Alerta Saúde

Diabetes mellitus. Qual é o impacto que essa doença causa no organismo?

Diabetes mellitus é uma doença metabólica e sistêmica que afeta o organismo como um todo. A baixa produção de insulina pelo pâncreas que se encontra deficiente faz com que a glicose na circulação não seja absorvida pelas células dos órgãos, (exceção do cérebro e coração), e então permaneça em excesso na corrente sanguínea. Esta condição ao longo do tempo lesiona às células, os nervos periféricos, causa danos vasculares e arteriais e desencadeia doenças como insuficiência renal que pode levar à necessidade de transplante renal, cardiopatias e infarto do miocárdio, falta de circulação distal e neuropatia com gangrena nos dedos dos pés, lesões vasculares nos olhos levando a cegueira, lesões vasculares e nos nervos no pênis causando impotência sexual e diversas outras. Além dessa situação pode estar presente a resistência à insulina, dislipidemia, aumento da gordura visceral, caracterizando a síndrome metabólica. Quais são os cuidados que o diabético deve ter com…

Alimentação Saudável

Chás e fitoterápicos podem aliviar os sintomas da gripe e do resfriado?

Muitos se perguntam se existem chás que possam aliviar os sintomas da gripe e do resfriado. A gripe é causada pelo vírus Influenzae os resfriados por diversos tipos de vírus. Há poucos medicamentos conhecidos para combater os vírus, que podem apresentar efeitos adversos. Alguns chás têm efeitos benéficos para a saúde e podem colaborar para diminuir os sintomas da gripe, dos resfriados e inflamações das vias aéreas superiores. Chás são bebidas ricas em polifenóis, antioxidantes. Estimulam a imunidade e os mecanismos de defesa. Aquecem o organismo e auxiliam na recuperação do bem estar. Também auxiliam o aumento da ingesta líquida e auxiliam a eliminar secreções das vias aéreas, além de hidratar o organismo. Os fitoterápicos, os alimentos e produtos naturais tem propriedades benéficas para a saúde em geral e podem contribuir para abreviar o tempo de recuperação nas gripes, resfriados e viroses em geral. Ao contrário de vários medicamentos, geralmente não…

Alerta Saúde

O adulto com Transtorno do Espectro Autista pode ser independente?

Quando se pensa em uma criança que possui o espectro autista (TEA), muito se especula sobre as possibilidades de sua vida futura, se conseguirá ter independência financeira e pessoal, ou como serão seus relacionamentos. Os pais de portadores do transtorno do espectro autista vivem suas vidas preocupados com seus filhos, se esses conseguirão ter sucesso, relacionar-se, sobreviver num mundo que ainda apresenta muitos preconceitos, além da questão da independência financeira de seu filho. Temem por seus filhos quando estiverem velhos para olhar por eles, e com o passar do tempo essa preocupação tende a aumentar. Porém, dependendo do grau de acometimento do TEA, quando leve, caso da Síndrome de Asperger, um adulto autista pode trabalhar e sustentar-se, com maiores ou menores graus de dificuldade. Procurar orientação profissional, médica e psicológica é importante para buscar soluções que possibilitem ao portador do TEA se inserir no mercado de trabalho e viver uma vida…

Alerta Saúde

Icterícia. A cor amarela da pele pode revelar diversos problemas de saúde!

Icterícia é a coloração amarelada da pele, das mucosas e da conjuntiva ocular. Essa coloração amarelada acontece pela deposição da bilirrubina nos tecidos. A bilirrubina é um pigmento formado a partir da morte das hemácias (os glóbulos vermelhos do sangue) que tem vida média de 120 dias, e são destruídas nas células do baço. A bilirrubina é levada ao fígado para ser metabolizada, vai pelas vias biliares até o trato gastrointestinal e então é eliminada pelas fezes, que tem sua cor marrom característica devido à presença da bilirrubina. Fezes sem bilirrubina são brancas, o que pode indicar doenças do fígado.     A icterícia pode ocorrer por uma alteração no metabolismo, na produção ou também na eliminação da bilirrubina, e a icterícia não é a doença, mas sim um sinal que existe alguma doença ou disfunção que pode estar localizada no fígado, como hepatites, disfunções metabólicas, na vesícula biliar como calculose,…

Dicas de Saúde e Qualidade de Vida

Rinite e sinusite. Isso não me cheira bem!

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face e do nariz. Os seios da face são cavidades ósseas no crânio, na face e ao redor do nariz e dos olhos. A sinusite pode ser causada por infecção bacteriana ou alergia, quando não for possível a drenagem adequada da secreção presente nos seios da face. As sinusite crônica e a aguda têm sinais e sintomas por vezes semelhantes. A sinusite aguda é uma infecção que pode ser decorrente de uma virose, como um resfriado. A sinusite crônica é um processo inflamatório cuja duração ultrapassa 12 semanas, pode acometer a mucosa nasal, sendo chamada de rinossinusite crônica, e cursar com ou sem pólipos nasais. Podemos confirmar o diagnóstico de sinusite ou rinossinusite crônica quando estão presentes ao menos dois dos seguintes sinais: obstrução nasal ou secreção nasal associados a pelo menos um dos sintomas: dor e pressão na face,…