Leve a vida leve

Você já se perdoou hoje?

Ano acabando e a hora de fazer aquela retrospectiva do que foi bom e o que não foi tanto está chegando! É nessas horas que tendemos a focar no que não deu certo ou no que não saiu do jeito que gostaríamos. Ou mais: Ao invés de lembrarmos apenas do ano que se passou, acabamos por relembrar de todas as coisas ruins que nos aconteceram… E é nesse ponto que eu quero pegar: você ainda se culpa pelas suas escolhas do passado? Você se arrepende por algo que fez ou que deixou de fazer? Você teria feito outras escolhas para diversos aspectos da sua vida? Se respondeu a “sim” para alguma dessas perguntas, talvez seja a hora de repensar… Repensar e ser generoso consigo mesmo praticando o ato do auto perdão. Entenda que, quem você foi um dia, há anos atrás ou até mesmo pouco tempo, não tinha a maturidade…

Seja Leve

Feridas familiares e suas cicatrizes

Inevitável, em meus atendimentos, perceber o espanto dos meus pacientes ao perceberem que a maior parte de seus traumas, hábitos e carências vem de seu núcleo familiar. É incrível perceber como ficam surpresos ao se identificar que muitas de suas feridas têm origem em seus primeiros anos de vida e geralmente são provenientes de suas relações com pais e mães. As feridas do círculo familiar são as que mais demoram para se cicatrizar. Nossa família é o primeiro modelo de relação que criamos com o mundo externo e essas relações refletem e embasam a maneira que entraremos em contato com nosso mundo interno. As feridas geradas no círculo familiar causam traumas, carências profundas e vazios que nem sempre conseguimos reparar. As consequências decorrentes de um pai ausente, uma mãe tóxica, uma comunicação agressiva ou uma criação sem afeto podem provocar muito mais do que a usual falta de autoestima ou os medos que paralisam. Na maioria das vezes, as dificuldades encontradas…

Emagreça de dentro para fora

Pare de tentar e emagreça pra sempre!

Iniciamos a primeira semana do último mês do ano e muita gente já começa a pensar nos objetivos que vai traçar para si na noite do Reveillon e eu te pergunto: emagrecer será novamente um deles? Talvez você não tenha focado no aspecto mais importante para um processo de emagrecimento acontecer: a mudança da sua mente! Por isso, já deixo aqui algumas dicas para que você se prepare e trace seus objetivos de forma mais adequada dessa vez, para que eles não se repitam novamente no ano que vem… Nesse post, deixo aqui algumas dicas para você mudar o seu mindset, ou seja, suas estratégias de pensamentos e que podem auxiliar no seu processo de emagrecimento. Livre-se dos pensamentos negativos – a sua mente dá importância àquilo que você foca. Logo, se você está focando em pensamentos negativos, certamente você dará importância a ele e tudo aquilo que ele poderá…

Leve a vida leve

Quando se nega o que fere

Quantas vezes ouvimos falar durante a nossa vida que a dor é o melhor remédio? Cuidado! Essa afirmação pode estar te fazendo sustentar situações muito sofridas, com a crença de que você terá um ganho posterior. Que a dor nos leva a um aprendizado, não há dúvidas! Mas será que precisamos permanecer apegados ao que nos fere? O sofrimento costuma atuar como marco em nossas vidas. Geralmente marco de evoluções, progressos e novas relações. É sempre depois de um grande sofrimento que nos percebemos ainda mais fortes, após superá-lo. Ele que marca novos caminhos em vista de novos aprendizados obtidos através das perdas, das derrotas ou das desilusões. Porém ainda há pessoas que optam por negar o sofrimento e simplesmente evitam todas as nuances que somente momento como esses podem proporcionar. Quando isso acontece, a dor ainda persiste, mas dessa vez, adquirindo novas formas: através da ira, da raiva, da amargura e…