Convívio com o pet

Saiba escolher o xampu

foto shutterstock

Xampus para humanos – mesmo os neutros – são diferentes dos produtos para animais. Entenda isso!

Você já ouvir falar que xampus neutros – desenvolvidos para humanos – não fazem mal para os cães. Não acredite nisso: o pH (nível de acidez ou alcalinidade) da pele dos humanos e o da pele dos animais são diferentes. Mesmo os produtos para bebês humanos recém-nascidos entram nessa lista, já que eles não são neutros para os animais.

“O pH da pele humana varia entre 4,3 e 5,9, e a dos cães, entre 6,3 e 7,5. Ou seja, um xampu para humanos é muito ácido para os cães e pode causar ressecamento, coceira, irritações e dermatite”, explica Camila Miranda de Carvalho, especialista em dermatologia veterinária e professora do Mestrado em Biotecnologia da Universidade Positivo (UP).

Segundo Sandra Schuster, da docg e também fundadora da DrogaVET, há um grande percentual de pets que necessitam de tratamento de pele. O ideal, segundo ela, é escolher xampus, condicionadores, vitaminas e outros produtos específicos para animais com pH balanceado, livres de parabenos, vaselina e óleos minerais.

Outra dúvida é: todos os xampus para cães são iguais. Também não é bem assim. É importante adequar o produto ao tipo de pelo do animal e é por isso que, no mercado, você vai encontrar opções de xampus e de condicionadores para cães com pelos curtos, longos, claros, escuros, com tendência à oleosidade ou mais ressecados. Pense nisso!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *