Seja Leve

A influência do inconsciente nos seus comportamentos

Você já se perguntou de onde surgem seus comportamentos? Suas opiniões, decisões, escolhas… De onde elas vêm? E por que uma pessoa é tão diferente da outra? A resposta para todas as perguntas está em um lugar escondidinho da sua mente: o inconsciente! A nossa mente é como um iceberg: a pontinha de cima, pequenininha, que fica para fora d’água corresponde ao nosso inconsciente. Vamos atribuir a essa parte apenas 5% do conteúdo que vai nela. Já a parte maior, que fica submersa na água e corresponde a maior parte do conteúdo que absorvemos, corresponde ao nosso inconsciente. No nosso inconsciente estão registros de tudo que passamos desde o momento em que nascemos. Resquícios de traumas que vivemos, emoções que experimentamos, aprendizados que absorvemos e exemplo que seguimos durante todo o decorrer da nossa vida. O cérebro tem duas formas de gerenciar as informações e ações vivenciadas: uma conscientemente e…

Leve a vida leve

Saiba como mudar hábitos

As pessoas vivem em busca da auto ajuda. E nessa busca, querem saber como fazer para mudar aquilo que lhes faz mal: os hábitos que podem ser nocivos para sua vida. Muitas vezes, sabem quais são. Muitas outras, nem fazem ideia! E geralmente pensam que a mudança de hábito vem de fora pra dentro. Mas na verdade ela começa dentro de cada um… Mas você sabe como se forma um hábito? Um hábito é formado por uma ação que trás uma determinada recompensa. Essa recompensa pode ser de qualquer espécie: emocional, física, financeira. Ela pode também ser positiva ou negativa. Direta ou indireta. São geralmente recompensas que trazem a sensação de segurança, de familiaridade, de zona de conforto. Mas é importante que você saiba que um hábito só se estabelece se for reforçado. A partir de então é possível entender porque se torna tão difícil implementar um novo hábito em…

Emagreça de dentro para fora

Coach x nutricionista: quem vence essa batalha?

Muita gente acha que em um processo de Coaching de Emagrecimento terá orientações de dietas e exercícios físicos. Por outro lado, muita gente também acha que o nutricionista será o profissional responsável pela mudança comportamental. Ainda, há os próprios nutricionistas que acreditam que os coaches invadiram o seu mercado e estãolhe roubando possíveis pacientes. E infelizmente há coaches, sem nenhuma propriedade de caso, que prometem um emagrecimento rápido baseado em dietas – erroneamente – por si elaboradas. Em pequenas partes, todos estão certos. Mas é importante esclarecer o papel de cada profissional no processo de emagrecimento. Até porque já existem “coaches” por aí que, por sua má orientação e falta de instrução, podem até desencadear eu seus clientes algum transtorno alimentar… O que deve ser tratado por um psicólogo, um possível terceiro profissional no processo. O coach é o profissional especialista no comportamento humano. A ele cabe identificar padrões de comportamentos,…

Viva Saudável

Você pensa demais?

A cada dia que passa, o tempo parece passar mais rápido. E quanto mais aumenta a velocidade, maiores se tornam as cobranças: externas e internas. Você se vê em meio a um turbilhão de expectativas que precisam der atendidas, de responsabilidades e de preocupações. Quando se percebe em um ritmo desenfreado. Você até pode pensar em descansar, mas sua mente não consegue relaxar. Você quer dormir, mais sua mente não pára. De alguma forma, você se identifica com esse cenário? Talvez você esteja sofrendo da síndrome do pensamento acelerado. Saiba que não se trata de uma doença, mas sim de um conjunto de sintomas que, se não tratados, podem vir a desencadear estados mais sérios como um transtorno de ansiedade generalizada e até uma síndrome do pânico. O perfil do indivíduo que tende a ser acometido pela síndrome do pensamento acelerado, é aquele que é muito exigido, seja na sua…