Pop Punk Academy - Lupa Charleaux

PPA #101 – Tributo “No Ritmo do Bubblegum” homenageia os 20 anos do Carbona

Quando se fala de bubblegum punk brasileiro, uma das maiores referências do estilo são os cariocas do Carbona. Eles são influência não apenas para bandas do gênero como para vários outros artistas do underground nacional e até internacional. Então, nada mais justo que um tributo para honrar os 20 anos de estrada do grupo.

No Ritmo do Bubblegum – Um Tributo ao Carbona será lançado ainda em julho nas plataformas digitais e contará com bandas de diversos estados brasileiros. E essa homenagem está sendo organizada pelo selo cearense Shitface Records e a página do Facebook Brazilian Bubblegum.

“A ideia surgiu durante a divulgação da coletânea Chicletada – Brazilian Bubblegum que foi lançado no final de 2017”, conta Gilson Joe, vocalista do Beer and Mess e membro do Brazilian Bubblegum. “Notamos o quanto o Carbona era importante para as bandas participantes e para o punk rock nacional. E daí veio a vontade de fazer esse tributo para essa grande banda”.

Muito além do chiclete

No Ritmo do Bubblegum – Um Tributo ao Carbona contará com aproximadamente 20 bandas que vão homenagear as todas as fases do grupo com canções em inglês e português. Todos os participantes do coletânea foram influenciados ou já tiveram a oportunidade de dividir o palco com o Carbona. Mas engana-se quem acha que o material não está limitado ao bubblegum.

Alguns dos clássicos do Carbona ganharão versões no estilo ska, rockabilly e hardcore. Os Torto (RS), Desconjuntados (ES/PB), Cerveza (CE), Hey! (ES) e Christian Satã & Seus Demônios (RS) são algumas das bandas que confirmaram presença no tributo e gravaram suas participações.

E o que pensa os homenageados?

Fãs declarados de todas as formas de rock n’roll, o Carbona vem contribuindo imensamente com a cena punk rock nacional desde os anos 90. São longos anos de devoção a música, sendo a trilha sonora de muitas pessoas e inspirando outros músicos. Sem dúvidas, o quarteto está muito grato por esse tributo.

“Quando resolvemos fazer a banda, jamais esperávamos que poderíamos experimentar tudo que experimentamos ao longo destes 20 anos. Um tributo? É algo inimaginável. Algo mágico, eu diria”, confessa Henrique Badke, líder do Carbona, bastante empolgado com o projeto.

“São bandas com as quais dividimos palco nestes 20 anos. Muitas delas são bandas de que somos fãs e outras que de alguma forma fizeram das nossas músicas, combustível e incentivo para viverem de música”, comenta. “Ver e ouvir este projeto é motivo de grande alegria. Mal podemos esperar para tacar o play nestas músicas”.

E para quem está curioso sobre o que vem por aí em No Ritmo do Bubblegum, confira algumas prévias que as bandas liberaram:

Comentários

Comentários