Atualidades

Memória e Bem Estar. Qual a ligação entre elas? Parte 2.

No primeiro post sobre a ligação entre memória e bem estar avaliamos a definição de memória, alguns fatores que a prejudicam e como cuidar de nossa saúde para termos uma memória mais saudável. Continuaremos neste post a investigar as causas e tratamentos para melhorar a memória e o bem estar.   Após os 50 anos, muitas pessoas entram em depressão pelos problemas de saúde e perda de parentes e colegas, e devemos encontrar maneiras de evitar que isso atrapalhe a memória. As principais causas de alterações na memória são a demência senil, de origem vascular ou metabólica, e a doença de Alzheimer e que ocorrem principalmente em idosos. Porém também pode ocorrer alterações de memórias em jovens, relacionadas a estresse, consumo de drogas ou álcool em excesso, e outras doenças. Alterações de memória também podem ocorrer em pessoas portadoras de depressão reativa a perdas e problemas emocionais, depressão de causa…

Atualidades

O Abraço é fortemente terapêutico. 22 de Maio é o Dia do Abraço. Abrace e demonstre seu amor!

O estímulo através do toque físico é indispensável para a percepção de bem estar, físico e emocional. No útero materno o feto se sente envolvido e abraçado durante todo seu desenvolvimento. O toque terapêutico é cientificamente validado como instrumento para a cura, complementar aos tratamentos convencionais. O toque assim como o abraço liberam substâncias químicas no organismo que geram percepções positivas, os neurotransmissores oxitocina e endorfina, respectivamente tidos como os hormônios do vínculo e do prazer e bem estar. Sua liberação causa o efeito de reduzir a dor, a depressão e a ansiedade, aumenta a imunidade, abaixa a pressão arterial, reduz a raiva, aumenta a confiança e aprimora o bom humor. O toque tem efeito benéfico no desenvolvimento da linguagem, da comunicação e no bem estar e quociente de inteligência e emocional das crianças. O abraço e o toque provocam alterações em nossa fisiologia, que podem ser mensuráveis. Os benefícios…

Atualidades

Memória e Bem Estar. Qual a ligação entre elas? Parte 1.

A memória é uma capacidade ou função cognitiva superior, relacionada ao processo de retenção de informações no qual armazenamos e integramos nossas experiências de vida, e podemos recuperá-las quando necessário. Utilizando a memória, elaboramos as vivências, acumulamos conhecimento e experiência e transformamos nossos relacionamentos. Através da memória criamos e desenvolvemos nossa história de vida, e vivenciamos o processo de aprendizagem, quando modelamos nosso comportamento e transformamos nossas crenças e valores. Nosso cérebro assim como todo nosso corpo, tem necessidades gerais e específicas para que sua saúde e seu funcionamento sejam ótimos e estes fatores são nutrientes adequados, repouso, lazer, atividade física, gerenciamento das emoções e do estresse, e relacionamentos afetivos saudáveis, dentre outros. Segundo a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “o bem estar físico, mental, social e espiritual” e para que tenhamos saúde física e mental, inclusive para que tenhamos uma memória saudável, precisamos ter um olhar…

Alerta Saúde

Aula de Ioga e Meditação no Shopping JK Iguatemi dia 19 de maio

No dia 19 de maio, a Track&Field®, em parceria com o Jiwa Body & Mind®, promove mais um T&F Experience, com direito à uma aula de yoga e meditação no shopping JK Iguatemi, a partir das 9 horas da manhã. A professora Lili Biancardi guiará os alunos por uma aula vigorosa de Vinyasa Flow, uma prática que coordena respiração sincronizada e movimentos leves. Em seguida, a professora Bibi Campos conduz um momento meditação, que alinha corpo físico, mental e espiritual. Assim, em apenas uma hora, os participantes terão a chance de trabalhar corpo, mente e alma. O músico Saulo Andrade será responsável pelo som, com um repertório de músicas tocadas em instrumentos como Sitar Indiano, Harpa Célta à Flauta e Hang-Drum. Sobre o T&F Experience®: A T&F Experience tem como objetivo promover aulas com diferentes modalidades, professores especializados e de grande destaque e em locais diferenciados.A aula acompanha um brunch…

Alerta Saúde

Lave as roupas de inverno antes de usá-las e reduza as alergias respiratórias

Os meses de inverno estão chegando e, apesar dos dias ainda quentes, já é hora de preparar os cobertores e casacos que estavam fechados nos armários para o uso. Para reduzir o risco de crises alérgicas, lave cobertores, edredons e casacos antes do inverno chegar, quando irá usá-los. Quando não armazenadas corretamente as roupas guardadas viram abrigo de ácaros e pó e precisam de lavagem correta antes do uso para reduzir este risco. A baixa temperatura do inverno é um fator desencadeante para as doenças respiratórias e alergias, como rinite, alergias diversas e também sinusite. Aliado ao clima, o uso de peças de roupas e cobertores que ficaram guardados por muito tempo nos armários é outro vilão da estação. Um dos principais desencadeadores das crises de rinite, por exemplo, são os ácaros, um microrganismo capaz de desencadear resposta alérgica em pessoas predispostas. Este microrganismo se abriga em ambientes quentes, úmidos e…