, que ocorre quando parte do estômago entra na cavidade torácica, o esfíncter fica…

Blog, Eventos

Vencedores do sorteio do Blog Mais Saúde ganharam os livros “Novo Manual de Coaching” e “Pegue Fogo”. Parabéns!

capa-photoshop-cc3b3pia-3

Durante os meses de janeiro todos que comentaram, fizeram críticas e sugestões no Blog Mais Saúde concorreram a um exemplar do livro “Novo Manual de Coaching”, com minha dedicatória do livro. Sou co-autor e escrevi um capítulo sobre Coaching Emocional, para lidarmos com a Ansiedade e o Estresse. Além disso conforme prometi sorteei mais um livro, o recém lançado no Brasil “Pegue Fogo, Como Incendiar Sua Própria Economia” do trainer internacional Douglas Scott Nelson, que fala sobre crenças a respeito de dinheiro e finanças, e como viver com prosperidade. As ganhadoras do sorteio: do livro “Pegue Fogo” foi Eliana Runze, e a vencedora do livro “Novo Manual de Coaching” foi Michely Souza! Parabéns Eliana e Michely, vocês podem entrar em contato com o blog Mais Saúde para retirar seu livro. Em breve postaremos a foto das ganhadoras!                              …

Alerta Saúde, Novas Pesquisas em Saúde e Qualidade de Vida

A Depressão pode alterar nosso relógio biológico afetando o sono e o metabolismo! Saiba como prevenir e tratar!

depressão ritmo circadiano

Nosso organismo funciona ininterruptamente durante todo o dia, em fases ou ciclos que se repetem, nos quais produzimos hormônios que trabalham complementarmente uns aos outros, como a melatonina e o cortisol, insulina e glucagon, e também ocorrem funções que se alternam como a inflamação e a regeneração durante o dia e a noite, a fome e saciedade, repouso e a atividade, uma dança entre opostos e complementares, Yin e Yang. Essa dança de opostos e complementares ocorre em todo o Universo manifesto, fenômeno já enunciado há milênios em poemas pelo livro Tao Te King, precursor da filosofia taoísta e da Medicina Tradicional Chinesa. O Tao Te King de Lao Tzu, no capítulo 42 enuncia: “O Tao gera o Um / O um gera o dois / O dois gera o três / O três gera toda criação / Todas as coisas carregam o Yin ainda que abracem o Yang /…

Blog, Medicina Integrativa e Complementar

Acupuntura auricular

Acupuntura Auricular 1

A acupuntura auricular é uma prática de reflexologia, que usa os princípios da acupuntura e da medicina chinesa. Utiliza uma região no corpo, no caso a orelha, para aplicar estímulos em pontos reflexos de determinados órgãos e sistemas, a fim de equilibrar e harmonizar as funções destes órgãos e reduzir sintomas.  A orelha é um microsistema dentro de um sistema maior, o corpo inteiro e sua forma se assemelha a um feto invertido. Os órgãos e funções estão representados na orelha. Para estimular esses pontos podem ser utilizadas sementes de mostarda, pontos metálicos, mini agulhas e objetos pontiagudos. Existem outras formas de reflexologia, como a planta do pé, palma da mão região ao redor dos olhos, dentre outras. A acupuntura tradicional estimula pontos no corpo todo, através de agulhas descartáveis, com eletrodos ou através de ventosas ou moxa, que é o calor aplicado com a erva artemísia. Os efeitos da acupuntura…

Alerta Saúde, Alimentação Saudável, Criança Saudável

Alergia ao leite versus Intolerância à lactose: Qual a diferença? Como tratar?

Funny cow on a green meadow looking to a camera with Alps on the background

Muitas pessoas confundem a intolerância à lactose com alergia ao leite de vaca. São duas condições muito diferentes entre si, com causas, diagnósticos e abordagens diversas uma da outra. A alergia alimentar (assim como a alergia em geral) é uma reação específica de hipersensibilidade do organismo e envolve ativação do sistema imunológico e tem uma predisposição genética. Cerca de 50% dos casos tem uma história familiar de alergia. Na reação alérgica são produzidos anticorpos específicos contra determinados componentes dos alimentos, como as proteínas, que são substâncias alergênicas para esta pessoa. Na ALERGIA AO LEITE DE VACA ocorre uma reação do organismo e podem aparecer diversos sintomas. Na pele como coceiras, dermatite e inchaço, alterações gastrointestinais como vômitos e diarreia, e sintomas respiratórios como asma, que ocorrem após a ingestão do leite devido a presença das proteínas como caseína, beta-lactoglobulina e alfa-lactoalbumina. A alergia pode ter início em qualquer idade, mas é…