Alimentação Saudável

Série Metabolismo e Emagrecimento Parte 2: o papel do envelhecimento e da genética

Nessa série “Metabolismo e Emagrecimento”, composta de quatro postagens semanais o Blog Mais Saúde abordará os fatores que influenciam nosso metabolismo e auxiliam ou dificultam o processo de emagrecimento e a manutenção do peso corporal. Hoje publicamos a parte 2 mostrando as diferenças que ocorrem em nosso metabolismo com a idade, a questão da genética, e dúvidas a respeito da velocidade que tem nosso metabolismo. Muitos se perguntam de que forma a idade influencia no metabolismo. Será que o metabolismo fica “velho”com o passar dos anos? Nosso organismo realmente muda com a idade, e no processo de envelhecimento perdemos massa óssea e muscular, reduzimos o nível de atividade física, o catabolismo prevalece sobre o anabolismo, e passamos a apresentar um aumento da resistência à insulina no músculo, fígado, o que leva a um aumento de peso. E quais são as principais diferenças do metabolismo de pessoas nas décadas de 20…

Dicas de Saúde e Qualidade de Vida

Série Metabolismo e Emagrecimento Parte 1: o que é o metabolismo e por que é diferente para cada pessoa?

Nessa série “Metabolismo e Emagrecimento”, composta de quatro postagens semanais o Blog Mais Saúde abordará os fatores que influenciam nosso metabolismo e auxiliam ou dificultam o processo de emagrecimento e a manutenção do peso corporal. Iniciamos nessa parte 1 com a definição e funções do metabolismo, seus tipos e as diferenças entre homens e mulheres. O metabolismo é a totalidade dos processos físico químicos que acontecem dentro de um organismo, no interior das células, milhares de reações que ocorrem simultaneamente. Estes processos servem à manutenção da homeostase ou equilíbrio dos sistemas orgânicos. Existem diversas funções metabólicas vitais no organismo, ligadas à defesa, crescimento, regulação do peso corporal, do sono, da imunidade e muitas outras reguladas por nosso metabolismo. O metabolismo pode ser dividido em catabolismo e anabolismo.   Anabolismo é a função de construção, onde substâncias são produzidas, caso da glicose através do CO2 na fotossíntese das plantas, quando a…

Alerta Saúde

Filhos que exigem cada vez mais de seus pais. Assim não dá para ser feliz!

“As exigências (dos filhos) aos pais vão contra à Vida, ao desejo de evoluir, de ser criativo. Somente podemos evoluir graças aos nossos pais terem sido imperfeitos. As dificuldades são a fonte da força que nos faz agir e evoluir.” Bert Hellinger A Ordem da Hierarquia, segunda Lei do Amor e da Vida nos ensina que os filhos são menores que os pais. Sempre serão, em qualquer idade. Quem chegou antes é maior. Filhos não devem julgar seus pais, não devem interferir em seus assuntos de casal, não devem tomar partido de um contra o outro. Não devem assumir o papel de pais dos pais, ao custo de desequilíbrio, disfunções e doenças na família. Podem contribuir enquanto filhos, e deixar os assuntos dos adultos serem resolvidos entre eles. A Ordem da Compensação, terceira Lei do Amor e da Vida, refere-se ao Dar e Receber. Nos ensina que todas relações precisam…

Atualidades

O pai nos ensina a conhecer o mundo e amar o diferente!

Desde o começo buscamos o diferente porque percebemos que através do diferente nos tornamos mais e nos tornamos completos (…) Em todas as partes experimentamos algo sem o diferente como incompleto. Tudo se experimenta completo somente com o diferente”. – Bert Hellinger Essa é a função do PAI, levar os filhos a conhecer o Mundo, que é o diferente. Quando nascemos, a primeira relação, o primeiro Amor é a mãe, e somos iguais a ela. Um bebê sente que é Um com a mãe e somente com o desenvolvimento tem a percepção que ele e a mãe não são uma só pessoa. Então a mãe é o IGUAL. Mas a Vida exige que conheçamos o DIFERENTE. Para que isso aconteça a mãe deve realizar sua função e levar seu filho a “conhecer” o PAI, que é quem nos mostra o mundo. E o mundo é o DIFERENTE, e assim teremos…

Comportamento e Saúde

Só o Amor não é suficiente para sermos felizes. É necessário algo mais para que o Amor e a Vida dêem certo!

O Amor. Sempre ele. Que bênção! Amor é a palavra mais falada, o sentimento mais sofregamente desejado, nas músicas, filmes, livros e novelas. Se ainda não se deu conta, dê um Google. Tudo o que fazemos, justificamos que foi por Amor. Porém o Amor cura ou adoece. Infelizmente com mais frequência testemunhamos que adoece. Os pais amam muito sua família e seus filhos, o que não impede que esses sejam infelizes, tenham péssimos relacionamentos, adoeçam, se droguem, sofram. Segundo Bert Hellinger, filósofo e psicoterapeuta sistêmico, o Amor adoece quando não segue o que o precede, as Ordens do Amor. O Amor é a água e a Ordem é o jarro. A Ordem direciona o Amor e o encaminha para uma Vida mais plena, verdadeira e feliz. Pertencimento, Hierarquia e Compensação são as três Leis ou Ordens do Amor, simples, universais e caminham com a verdade. – Pertencimento: todos da família têm…