Alerta Saúde

Estresse do vestibulando e estudante de concursos, como evitar e conseguir um bom desempenho?

Muitos estudantes, com o objetivo de dedicar mais horas aos estudos, acabam deixando de lado atividades de lazer e eventos sociais, mas essa postura não é nada saudável. O volume de estresse sobre um vestibulando ou estudante de concurso é muito grande e vem da grande carga de estudos, associado à própria cobrança por resultados e pressão social. Sendo assim utilizar uma parte se seu tempo para fazer atividade física regularmente, ter atividades sociais e de lazer contribuem para que o estudante se sinta melhor e mais fortalecido e capaz para estudar e aproveitar com resultados a dedicação de seu estudo. O estresse agudo e crônico se mostra no dia a dia através de sintomas como taquicardia, alterações de sono, humor, vitalidade, libido, doenças infecciosas e pela própria redução do rendimento e aproveitamento nos estudos. Quando esses sintomas aparecem é hora de mudar o esquema e fazer algo a respeito, como…

Atualidades

Como os bebês se comunicam. parte 2

No primeiro post abordamos a comunicação não verbal do bebê, o choro e a importância do toque e do afeto. Continuaremos com o desenvolvimento da linguagem. Os bebês reconhecem a voz de sua mãe desde o útero, pois a ouve continuamente. Outras vozes como a do pai também se tornam conhecidas dos bebês, quando as ouvem frequentemente. Os rostos passam a ser conhecidos com o desenvolvimento da visão e com o contato contínuo dos bebês com seus pais e cuidadores, a partir de poucos meses de idade. O aprendizado da linguagem e da fala ocorre a partir da comunicação que o bebê tem com seus pais e familiares. Toda comunicação, a linguagem, a fala, as posturas e expressões faciais, a exposição a um vocabulário e até mesmo a idiomas diferentes são estímulos que o bebê aprende e passa a repetir conforme a maturidade de seu sistema nervoso e o processo…

Alerta Saúde

Como os bebês se comunicam. parte 1

Os bebês se comunicam de diversas formas com os adultos, porém nessa fase inicial a comunicação é principalmente com a mãe. A comunicação é sempre complexa, e se compõe de diversos componentes além da linguagem verbal, como a postura e linguagem corporal, expressões e micro expressões faciais, gestos, olhar, movimentação e todos outros componentes da comunicação não verbal. Os bebês, além do choro, também se comunicam através da linguagem corporal, dos movimentos, do olhar, do balbucio, e se fazem compreender quanto maior for nosso contato com eles. Os adultos que convivem com os bebês reconhecem o que cada tipo de choro e cada movimento significa. Fome, incômodo, dor, sono. Para a mãe e o pai, as necessidades dos bebês são perceptíveis na comunicação não verbal. Há uma comunicação não verbal entre o bebê e todos ao seu redor. No caso de outros bebês e crianças, também ocorre essa comunicação, cujos…

Alerta Saúde

Bullying durante a gestação. Como é possível? parte 2.

  Na parte 1 deste post, vimos como acontece o bullying durante a gestação. Continuaremos com as consequências do sofrimento emocional para as gestantes e mães. Uma mãe que se encontra frágil, e não consegue lidar com as críticas e julgamentos pode vir a sofrer emocionalmente e desencadear ansiedade, estresse ou mesmo depressão. O sofrimento emocional pode causar alterações fisiológicas, da imunidade, e desencadear um transtorno fisiológico, até mesmo uma doença orgânica se não for tratado e abordado adequadamente. Podemos nos proteger de comentários, julgamentos e críticas de diversas maneiras. Primeiro é importante que essa mãe não saiba nada a respeito, não fará diferença alguma. Os familiares e amigos podem construir um ambiente seguro onde não cheguem os comentários maldosos. Como a intenção do outro é fazer com que se sinta mal, não tendo acesso a essa informação o objetivo não será atingido. Por outro lado, o mais indicado é…

Alerta Saúde

Bullying durante a gestação. Como é possível? parte 1.

O bullying pode acontecer em todas fases da vida, inclusive na gestação. A gestação é uma fase da vida em que o estresse, e a ansiedade se fazem muito presentes. O estresse também é chamado de Síndrome Geral de Adaptação, e aparece sempre que há necessidade de adaptação à uma nova situação, ao desconhecido e à incertezas. A percepção da falta de controle ocasiona como reação o aparecimento dessas condições do mundo moderno. As gestantes têm muitas dúvidas e incertezas. Será que a gestação caminhará bem? Será que o bebê nascerá com saúde? Como será o parto? Vou conseguir amamentar? E a relação com meu companheiro sofrerá alguma alteração? Vou dar conta de tanta mudança e obrigações? O bullying acontece quando além dessas cobranças internas, pessoas do convívio da gestante fazem cobranças, questionamentos, e colocam “obrigações” que deveriam ser seguidas, por serem “padrões” sociais, os quais supostamente essa mãe deveria…