Comportamento e Saúde, Medicina Integrativa e Complementar, Qualidade de Vida, relacionamentos afetivos

Doença psicossomática ou somática? O que será que eu tenho?

Doenças somáticas são aquelas que se manifestam no corpo (soma). Toda doença orgânica é uma doença somática. Desde as doenças funcionais como alergias, inflamações agudas, infecções virais e bacterianas até as doenças crônicas como a hipertensão arterial, diabetes e outras que provocam alterações permanentes e devem ser tratadas de maneira contínua para que sejam controladas e não coloquem a vida em risco com algum episódio agudo, como um infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC). Temos de observar que as doenças puramente somáticas não são tão comuns, sempre pode haver uma causa psíquica adjacente à uma doença somática, fato não reconhecido pela medicina nem pela psicologia. A Doença Psicossomática é uma doença física, com causa psicológica. Existem as alterações clínicas e laboratoriais que podem ser comprovadas. A causa pode estar inconsciente, pois não houve a possibilidade de reconhecer, tornar consciente e verbalizar os sentimentos e emoções, então o corpo…

Alerta Saúde, Curiosidades em saúde

Virose, que bicho é esse?

Muitas vezes ao consultar um médico recebemos o diagnóstico que estamos com uma “virose”, mesmo que nenhum exame laboratorial tenha sido feito, o que gera por vezes estranheza e desconfiança. O que é uma virose? A virose é uma infecção do organismo por alguma espécie de vírus. Os vírus são agentes infecciosos microscópicos, tão pequenos que somente são visíveis ao microscópio eletrônico, e compostos de ácido nucleico, RNA, DNA ou ambos, envoltos por uma membrana proteica. Não crescem, não se dividem nem apresentam metabolismo próprio. Precisam invadir células hospedeiras para utilizarem suas organelas e então se multiplicar, como parasitas intracelulares. Fora das células hospedeiras são inertes, mas uma vez que invadirem as células podem se multiplicar em milhares em poucas horas. Por isso há ainda na atualidade uma discussão se são organismos vivos ou não; Os vírus são responsáveis por diversas doenças, desde um simples resfriado ou uma verruga, até…

Envelhecimento Saudável, Saúde do Homem

Testosterona, o hormônio da masculinidade! parte 2: sinais e sintomas da deficiência e polêmicas sobre a reposição hormonal.

23Continuando o post sobre a testosterona, falaremos sobre as doenças causadas e por sua deficiência e a polêmica questão da reposição da testosterona. Os sintomas e sinais de deficiência androgênica são fundamentais para o diagnóstico e algoritmos utilizados para essa avaliação utilizam todos dados conjuntamente. A disfunção erétil, ou alteração na ereção do pênis, está presente em cerca de 150 milhões de homens em todo o mundo, e em 2 a cada 3 casos relacionada à doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2 e síndrome metabólica. A queda da testosterona na deficiência androgênica também pode provocar disfunção erétil. A queda da libido, ou baixa do desejo sexual, assim como a disfunção erétil, também pode ser consequência da queda de testosterona. Quanto maior for a queda androgênica, maior a baixa da libido. Porém a libido é uma função muito relacionada também ao fator emocional, à autoestima, percepção da qualidade do relacionamento e…

Envelhecimento Saudável, Saúde do Homem

Testosterona, o hormônio da masculinidade! Parte 1: suas funções, deficiência e excesso.

A testosterona é um androgênio, importante hormônio para o homem, responsável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas e funções reprodutivas e fertilidade. Os níveis de testosterona são cerca de 20 vezes maiores nos homens do que nas mulheres. Quando há insuficiência de testosterona durante o período da gestação, o feto masculino terá o crescimento incompleto dos órgãos sexuais como o pênis que poderá até mesmo não se desenvolver, e o corpo terá o formato feminino, apesar de geneticamente ser masculino, com cromossomos X e Y. A testosterona também é responsável pelas funções reprodutivas, pela libido, ereção, desenvolvimento e amadurecimento dos espermatozoides, frequência dos orgasmos, formação do líquido seminal pela vesícula seminal e próstata, conservação da força e massa muscular, padrão de desenvolvimento dos pelos, proporção entre massa muscular e gordura, ela estimula a formação das hemácias ou glóbulos vermelhos que transportam oxigênio no sangue, atua na densidade dos ossos que dá…

Blog, Eventos

Vencedora do sorteio do livro em fevereiro foi a Eliana! Parabéns! Continue participando e você poderá ser o próximo vencedor.

No mês de fevereiro uma das vencedoras do sorteio do livro foi a Eliana Runze. Ela ganhou um exemplar do livro recém lançado no Brasil “Pegue Fogo, Como Incendiar Sua Própria Economia” do trainer internacional Douglas Scott Nelson, que fala sobre crenças a respeito de dinheiro e finanças, e como viver com prosperidade. Parabéns Eliana você colaborou com opiniões e dúvidas no blog Mais Saúde e ganhou esse mês. Amigos, continuem participando com comentários e sugestões no blog Mais Saúde e concorram no final de março a mais um exemplar com minha dedicatória do livro “Novo Manual de Coaching” e também sortearei novamente outro livro surpresa, serão dois prêmios no final de março! Muita paz e saúde a você e aos seus! Dr. Roberto Debski Médico CRM SP 58806 Psicólogo CRP/06 84803 Especialista em Acupuntura e Homeopatia pela Associação Médica Brasileira Coach e Master Trainer em Programação Neurolinguística