Palavrinhas Mágicas

O estudante precisa ser resiliente?

Ser resiliente

Resiliência palavrinha importante que além de entender, precisamos incorporar na nossa vida o seu significado. E não apenas como estudante, mas nos outros aspectos da vida como um todo.

A melhor definição de resiliência que encontrei diz:

“É a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.” 

No momento em que adquirirmos essa característica a nossa caixa de ferramentas para resolução de problemas receberá um equipamento e tanto!

Não sei se todos sabem mas essa expressão foi emprestada da Física, onde é definida como:

“a propriedade dos materiais que acumulam energia quando são submetidos a situações de estresse como rupturas, logo após um momento de tensão podem ou não serem danificados, e caso sejam, terão a capacidade de voltar ao normal“.

Resiliência na Física
Elástico – Exemplo de resiliência na Física

Atente-se ao final do parágrafo anterior: capacidade de voltar ao normal.

Isto quer dizer que ser resiliente na situação de crise, aqueles momentos difíceis onde parece que somos testados, permite em breve espaço de tempo recuperar o nosso estado anterior.

Assim, quando as coisas saem do que consideramos “normal” a nossa autoconfiança e capacidade em perseverar devem ser exercitadas.

Qual estudante pode afirmar que na sua história não passou por uma verdadeira crise ao obter uma nota ruim em uma prova e até mesmo quando encarou uma reprovação? Ou quem sabe sofreu quando ficou doente e teve o seu estudo atrapalhado pela total falta de saúde?

Pressões, tensões, decepções… impossível definir todos os contratempos que podem acontecer durante o processo de preparação. A diferença estará em como você vai encarar esses eventos e como irá reagir.

Problemas

Como já dissemos algumas vezes, não existe pessoa que nunca tenha encontrado barreira ou percalço e aprender a transpor cada dificuldade faz parte do aprender a viver.

O  “normal” da vida é ir em busca da solução para cada problema que surge, e a melhor estratégia é ter a capacidade de voltar ao perfeito estado para resolvê-lo o quanto antes, para logo em seguida retomar as rédeas e continuar na busca dos seus sonhos.

Posso dizer em resumo: devemos ser resilientes sempre.

Pense nisso estudante! Toda vez que o desânimo ou a falta de confiança bater à sua porta lembre-se que as pedrinhas fazem parte do caminho e busque superar-se a cada novo desafio.

Pode não ser fácil no início, mas com persistência chegará o dia que problema nenhum te tirará o foco.

Obrigada pela companhia e bons estudos!!!

 

* NOSSA AGENDA: DEZEMBRO – Treinamento EU ESTUDO CERTO para Concursos – para mais informações acesse o link: http://www.euestudocerto.com.br/treinamentos

Conheça o nosso site EU ESTUDO CERTO – nele você encontrará vários vídeos com dicas motivacionais e de estudo. Ou se preferir, assine o canal do Blog EuEstudo no Youtube.

Se você ainda não curtiu, te convido a curtir a nossa página do Facebook.

TAMO JUNTO!!! Nós estudamos e você ? facebooktwitteryoutube



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *