CINEMA

Prepare-se! O Festival Varilux vai começar

Além dos mais recentes filmes de grandes nomes como Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet e Omar Sy, a mostra traz 19 títulos e várias atividades paralelas.

Adoro filmes franceses e sempre acompanho esse festival, as escolhas são ótimas. Entre os dias 7 e 21 de junho, o festival chega a 55 cidades. Entre os destaques dessa edição estão “Um Instante de Amor”, de Nicole Garcia, com Marion Cotillard, ganhadora do Oscar de 2008 por “Piaf – Um hino ao amor”; “Rock’n roll – Por trás da fama, comédia auto-satírica de Guillaume Canet, e “Frantz” (abaixo), o mais recente filme de François Ozon, uma surpreendente adaptação do filme de Ernest Lubitsch de 1932, com o novo astro do cinema francês Pierre Niney (“Yves Saint Laurent”). O clássico do cinema francês escolhido esse ano é a deliciosa comédia musical “Duas Garotas Românticas” (“Les Demoiselles de Rochefort”), de Jacques Demy e Agnès Varda, que completa 50 anos em 2017. O longa, com Catherine Deneuve, foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora em 1969.

Outra novidade esse ano é a Mostra de filmes franceses com tecnologia de realidade virtual. É a primeira vez que um festival no Brasil dedica uma seleção específica a esse gênero, que acaba de entrar também no Festival de Cannes em 2017 com um filme de Alejandro Gonzalez Iñarritu, “Carne e Areia”. A mostra contará com oito obras em 360º desenvolvidas por líderes em inovação audiovisual na França e que serão apresentadas gratuitamente ao público paulista e carioca. As exibições, realizadas em cadeiras giratórias e com óculos de realidade virtual, acontecem entre 6 e 18 de junho em São Paulo. Em Santos, os filmes do Festival Varilux serão exibidos no Cine Espaço.

O filme “Perdidos em Paris” (no topo e acima), de Fiona Gordon e Dominique Abel, traz a última atuação de Emmanuelle Riva, falecida em janeiro deste ano e eternizada por seus papeis em “Hiroshima Meu Amor”, de Alain Resnais, e “Amor”, de Michael Haneke. Após a participação no Festival,“Perdidos em Paris” entra em cartaz nos cinemas do país no dia 6 de julho, pela Pandora Filmes. A comédia conta a história de Fiona, bibliotecária de uma pequena cidade canadense que recebe uma aflita e angustiada carta de sua tia Martha, uma senhora de 93 anos. Martha vive sozinha em Paris. Sem pestanejar, Fiona embarca no primeiro avião rumo à capital francesa apenas para descobrir que Martha desapareceu.

Festival Varilux de Cinema Francês 2017

www.variluxcinefrances.com
Facebook: Festival Varilux de Cinema Francês (/variluxcinefrancês)
Instagram: @variluxcinefrances
Youtube: Festival Varilux de Cinema Francês.
 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *